Brasileiro, mais jovem de sua equipe, já venceu duas provas em 2016 nos EUA, em Daytona e Seabring

Brasileiro, mais jovem de sua equipe, já venceu duas provas em 2016 nos EUA, em Daytona e Seabring

Depois de uma ótima temporada de estreia no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), terceiro colocado pela categoria LMP2 (uma pole, seis pódios e quarto colocado nas 24 Horas de Le Mans), o brasileiro Pipo Derani concluiu sua preparação em Paul Ricard, sul da França, no final do mês passado, visando a abertura do campeonato, que acontece no dia 17 de abril, com as 6 Horas de Silverstone.

Neste ano, competindo pelo IMSA WeatherTech Sportscar Championship, Derani, de 22 anos, conseguiu duas vitórias em sequência, nas 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Seabring, ambas nos Estados Unidos, com o mesmo carro e equipe que disputará o WEC, o Ligier JS P2 da norte-americana Tequila Patrón ESM. Porém, no WEC, contam com motor Nissan. Em Daytona e Seabring o carro fez uso do propulsor da Honda.

Por conta dos ótimos desempenhos em Daytona e Seabring, a primeira indagação feita a Pipo Derani com exclusividade pelo Portal Terceiro Tempo, foi acerca da receptividade que teve no ambiente do WEC nas primeiras atividades deste ano, nos testes da pré-temporada.

Marcos Júnior Micheletti: Você teve dois excelentes resultados neste ano, as vitórias nas 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Seabring. Como isso repercutiu no ambiente do WEC, onde você já está bem estabelecido?

Pipo Derani: Fui extremamente bem recebido por todos do WEC. É muito bacana ver o reconhecimento de pessoas importantes que estão presentes não só no paddock, mas também no controle do campeonato. Muito gratificante. 

Marcos Júnior Micheletti: Faça um balanço dos testes da pré-temporada em Paul Ricard com o Ligier JS P2 Nissan:

Pipo Derani: É muito difícil saber exatamente a força dos outros competidores em testes de pré-temporada. O que eu posso afirmar é que trabalhamos bastante no entrosamento entre os três pilotos já que o Ligier já vai para o seu terceiro ano e já não há muito o que desenvolver. Já conhecemos muito bem o carro. 

Marcos Júnior Micheletti: Este é o seu segundo ano consecutivo no WEC pela LMP2. Você traça um plano de subir um degrau para guiar na LMP1? É um objetivo?

Pipo Derani: Com certeza desde que comecei no WEC o objetivo é um dia chegar na LMP1. Não fico pensando muito no tempo que isso pode levar já que as vagas são extremamente limitadas, mas penso sim em fazer o meu melhor a cada vez que entro no carro. Me sinto preparado para dar o passo para a LMP1, mas isso depende realmente se haverá uma vaga disponível. 

Derani é o caçula do trio que estará no Ligier #31 da Tequila Patrón ESM. Ele dividirá a condução do carro com o canadense Chris Cumming, de 45 anos, e o escocês Ryal Dalziel, de 33 (fotos abaixo), nas nove etapas do certame, que terá como ponto alto, a sempre esperada edição das 24 Horas de Le Mans, entre os dias 18 e 19 de junho.

O encerramento da temporada acontece no circuito de Sakhir, no Bahrein, mesmo que recebeu a segunda etapa do Mundial de Fórmula 1 no último final de semana, com vitória de Nico Rosberg, da Mercedes.

Além de Pipo Derani, também estarão na prova de abertura em Silverstone: Nelsinho Piquet (Rebellion) e Lucas di Grassi (Audi) pela LMP1; Bruno Senna (RGR Sport by Morand) na LMP2 e Fernando Rees (Aston Martin) na LMGTE Pro.

Foto: Divulgação

O canadense Chris Cumming e o escocês Ryan Dalziel serão os companheiros de equipe de Pipo Derani. Foto: IMSA/Divulgação

 

Pipo Derani completou a dobradinha nos Estados Unidos neste ano com a vitória nas 12 Horas de Seabring, após o triunfo nas 24 Horas de Daytona. Foto: José Mário Dias

CALENDÁRIO DO WEC (TODAS AS PROVAS COM DURAÇÃO DE 6 HORAS, EXCETO LE MANS):

17 de abril - Silverstone - Inglaterra
7 de maio -  Spa-Francorchamps -Bélgica
18 e 19 de junho -  24 Horas de Le Mans - França
24 de julho - Nurburgring - Alemanha
4 de setembro -  Cidade do México - México
17 de setembro - Austin - Estados Unidos
16 de outubro - Fuji - Japão
6 de novembro - Xangai - China
19 de novembro - Sakhir - Bahrein

SÉRIE ESPECIAL SOBRE O WEC NO PORTAL TERCEIRO TEMPO/BELLA MACCHINA:

CLIQUE AQUI E VEJA A ENTREVISTA COM LUCAS DI GRASSI

CLIQUE AQUI E VEJA A ENTREVISTA COM NELSINHO PIQUET

CLIQUE AQUI E VEJA A ENTREVISTA COM FERNANDO REES

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time