publicidade

Wlamir Marques

Ex-jogador de basquete
Wlamir Marques, ex-jogador de basquete do Clube de Regatas Tumiaru (São Vicente), XV de Piracicaba-SP, Corinthians, Tênis Clube de Campinas e Palmeiras, hoje é técnico do esporte que o consagrou e também comentarista especial da ESPN Brasil, canal de TV fechada.
 
Fora das quatro linhas, o ex-ala já dirigiu o Palmeiras, Corinthians, Tênis Clube de Campinas, Hebraica, Telesp e da equipe feminina do XV de Piracicaba. De quebra, leciona Educação Física.

Wlamir conquistou inúmeros títulos em sua vitorisosa carreira, dentre os quais, duas medalhas olímpicas de bronze (Roma-60 e Tóquio-64)e dois títulos mundiais (Chile-59 e Brasil-63). Ainda faturou nove estaduais (oito pelo Corinthians) e cinco sul-americanos (três por clubes e dois com a seleção brasileira).

Antes de optar pelo basquete, no qual figura entre os grandes jogadores brasileiros do século, ao lado de Amaury, Oscar Marquinhos e Ubiratan, Wlamir quase se tornou goleiro profissional. Treinou no Santos e Flamengo (levado pelas mãos do técnico Kanela) antes de apostar de vez no basquete. No Peixe, ele chegou a treinar com Pepe.

Fonte: José Antonio Gerheim
 
MATÉRIAS ESPECIAIS NO UOL
 
Em 14 de julho de 2017, o UOL publicou uma matéria sobre Wlamir Marques, assinada pelos jornalistas Carlos Padeiro e Giuliano Zanelato. O tema da matéria foi o dia em que o Corinthians, clube defendido por Wlamir, venceu o Real Madrid no Parque São Jorge.
 
Em 17 de julho de 2017, nova matéria no UOL sobre Wlamir Marques, esta assinada pelo jornalista Demétrio Vechioli. CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA.
 
Basquete por Futebol

Em 1959, uma negociação inusitada, impensável nos dias de hoje,  envolvendo atletas de esportes distintos. Um craque de basquete, já campeão do mundo, atuando no interior de São Paulo,  e outro de futebol, ambos fizeram parte de elenco vitoriosos. 

Wlamir Marques, campeão mundial de basquete pela Seleção Brasileira em 1959 e posteriormente bicampeão mundial em 1963, aceitou a proposta do então presidente do Corinthians, Vicente Matheus e veio jogar no Parque São Jorge.

Mas antes, precisava do aval do seu time, o XV de Piracicaba, que tinha um time fortíssimo de bola ao cesto. O diretor do departamento de basquete era o empresário Dovilio Ometto (ex-presidente das industrias Dedini) que consultou o presidente do clube, Romeu Ítalo Ripoli. 

Rípoli, matreiro, inteligente, em contra-partida pediu em troca um jovem atacante do time de aspirantes do Timão, o jovem Ubiracy. O mandatário piracicabano conhecia muito bem o potencial do jogador, pois era apreciador do estilo voluntarioso do centroavante.

As informações foram obtidas via os historiadores do XV de Piracicaba Fernando e Rubéns Leite do Canto Braga.
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      71
    • 2 Grê
      61
    • 3 Pal
      60
    • 4 San
      59
    • 5 Cru
      56
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES