Brasileiro falou com exclusividade sobre as inovações e testes com o Audi R18 Hybrid. Foto: Marcos Júnior Micheletti

Brasileiro falou com exclusividade sobre as inovações e testes com o Audi R18 Hybrid. Foto: Marcos Júnior Micheletti

Absolutamente motivado, sobretudo após o triunfo na etapa da Fórmula E em Long Beach, sexta etapa do certame, que lhe reconduziu à liderança do campeonato, o brasileiro Lucas di Grassi falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo para a série especial sobre os brasileiros que disputam a temporada do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), que começa no dia 17 de abril na Inglaterra, com as 6 Horas de Silverstone.

Aos 31 anos, com passagem pela F1 (2010 na Virgin), Di Grassi foi o responsável pelo desenvolvimento do carro da F-E a partir de 2012, mesmo ano em que foi contratado pela Audi para o WEC, ano em que estreou pelo time de Ingolstadt nas 6 Horas de São Paulo, e terminou na terceira colocação, formando o trio com o escocês Allan McNish e o dinamarquês Tom Kristensen.

Para a temporada de 2016, Di Grassi terá um carro inteiramente novo na principal categoria do WEC, a LMP1, "o R18 não leva um parafuso do ano passado", destacou o piloto, que também revelou outros detalhes técnicos, como o novo sistema de baterias e a otimização aerodinâmica, que de acordo com ele "sofreu uma verdadeira revolução".

A Audi busca retomar o título na LMP1 (o último foi em 2013), após as duas últimas temporadas, que foram conquistadas por Toyota (2014) e Porsche (2015). Em Le Mans, a Audi venceu 13 das últimas 16 edições. No ano passado a conquista foi da Porsche, com o trio Nico Hulkenberg/Ear Bamber/Nick Tandy.

Marcos Júnior Micheletti: Há uma grande luta entre as três forças na LMP1, com Audi, Porsche e Toyota. A Porsche é a atual campeã entre pilotos e construtores. Que aspectos vocês otimizaram no novo R18 em busca do título em 2016?

Lucas di Grassi: O carro novo não leva um parafuso do modelo do ano passado. Portanto, é completamente novo. De principal, a subida de classe de 4 para 6 MegaJoules e a troca do sistema de flywheel pela bateria de ion-lítio. A aerodinâmica também, se compararmos com o carro do ano passado, sofreu uma verdadeira revolução. No geral, o carro ficou mais rápido e mais eficiente. Acho que temos um ótimo pacote para lutar pelo título e pela vitória nas 24 Horas de Le Mans.
 
Marcos Júnior Micheletti: Como foi o trabalho junto à Audi na pré-temporada?

Lucas di Grassi: Só não guiei no prólogo, mas a Audi ficou mais dois dias em Paul Ricard realizando testes privados, e então eu pude andar bastante e acumular um grande número de informações para trabalharmos em detalhes até a estreia em Silverstone.
 
Marcos Júnior Micheletti: Você vive um excelente momento na F-E, após a vitória em Long Beach, que lhe rendeu a liderança do campeonato.  Embora sejam certames distintos, considera que isso possa contribuir para o começo da temporada no WEC?

Lucas di Grassi: São carros e categorias bastante diferentes. Claro que só o fato de se manter em atividade guiando em dois campeonatos em vez de um já ajuda muito. A vitória em Long Beach na Fórmula E foi muito especial para mim e para a equipe. Acho que isso responde bem o que aconteceu no México, e o principal foi a atitude de todos no time, de manter a cabeça levantada, o foco e o trabalho a todo vapor. Chegar na primeira etapa do WEC vivendo um momento como este contribui, sim.

Dividindo a condução do #8 da Audi com Lucas di Grassi na temporada de 2016 estarão o francês Loïc Duval e o inglês Oliver Jarvis, de 33 e 32 anos, respectivamente. O outro R18 e-tron quattro terá o trio Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer.

Além de Lucas di Grassi a bordo do Audi R18 e-tron quattro Hybrid, os outros quatro brasileiros que estarão na prova de abertura em Silverstone: Nelsinho Piquet (Rebellion) também pela LMP1;  Bruno Senna (RGR Sport by Morand) e Pipo Derani (Tequila Patrón ESM) pela LMP2; e Fernando Rees (Aston Martin) na LMGTE Pro.

Depois da etapa de abertura no WEC, em 17 de abril, nas 6 Horas de Silverstone, Di Grassi disputa a sétima etapa da F-E em Paris, seis dias depois, no dia 23 de abril. O brasileiro está com 101 pontos, um à frente do suíço Sébastien Buemi.

 Lucas di Grassi a bordo do novo carro da Audi para a temporada de 2016. Foto: Divulgação

Lucas di Grassi em 2012, nas 6 Horas de São Paulo. Piloto estreou pela Audi com o pódio na etapa brasileira. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

CALENDÁRIO DO WEC (TODAS AS PROVAS COM DURAÇÃO DE 6 HORAS, EXCETO LE MANS):

17 de abril - Silverstone - Inglaterra
7 de maio -  Spa-Francorchamps -Bélgica
18 e 19 de junho -  24 Horas de Le Mans - França
24 de julho - Nurburgring - Alemanha
4 de setembro -  Cidade do México - México
17 de setembro - Austin - Estados Unidos
16 de outubro - Fuji - Japão
6 de novembro - Xangai - China
19 de novembro - Sakhir - Bahrein

SÉRIE ESPECIAL SOBRE O WEC NO PORTAL TERCEIRO TEMPO/BELLA MACCHINA:

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