O Rei do Futebol estava disputando jogo em Ribeirão Preto, em 1965. Foto: Divulgação

O dia em que o agora octogenário Pelé "me viu" foi em 1965, 10 de outubro, domingo à tarde, na cidade de Ribeirão Preto-SP, naquele Santos 2 x 0 Comercial, pelo segundo turno do Campeonato Paulista.

O Santos seria bicampeão, mas aquele jogo foi dramático e Pelé fez 1 a 0, de pênalti, só aos 43 minutos do primeiro tempo.

Eu, com 14 anos, estava lá ao lado dos muzambinhenses Amintas, Moisés, Biga, Mauro Chame, Gleninho, Mirtinho "Chupa Dedo", André Pirata, Serrote, João Mula e Carlinho "Boca de Véia".

Éramos 11 e, "sardinisticamente" em uma Kombi alugada, fomos ver o Santos de Pelé.

Fiquei no alambrado espremido bem do lado do banco de reservas do Santos com o técnico Lula, o massagista Macedo e o goleiro reserva Laércio.

40 graus na cabeça e eram 15 mil torcedores, mas tive e tinha a impressão de 2 milhões.

O Santos estava tomando sufoco até Pelé fazer 1 a 0.

Antes, uma bola prensada entre Nonô e Dorval veio "aos meus pés", ali do outro lado da mureta do alambrado.

Aí, chegou o Pelé apressado, nervoso, tenso e suado para bater o lateral, e ao levantar o corpo curvado com a bola na mão, "olhou para mim".

Ou seja, ele viu por milésimo de segundo um vulto qualquer composto ali por umas 15 ou 20 pessoas do lado de fora do alambrado.

Mas eu não quis saber: nossos olhares "se cruzaram", pois foi de bem pertinho e seguiu o jogo que terminou 2 a 0, segundo gol de Dorval.

Não vi mais nada, só pensava no olhar de Pelé e dizia para mim: "O Pelé me viu. O Pelé me viu. O Pelé me viu...".

Na volta, nove dormiram na Kombi, menos o motorista Moisés e eu, que estava petrificado, assustado e alucinado porque "o Pelé me viu", "o Pelé me viu", "o Pelé me viu...".

Até hoje tenho esta "certeza" porque sempre choro quando disso lembro.

E foi graças a Deus e a minha tia Antonia que pude ver Pelé.

Ela pediu mais ou menos R$ 90 em dinheiro de hoje emprestados de primos para o "Mirtinho" não ficar triste e ver o Pelé.

90 reais era o preço do pacote "aluguel da Kombi + gasolina + lanche + ingresso".

Foi o melhor presente que ganhei em toda a minha vida porque... "O Pelé me viu!".

Depois daquele, foram muitos encontros entre Milton Neves e Pelé. Reparem no olhar de Milton para Pelé 47 anos depois, em 10 de novembro de 2012, durante evento do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

ABAIXO, OUÇA MILTON NEVES NO "DOMINGO ESPORTIVO" DA RÁDIO BANDEIRANTES, FALANDO SOBRE O DIA EM QUE FOI VISTO POR PELÉ

Antonia Carlos Fernandes, tia de Milton Neves, ao lado do sobrinho-neto Fábio Lucas e da sobrinha-bisneta Giulia

 

 

****************************************

Pelé e Milton Neves: o primeiro "encontro" em 1965 e muitos outros

Milton Neves tinha 14 anos na tarde de 10 de outubro de 1965, um domingo de muito calor, a tônica climática da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

No gramado, o Santos não teve vida fácil para enfrentar o bom time do Comercial, e o primeiro gol saiu apenas aos 43 minutos do primeiro tempo, pênalti convertido por Pelé, que completa 80 anos nesta sexta-feira (23).

Dorval, aos 7 minutos da etapa derradeira, deu números finais ao placar, na vitória do time da Vila.

Milton havia saído de Muzambinho, Sul de Minas, com os amigos Amintas, Moisés, Biga, Mauro Chame, Gleninho, Mirtinho "Chupa Dedo", André Pirata, SerroteJoão Mula e Carlinho "Boca de Véia".

"Foi graças a Deus e à minha saudosa tia Antonia que pude ver Pelé. Ela pediu mais ou menos R$ 90,00 em dinheiro de hoje emprestados de primos para o seu sobrinho "Mirtinho" não ficar triste, e ver o Pelé.

"O dinheiro era o preço do pacote composto pelo aluguel da Kombi, gasolinam, lanche e ingresso", relembra Milton.

Antes do primeiro gol, uma bola "prensada" entre Nonô e Dorval foi em direção a Milton, na mureta, junto ao alambrado.

