Brasileiro da F-E guiará pela equipe francesa Rebellion no WEC. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Brasileiro da F-E guiará pela equipe francesa Rebellion no WEC. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Atual campeão da F-E, Nelsinho Piquet falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo sobre o outro desafio que terá em 2016 além da categoria de carros elétricos, o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), onde disputará as 6 Horas de Silverstone, as 6 Horas de Spa-Francorchamps e as 24 Horas de Le Mans pela  equipe privada Rebellion, francesa, na categoria LMP1.

Piquet Jr. formará o trio do #12 ao lado do francês Nicolas Prost e do alemão Nick Heidfeld, ambos que também competem na F-E. A etapa de abertura do WEC será no dia 17 de abril, em Silverstone, iniciando a preparação para a prova em Le Mans (18 e 19 de julho). Entre as duas, disputam as 6 Horas de Spa, em 7 de maio.

Aos 30 anos, Nelsinho já competiu por diversas categorias, entre elas F1, Nascar, Global Rallycross e participou de três edições da Corrida de Duplas da Stock Car, ambas em parceria com Átila Abreu, em 2014, 2015 e 2016. E não será a estreia de Nelsinho em Le Mans, onde ele disputou a edição de 2006 no circuito de Sarthe pela GT1, ocasião em que terminou na quarta colocação.

Nelsinho falou sobre a satisfação em guiar um carro que ultrapassa os 330 quilômetros por hora e também exaltou o profissionalismo e a ótima receptividade que recebeu da Rebellion, bem como os seus companheiros de equipe, "ótimos anfitriões", segundo ele, que aposta em um bom desempenho nas 24 Horas de Le Mans.

Piquet Jr. também fez uma análise bastante interessante sobre aquilo que envolve um trabalho em equipe, tomando por base a experiência que teve comandando seu próprio time na Europa (Piquet Sports), e ainda considerou a possibilidade de conciliar a F-E e o WEC futuramente, sem necessidade de exclusividade.

Além de Nelsinho Piquet, também estarão na prova de abertura em Silverstone: Lucas di Grassi (Audi) pela LMP1,  Bruno Senna (RGR Sport by Morand) e Pipo Derani (Tequila Patrón ESM) pela LMP2 e Fernando Rees (Aston Martin) na LMGTE Pro.

Marcos Júnior Micheletti: Que aspectos diferentes este carro apresenta em relação a outros que você pilotou, a partir das primeiras impressões que teve na pré-temporada em Paul Ricard?
 
Piquet Jr. É um carro muito rápido e fazia algum tempo que eu não andava a 330 por hora, então fiquei muito contente com a experiência. Além de ser muito rápido, tem bastante tecnologia embarcada e isso requer adaptação dos pilotos. Fiquei muito feliz com a pré-temporada em Paul Ricard e fui muito bem recebido pelo time, os caras são muito profissionais e muito tranquilos também, os companheiros também foram grandes anfitriões e acho que teremos um grande ano pela frente, com a chance de fazer um bom papel em Le Mans.

Marcos Júnior Micheletti: Você tem diversificado bastante no automobilismo, guiando por diversas categorias. Quais aspectos do endurance você considera mais atraentes?

Piquet Jr. Fui dono de equipe ainda muito jovem na Europa, o que me proporcionou ter outra abordagem do automobilismo. Normalmente o piloto que corre sozinho tem uma visão mais "solitária" do trabalho. No endurance, assim como quando tinha a Piquet Sports, você é obrigado a se preocupar mais com todo o conjunto: se o filho de um mecânico está doente por exemplo, isso afeta o conjunto inteiro e vira uma preocupação diferente. Então é uma abordagem mais coletiva de um esporte muitas vezes tão individual como o automobilismo. Além disso, como as corridas são bem mais longas, tem a questão da estratégia, as paradas de box etc, que trazem um charme especial também.

Marcos Júnior Micheletti: Considera a possibilidade de vir a se dedicar com exclusividade ao WEC em um futuro próximo?

Piquet Jr. Difícil falar em dedicação exclusiva nesta fase da minha carreira. Sou o campeão da Fórmula E e apesar de um ano difícil na temporada 2 acho que ainda tenho o que mostrar nos carros elétricos. Além disso, acredito que seja possível conciliar o calendário da F-E com o do WEC.

O francês Nicolas Prost e o alemão Nick Heidfeld serão os companheiros de equipe de Nelsinho Piquet. Ambos competem com o brasileiro na F-E. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Nelsinho em Paul Ricard, testando o carro da Rebellion no final do mês passado. Foto: José Mário Dias

 

Nelsinho elogiou a receptividade da equipe francesa e os anfitriões Nicolas Prost e Nick Heidfeld. Foto: José Mário Dias

CALENDÁRIO DO WEC (TODAS AS PROVAS COM DURAÇÃO DE 6 HORAS, EXCETO LE MANS):

17 de abril - Silverstone - Inglaterra
7 de maio -  Spa-Francorchamps -Bélgica
18 e 19 de junho -  24 Horas de Le Mans - França
24 de julho - Nurburgring - Alemanha
4 de setembro -  Cidade do México - México
17 de setembro - Austin - Estados Unidos
16 de outubro - Fuji - Japão
6 de novembro - Xangai - China
19 de novembro - Sakhir - Bahrein

SÉRIE ESPECIAL SOBRE O WEC NO PORTAL TERCEIRO TEMPO/BELLA MACCHINA:

CLIQUE AQUI E VEJA A ENTREVISTA COM LUCAS DI GRASSI

CLIQUE AQUI E VEJA A ENTREVISTA COM PIPO DERANI

CLIQUE AQUI E VEJA A ENTREVISTA COM FERNANDO REES

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

X

Últimas do seu time