"Aí, chegou o Pelé apressado, nervoso, tenso e suado para bater o lateral, e ao levantar o corpo curvado com a bola na mão, `olhou para mim´. Devo isso à minha tia Antonia. Foi o melhor presente que ganhei em toda a minha vida, porque o Pelé me viu!", emociona-se Milton Neves.

OUÇA, NO PLAYER ABAIXO, MILTON FALANDO SOBRE O DIA EM QUE PELÉ O VIU, EM 1965.

PARA OS 80 ANOS DO REI DO FUTEBOL, SELECIONAMOS ALGUMAS IMAGENS DE MILTON NEVES E SEU ÍDOLO MAIOR EM DIVERSOS ENCONTROS


Milton, de soslaio, olha para o ídolo Pelé em 10 de novembro de 2012, tipo aquela troca de olhares entre os dois lá em Ribeirão Preto, no jogo entre o Comercial e o Santos, em 10 de outubro de 1965. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Em 2002, em hotel da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Pelé fez lançamento de acordo publicitário e imobiliário com o príncipe saudita, à esquerda na foto. Pedro Bial cobriu pela Rede Globo e Milton Neves, pela Rede Record

Milton à frente de imagem de Pelé, na sala do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube, em 21 de fevereiro de 2013. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

Roberta Peporine, Pelé e Milton Neves nos bastidores do Terceiro Tempo da Rede Record

 

Nos anos 90, Nílson César, Milton Neves, Pelé e José Silvério

 

O olhar de admiração de Milton para Pelé, quando os dois gravaram um comercial para a Imobiliária Trabulsi nos anos 90

 

Sentados estão Samir Abdul-Hak, Milton Neves, Pelé e o irmão de Samir. Em pé, de camisa listrada, um membro da família Trabulsi, que promoveu lançamento de cinco torres na Baixada Santista, com Milton e Pelé como garotos-propaganda. À esquerda, dois funcionários da imobiliária

 

Milton Neves Netto, Pelé, Milton Neves e um jornalista escocês. Eles inauguraram um hospital filantrópico em Curitiba-PR

  

Em 28 de março de 2009, durante voo para Curitiba, para evento no Hospital Pequeno Príncipe. Pelé, Milton Neves, o escritor e ativista irlandês Don Mullan e mais ao fundo, Netto Neves

 

Painel no renovado hall de acesso à redação do Portal Terceiro Tempo na Av. Paulista. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Pique em dia. Pelé e Milton lado a lado na Praia da Biquinha, em São Vicente, gravando comercial para a ImobiliáriaTrabulsi nos anos 90. Foto: Portal Terceiro Tempo

 


Dupla. Milton, muito feliz ao lado do Rei. O mesmo Rei, que Milton viu de pertinho pela primeira vez no Estádio Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto, em 1965, quando tinha 14 anos, no jogo entre o Comercial e o Santos

 

a

A foto, de setembro de 1999 é fantástica, em uma reunião de craques no SuperTécnico da Rede Bandeirantes de Televisão. Da esquerda para a direita: Oswaldo de Oliveira, Zagallo, Pelé, Milton Neves, Carlos Alberto Parreira e Vanderlei Luxemburgo

 

 

Programa histórico. No sentido horário: Oswaldo de Oliveira, Parreira, Zagallo, Pelé, Vanderlei Luxemburgo, Milton Neves e a primeira "Miltete" Nereide Nogueira. Neste dia, o Rei do futebol explicou por que não participou da Copa do Mundo de 1974. Segundo o maior jogador de futebol de todos os tempos, ele não disputou o Mundial por causa da ditadura militar vigente no comando do país à época

 ****************************************

O dia em que Milton Neves foi "professor" de Pelé durante corrida em praia de São Vicente

Na metade dos anos 80, Pelé, que completa 80 anos nesta sexta-feira (23) e Milton Neves participaram do lançamento de cinco torres de apartamentos de 1 e 2 dormitórios na Baixada Santista para a Imobiliária Trabulsi.

A peça publicitária, dirigida por Eduardo Jadão, da Agência RNJ, foi gravada na praia, junto à histórica Biquinha de São Vicente, litoral de São Paulo.

Foi a primeira vez que Pelé gravou um comercial em dupla.

A agência propôs várias opções a Pelé, entre atores, jornalistas e personalidades de destaque na época. O Rei escolheu Milton Neves.

"Gravar o comercial foi uma verdadeira novela, mas deliciosa. Era inverno. Tudo estava programado para uma segunda-feira, mas choveu o dia inteiro. Idem na terça. Jantamos juntos nesse dia e Pelé me disse que teria de ser na quarta-feira, impreterivelmente, pois tinha voo marcado para Hong Kong, à noite", lembra Milton.

O dia seguinte amanheceu com "cara de poucos amigos", chuvoso, mas um breve momento de estiagem foi suficiente para que os dois colocassem em prática aquilo que os publicitários haviam planejado.

"A quarta-feira amanheceu chuvosa, mas assim que São Pedro deu uma trégua, fomos rapidinho para a praia, junto à Biquinha de São Vicente. A praia estava deserta, mas bastou que começassem os preparativos para a gravação que uma multidão de pelo menos 10 mil pessoas aparecesse do nada. Em determinado momento, durante o ensaio do texto, um carteiro passou por lá com sua mochila à tiracolo e gritou da calçada: `Milton, quem é esse negão ao seu lado?´ Foi uma risada geral, diverte-se Milton Neves.

Milton e Pelé, aproveitando a trégua da chuva

Preparativos para a corrida

Pique em dia. Pelé e Milton lado a lado na Praia da Biquinha, em São Vicente

Dupla. Milton, muito feliz ao lado do Rei. O mesmo Rei, que Milton viu de pertinho pela primeira vez no Estádio Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto, em 1965, quando tinha 14 anos, no jogo entre o Comercial e o Santos

Alegria em dobro para Pelé e Milton na areia branca de São Vicente

Milton e Pelé, ouvindo as instruções do publicitário Eduardo Jadão (à direita)

Milton e Pelé posando com fãs que acompanhavam a gravação do comercial

Milton, Pelé e Eduardo Jadão. O tempo melhorou, e eles finalmente puderam gravar o comercial

Pelé arrumando a correntinha depois da corrida que deu ao lado de Milton

Pelé e Milton, com panca de atleta

 

****************************************

Pelé, diferente dos astros atuais do futebol, nunca foi de ostentar com automóveis

Diferente dos atuais astros do futebol, incluindo o português Cristiano Ronaldo, dono de uma coleção invejável de automóveis em sua garagem, e do brasileiro Neymar, que também costuma aparecer com máquinas acessíveis a muito poucos, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, que nesta sexta-feira (23) completa 80 anos, não apareceu muitas vezes ao lado de automóveis.

Uma imagem muito difundida nas redes sociais, é justamente de Pelé ao lado de um Fusca da década de 60. 

Duas Mercedes-Benz, ambas azuis, de anos diferentes (1969 e 1973), também podem ser encontradas com facilidade na internet. incluindo uma foto do modelo mais antigo com o próprio Pelé posando ao volante.

Outra foto conhecida é de Pelé ao lado de outro gênio do esporte, o bicampeão mundial de boxe Eder Jofre, no lançamento do Aero Willys em 1963, no Ibirapuera, ao lado da Miss Brasil do ano anterior, a baiana Maria Olívia Rebouças Cavalcanti.

 

O lançamento do Aero Willys 2600, modelo 1963, no Ibirapuera, teve a presença de Pelé, Maria Olívia Rebouças Cavalcanti (Miss Brasil de1962) e Eder Jofre

 

Pelé não parece estar muito à vontade na Mercedes-Benz 1969 com câmbio na coluna de direção. Foto: Divulgação

 

Posando ao lado de Mercedes-Benz 1969. Foto: Divulgação

 

Outra Mercedes-BEnz, também azul, esta de 1973. Foto: Divulgação

 

Será que o Willys Itamraty quebrou? Provavelmente não. Pelé devia estar simulando uma espiada no nível de água ou de óleo do carrão nos anos 60. Foto: Reprodução

 

O maior jogador de futebol de todos os tempos encostado no para-lama do carro mais popular da história da indústria automobilistica mundial. Foto: Divulgação



****************************************

Rei do futebol e do cinema também: a carreira de Pelé como artista

Maior jogador da história do futebol, atleta do Século XX, tricampeão do mundo com a seleção brasileira, autor de 1281 gols ao longo... artista. A carreira do Pelé como jogador é mais do que conhecida, consagrada e relembrada constantemente. A vida artística do Rei do Futebol, porém, também foi de muito sucesso.

Pelé cantou e chegou a gravar músicas com Elis Regina, fez especial com Roberto Carlos. O Eterno Camisa 10 também foi garoto propaganda até de videogame, marcas de pilha e produtos eletrônicos.

Mas o Rei brilhou mesmo nas telas. O lado ator do Camisa 10 surgiu ainda durante a carreira de jogador. Pelé chegou a fazer novela e foi protagonista em Os Estranhos, na antiga TV Excelsior, onde contracenou com grandes atrizes como Rosa Maria Murtinho e Regina Duarte. O Rei do Futebol ainda fez também uma histórica participação na Família Trapo, em 1967, quando contracenou com Ronald Golias.

No cinema a carreira foi ainda maior: Pelé trabalhou em 18 filmes ao longo de sua vida, chegando até mesmo a atuar em Hollywood, no filme Fuga Para A Vitória, de 1982, quando contracenou com Sylvester Stallone. Ainda em Hollywood, o Rei atuou no filme esportivo Hotshot.

Em 1986, Pelé apareceu em mais um filme de grande sucesso, um dos mais marcantes de sua época: Os Trapalhões e o Rei do Futebol, onde Pelé contracenou com a turma formada por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Outro filme marcante de Pelé nos anos 80 foi Pedro Mico, dirigido por Ipojuca Pontes, onde o Rei viveu um típico malandro carioca e contracenou com a saudosa atriz Tereza Rachel. Anos antes, o eterno camisa 10 foi protagonista em Os Trombadinhas, filme dirigido por Anselmo Duarte.

Pelé também foi tema de muitas produções. A mais famosa e consagrada delas é Pelé Eterno, maior e mais valioso documento de pesquisa sobre a carreira do maior jogador de todos os tempos. Dirigido por Aníbal Massaini Neto, o documentário foi lançado em junho de 2004 e apresenta imagens espetaculares.

Em 2017 foi lançado Pelé: O Nascimento de uma Lenda, ficção que relata a vida do Rei do Futebol e que tem em seu elenco Seu Jorge, que interpreta o Rei na vida adulta.

 Pelé nas telonas – O Rei do Futebol também tentou a sorte no cinema. Acima, veja Pelé com Sylvester Stallone, Michael Caine e John Huston, nas gravações de “Fuga para a Vitória” (1981)



****************************************

 Olhos no retrovisor: Há 11 anos, em Interlagos, Jenson Button era campeão mundial de F1

Há exatos 11 anos, em 18 de outubro de 2009, o inglês Jenson Button conquistava o título de pilotos no Mundial de Fórmula 1, ao terminar em quinto lugar o GP do Brasil, disputado em Interlagos.

Com os 89 pontos alcançados na prova paulistana (naquele ano a vitória rendia dez e não 25 pontos ao vencedor), Button não poderia ser alcançado na etapa restante, duas semanas depois, em Abu Dhabi.

Button, que estreou na F1 em 2000 pela Williams-BMW, teve um ano espetacular com o carro #22 da Brawn-Mercedes, único ano da equipe comandada por Ross Brawn, que adquiriu a divisão da Honda na categoria e em 2010 passou às mãos da Mercedes, atual bicampeã de construtores.

A Brawn alcançou oito vitórias na temporada (seis de Button e duas de Rubens Barrichello). Rubens disputou o título até a corrida disputada em Interlagos, mas acabou superado por Sebastian Vettel (Red Bull), que ficou com o vice-campeonato.

A prova que sacramentou o título em favor de Button teve Rubens Barrichello na pole, fazendo um treino de classificação com pista molhada, uma das especialidades do atual campeão da Stock Car. É bom lembrar que Rubens largou com o carro mais leve, o que o obrigou a uma parada prematura para reabastecimento.

Porém, na prova, Rubens não conseguiu um ritmo consistente para acompanhar o ritmo da Red Bull de Mark Webber e da BMW Sauber de Robert Kubica. Além disso, um furo de pneu no final tirou sua real chance de subir ao pódio, em terceiro.

Por sua vez, Button guiou de maneira agressiva a partir do modesto 14º lugar obtido no treino classificatório, e soube se aproveitar das interrupções de prova que obrigaram o acionamento do carro de segurança.

Depois de conquistar o título pela Brawn, Jenson Button foi contratado pela McLaren em 2010, onde permaneceu até 2016 de forma regular e fez uma única prova em 2017, substituindo Fernando Alonso em Mônaco, ocasião em que o espanhol estava disputando as 500 Milhas de Indianápolis.

Pela McLanen, Button venceu mais oito GPs, o último deles o do Brasil em 2012, totalizando 15 triunfos na categoria.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JENSON BUTTON NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"



  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

 

 ****************************************

Argentino Matías Rossi comemora primeiro pódio na Stock: "É uma alegria imensa"

 O argentino Matías Rossi, piloto da Full Time Sports, vibrou muito com seu resultado na corrida 2 da Stock Car neste domingo (18) em Mogi Guaçu (SP), após subir ao pódio na sétima etapa, disputada no Velocitta. A vitória foi do paulista Diego Nunes (Blau Motorsport). A corrida 1, disputada pouco antes, foi vencida por Julio Campos. Veja como foi.

“É uma alegria imensa. Primeiramente, gostaria de agradecer à Toyota argentina, à Toyota do Brasil, ao Maurício Ferreira, chefe da equipe Full Time, aos mecânicos e ao meu engenheiro Felipe Vargas. Fizemos um trabalho muito bom. Estou muito contente e quero desfrutar muito deste troféu, porque custou muito e é mérito de muito trabalho. O pódio chegou rápido, então estou muito feliz. Vamos seguir trabalhando para as próximas. Gosto muito da Stock Car, é uma categoria muito competitiva e espero continuar aqui por um bom tempo. O final da corrida foi muito duro, então fico muito feliz com este segundo lugar”, resumiu Rossi, que acumula diversos títulos na TC e Super TC2000 na Argentina e é o atual campeão da Top Race.

No campeonato, Matías Rossi, o `Míssil´, como é conhecido na Argentina, subiu três posições na tabela, e agora é o 18º, com 78 pontos. O gaúcho Cesar Ramos, quarto colocado na corrida 1 e 14º na corrida 2, mantém-se na liderança do campeonato com 172 pontos.

Ricardo Zonta segue em segundo com 158. Ricardo Mauricio, o terceiro, soma 154. Em quarto está Rubens Barrichello, com 149. Depois, Thiago Camilo com 148 e Gabriel Casagrande com 133, quinto e sexto colocados, respectivamente.

Foi o melhor resultado do argentino Matías Rossi na Stock. Foto: Bruno Terena/Divulgação

PRÓXIMA ETAPA

A Stock volta no próximo mês, nos dias 7 e 8 de novembro para a relização das etapas 8 e 9, no autódromo localizado em Pinhais.

CORRIDA 2 - STOCK - VELOCITTA (MOGI GUAÇU-SP)

1º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - 20 voltas
2º - Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla) - a 3s232
3º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - a 3s252
4º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) - a 8s448
5º - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) - a 9s697
6º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) - a 10s582
7º - Gabriel Casagrande (R. Mattheis/Chevrolet Cruze) - a 14s710
8º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - a 19s458
9º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - a 25s609
10º - Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - a 26s436
11º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 26s452
12º - Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - a 27s957
13º - Lucas Foresti (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze) - a 29s016
14º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - a 29s022
15º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 30s352
16º - Nelson Piquet Jr. (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - a 36s609
17º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - a 39s775
18º - Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - a 44s634
19º - Tuca Antoniazi (Hot Car/Chevrolet Cruze) - a 1min22s267

Não completaram a prova:

Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)
Gaetano di Mauro (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze)
Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)
Pedro Cardoso (R. Mattheis/Chevrolet Cruze)
Julio Campos (Crown Racing/Chevrolet Cruze)

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO CAMPEONATO APÓS SETE ETAPAS (11 CORRIDAS) 
1º - Cesar Ramos - 172 pontos
2º - Ricardo Zonta - 158
3º - Ricardo Maurício - 154
4º - Rubens Barrichello - 149
5º - Thiago Camilo - 148
6º - Gabriel Casagrande - 133
7º - Daniel Serra - 131
8º - Allam Khodair - 131
9º - Átila Abreu - 128
10º - Rafael Suzuki - 119
11º - Nelsinho Piquet - 118
12º - Bruno Baptista - 106
13º - Diego Nunes - 102
14º - Julio Campos - 100
15º - Cacá Bueno - 82
16º - Guilherme Salas - 82
17º - Denis Navarro - 80
18º - Matías Rossi - 78
19º - Lucas Foresti - 68
20º - Galid Osman - 68
21º - Gaetano di Mauro - 52
22º - Marcos Gomes - 48
23º - Pedro Cardoso - 38
24º - Tuca Antoniazi - 27
25º - Vitor Genz - 11
26º - Vitor Baptista - 8

CALENDÁRIO DA STOCK CAR EM 2020*

1ª etapa - 26/07 - Goiânia (GO) - Vitórias de Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
2ª etapa - 22/08 - São Paulo/Interlagos (SP) - Vitória de Nelsinho Piquet
3ª etapa - 23/08 - São Paulo/Interlagos (SP) - Corrida do Milhão - Vitória de Ricardo Zonta
4ª etapa – 13/09 – Londrina (PR) - Vitórias de Rafael Suzuki e Ricardo Mauricio
5ª etapa – 03/10 – Cascavel (PR) - Bateria única - Vitória de Thiago Camilo
6ª etapa – 04/10 – Cascavel (PR) - Rodada dupla - Vitórias de Bruno Baptista e Daniel Serra
7ª etapa – 18/10 – Mogi Guaçu (Velocitta-SP) - Rodada dupla - Vitórias de Julio Campos e Diego Nunes
8ª etapa – 07/11 – Curitiba (PR)
9ª etapa – 08/11 – Curitiba (PR)
10ª etapa - 21/11 - Goiânia (GO)
11ª etapa – 22/11 – Goiânia (GO)
12ª etapa – 13/12 – São Paulo/Interlagos (SP)
* Datas e locais sujeitos a alterações em função das condições sanitárias


      

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

****************************************

Live: goleada foi mérito do Fla ou demérito do Timão? Colunistas respondem

O Corinthians sofreu na tarde do último domingo (18) a pior derrota da história de sua arena. O Timão, que nunca tinha sofrido nem quatro gols em Itaquera, acabou levando cinco do inspirado Flamengo, que chegou a assumir com a vitória provisoriamente a liderança do Campeonato Brasileiro (na sequência, o Inter venceu o Vasco e ultrapassou o Rubro-Negro).

Mas, afinal, como explicar essa goleada? Foi por mérito do Fla? Ou demérito do Corinthians?

Os nossos colunistas responderam essas perguntas na nossa Live do Facebook. Confira no player abaixo:

 

****************************************

Calma, Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

Não, Mick Schumacher não demonstra estar ansioso para estrear na Fórmula 1.

O filho do heptacampeão Michael Schumacher parece navegar em mar calmo, com brisa leve.

Não é, nem de longe, aquilo que demonstrava ser o pai.

Um errante em mar revolto em meio a um vendaval.

Mick esteve perto de testar em um fim de semana oficial na F1 pela primeira vez em Nurburgring, no GP de Eifel, mas o treino 1 foi cancelado (assim como o 2), pois os helicópteros de resgate não podiam levantar voo em função do mau tempo, condição sine qua non para os padrões da FIA.

Mas, ele ainda "bateu na trave".

Poderia ter guiado no mesmo fim de semana no último treino livre, na classificação e na corrida, isso porque o titular da Alfa Romeo, o italiano Antonio Giovinazzi, teve seu resultado inconclusivo no teste para covid-19.

Se Giovinazzi estivesse fora do páreo, Mick assumiria o carro branco e vermelho do time ítalo-suíço.

Mas o italiano passou por nova testagem e estava ok, negativado.

Mick, germanicamente, parece ter entendido que ainda não era a hora de estrear na principal categoria do automobilismo.

O pai, Michael Schumacher estreou na F1 por um "acaso".

O belga Betrand Gachot, então titular da Jordan em 1991, envolveu-se em uma confusão com um motorista de táxi em Londres e foi preso.

A equipe de Eddie Jordan precisava de alguém para ocupar o cockpit do carro 32 em Spa-Francorchamps.

E também precisava de dinheiro.

Michael Schumacher, então vinculado à Mercedes, mas como piloto de protótipos, ganhou um aporte financeiro da marca da estrela de três pontas e comprou sua vaga na Jordan para aquele GP, na Bélgica.

Sem nunca ter guiado em Spa-Francorchamps, sem jamais ter contornado de pé cravado a esguia e sensual Eau Rouge, Michael conseguiu um impressionante sétimo lugar no grid, superando o outro titular da equipe, o já veterano Andrea de Cesaris.

Antes de completar um quilômetro, porém, seu carro quebrou. A embreagem moeu.

Mas o "estrago" já estava feito. Na corrida seguinte ele já estava em outro cockpit, bem mais competitivo, o da Benetton.

Deram o bilhete azul para o brasileiro Roberto Pupo Moreno e Schumacher dividiu os boxes com Nelson Piquet, um tricampeão que já atingira seu auge há alguns anos.

Em pouco tempo, bem pouco, Michael ofuscou Nelson, que entendeu o "recado" e se retirou da F1.

Dali em diante, o sucesso de Schumacher é conhecido.

Voltando ao filho do heptacampeão.

Mick Schumacher é muito jovem.

Se eu fosse escrever um bilhetinho para ele diria para ter paciência.

Se estiver ansioso, acalme-se, Mick.

Entoe um mantra e acenda uma vela aromática com essência de lavanda em um difusor.

Diminua a luz da sala, coloque uma música suave.

Seu dia vai chegar.

A vida, caro Mick, dá muitas voltas.

É uma longa viagem, referência àquela velha canção do Roupa Nova.

Sim, você devia estar com seu coração pulsando como nunca para fazer aquilo que seu pai fez por tanto tempo, e tão bem.

Sabe, Mick, às vezes colocamos todo o nosso sentimento em um bilhete.

E no meio da madrugada levamos este bilhete, carregado de esperança, para um portão.

E nada acontece.

E quando vamos ver, já se passou um tempão...

E é preciso que um vendaval leve um poema diretamente para uma varanda.

Com um afago no cabelo e um beijo na testa, que abranda.

Como o de Attilio de Giovanni em Vittoria, em "O Tigre e a Neve".

Que vale pela vida inteira.

ABAIXO, CLIPE DE "A VIAGEM", CANÇÃO DO GRUPO ROUPA NOVA, COM CENAS DA NOVELA "A VIAGEM", DE 1994 (REDE GLOBO)

 

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 

 ****************************************

O "Terceiro Tempo" da Band teve ótimo domingo! Confira os números do Ibope

 

 

  ****************************************

"Cumprimos nosso objetivo", destaca o gaúcho Cesar Ramos, que segue na liderança da Stock

O gaúcho Cesar Ramos, de 31 anos, lidou bem com os 30 quilos de lastro em seu Toyota Corolla #30 na rodada dupla disputada no último domingo (18) no Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, e conseguiu manter-se na liderança do campeonato da Stock Car, que chegou à sua sétima etapa.

Quarto colocado na corrida 1 e 14º na corrida 2, Ramos (Ipiranga Racing) chegou aos 172 pontos na tabela, 14 à frente do segundo colocado, o paranaense Ricardo Zonta (RCM Motorsport), que também compete com Toyota Corolla.

"Cumprimos nosso objetivo. Conseguimos pontuar bem nas duas corridas do final de semana para termos uma certa vantagem na liderança. Sabíamos que a regularidade era nossa meta e deu certo. Muito feliz com o resultado final", destacou o gaúcho de Novo Hamburgo, que ainda não venceu na temporada e busca seu primeiro triunfo na Stock, mas conta com grande regularidade, o que o deixa na ponta da tabela.

Cesar Ramos carregará novamente 30 quilos de lastro por estar liderando o campeonato na próxima etapa, que acontece no dia 8 de novembro em Curitiba, a oitava etapa do certame. No dia seguinte acontece a nona etapa, em rodada dupla.

O gaúcho Cesar Ramos pontuou nas duas corridas disputadas no Velocitta e segue na liderança do campeonato da Stock. Foto: Rafael Gagliano/Hyset

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO CAMPEONATO APÓS SETE ETAPAS (11 CORRIDAS) 
1º - Cesar Ramos - 172 pontos
2º - Ricardo Zonta - 158
3º - Ricardo Maurício - 154
4º - Rubens Barrichello - 149
5º - Thiago Camilo - 148
6º - Gabriel Casagrande - 133
7º - Daniel Serra - 131
8º - Allam Khodair - 131
9º - Átila Abreu - 128
10º - Rafael Suzuki - 119
11º - Nelsinho Piquet - 118
12º - Bruno Baptista - 106
13º - Diego Nunes - 102
14º - Julio Campos - 100
15º - Cacá Bueno - 82
16º - Guilherme Salas - 82
17º - Denis Navarro - 80
18º - Matías Rossi - 78
19º - Lucas Foresti - 68
20º - Galid Osman - 68
21º - Gaetano di Mauro - 52
22º - Marcos Gomes - 48
23º - Pedro Cardoso - 38
24º - Tuca Antoniazi - 27
25º - Vitor Genz - 11
26º - Vitor Baptista - 8

CALENDÁRIO DA STOCK CAR EM 2020*

1ª etapa - 26/07 - Goiânia (GO) - Vitórias de Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
2ª etapa - 22/08 - São Paulo/Interlagos (SP) - Vitória de Nelsinho Piquet
3ª etapa - 23/08 - São Paulo/Interlagos (SP) - Corrida do Milhão - Vitória de Ricardo Zonta
4ª etapa – 13/09 – Londrina (PR) - Vitórias de Rafael Suzuki e Ricardo Mauricio
5ª etapa – 03/10 – Cascavel (PR) - Bateria única - Vitória de Thiago Camilo
6ª etapa – 04/10 – Cascavel (PR) - Rodada dupla - Vitórias de Bruno Baptista e Daniel Serra
7ª etapa – 18/10 – Mogi Guaçu (Velocitta-SP) - Rodada dupla - Vitórias de Julio Campos e Diego Nunes
8ª etapa – 07/11 – Curitiba (PR)
9ª etapa – 08/11 – Curitiba (PR)
10ª etapa - 21/11 - Goiânia (GO)
11ª etapa – 22/11 – Goiânia (GO)
12ª etapa – 13/12 – São Paulo/Interlagos (SP)
* Datas e locais sujeitos a alterações em função das condições sanitárias


      

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

 ****************************************

Luíz Carlos Galter é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira

 

O ex-zagueiro Luíz Carlos Galter é o covidado desta desta terça-feira (20) na live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.

Luíz Carlos Galter, que completou 73 anos no último sábado (17), foi titular da zaga corintiana por muitos anos, clube que defendeu entre 1967 e 1974, quando se transferiu para o Flamengo. Ainda passou pelo Operário (MT) e Coritiba (PR).

Participe!

A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).

 

 ****************************************

 

Em 20 de outubro de 1991, há exatos 29 anos, Ayrton Senna (1960 - 1994) comemorava seu terceiro (e último) título mundial na Fórmula 1, terminando em segundo lugar o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka.

O brasileiro, que corria com o modelo MP4/6 da McLaren, impulsionado pelo fortíssimo motor Honda V12, largou em segundo lugar, ao lado do companheiro de equipe, o austríaco Gerhard Berger, o pole.

O GP do Japão era o penúltimo da temporada, e Senna chegou para a disputa com 11 pontos de vantagem sobre Nigel Mansell (Williams-Renault), o que obrigava o inglês a fazer sete pontos a mais que o brasileiro.

Berger assumiu a ponta e abriu boa vantagem para Senna, que sofria pressão constante da Williams do inglês Nigel Mansell, seu concorrente direto pelo campeonato.

Após várias tentativas, Mansell acabou perdendo o controle de sua FW14 e deu adeus à tentativa de seu primeiro campeonato (ele foi campeão no ano seguinte), abandonando na caixa de brita.

Senna apertou o ritmo e acabou ultrapassando Berger, mas na volta final o brasileiro abriu passagem para o austríaco, que recebeu a bandeira quadriculada em primeiro.

O pódio foi completado por Ricardo Patrese, da Williams.

A última prova da temporada, o GP da Austrália, duas semanas depois, teve vitória de Ayrton Senna, seguido por Nigel Mansell e Gerhard Berger.

Os seis primeiros colocados na temporada de 1991:

1º Ayrton Senna (McLaren-Honda): 96 pontos, com sete vitórias e oito poles;
2º Nigel Mansel (Williams-Renault): 72 pontos, com cinco vitórias e duas poles;
3º Ricardo Patrese (Williams-Renault): 53 pontos, com duas vitórias e quatro poles;
4º Gerhard Berger (McLaren-Honda): 43 pontos, com uma vitória e duas poles;
5º Alain Prost (Ferrari): 34 pontos, sem nenhuma vitória;
6º Nelson Piquet (Benetton-Ford): 26,5 pontos, com uma vitória.

 


      

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

****************************************

Jornalista Rivelino Teixeira comandará programa de entrevistas da FPFS

Visando expandir seu alcance nas redes sociais, a Federação Paulista de Futsal está lançando o programa “Conversa Oficial”, que será transmitido pelo canal oficial da FPFS no Youtube. E, para comandar a atração, o presidente Nilton Cifuentes Romão “convocou” o experiente jornalista Rivelino Teixeira, que por muitos anos trabalhou como comentarista do canal SporTV e que teve passagem também pelo Portal Terceiro Tempo.

Riva comandará um bate-papo de aproximadamente 60 minutos com figuras históricas do futsal brasileiro. Além disso, a proposta da FPFS é também ampliar a cobertura e transmissão dos jogos oficias que são disputados em seus dois ginásios.

“A gente consegue trazer para o nosso time um dos jornalistas que mais entendem de futebol de salão. Uma pessoa que vai contribuir demais com a nossa modalidade, que é o Rivelino Teixeira. Quero apresentar o Rivelino Teixeira a vocês, que agora fará parte da nossa federação e vocês estarão sempre em contato com ele a partir de agora”, anunciou Nilton Cifuentes Romão, o Ramon, no canal oficial da FPFS no Youtube.

“Estou muito feliz com o convite feito pelo Ramon, e é uma dupla satisfação, o jornalismo e a paixão pelo futsal”, respondeu Riva, agora jornalista e apresentador da Federação Paulista de Futebol de Salão.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL OFICIAL DA FPFS NO YOUTUBE



****************************************

 APAE de Cabo Verde promove live solidária neste mês com a dupla Zé Henrique & Gabriel

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cabo Verde, no Sul de Minas Gerais, promove no próximo dia 30 de outubro uma live solidária com a dupla Henrique & Gabriel, que ainda contará com a participação de Lucas Ramos.

A entidade beneficente, que realiza um valoroso trabalho junto aos 56 atendidos, está sofrendo nesta época de pandemia, pois não está podendo realizar seus eventos abertos, com presença de público, para arrecadar verbas para prestar atendimentos.

Aliás, a APAE de Cabo Verde conta com diversas especialidades, como pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, pediatria, odontologia, nutrição, neurologia e serviço social.

O custo calculado para a realização da live solidária é de R$ 20 mil, e há várias formas de contribuir, inclusive patrocinando a mesma, com cotas diversas.

A APAE de Cabo Verde também está promovendo uma adaptação em um cômodo anexo ao prédio principal, para ambiência do Centro Dia (Referência no serviço de proteção especial, voltado ao acolhimento diário da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla), por isso é muito importante a realização da live e a chegada de contribuições para a entidade.

INFORMAÇÕES PARA PATROCÍNIO DA LIVE E DOAÇÕES DIVERSAS

APAE DE CABO VERDE-MG

Endereço: Rua Carlos Vieira E´Oliveira, 65 - Bairro Chapadão - Cabo Verde-MG

Fone: (35) 3736-1779

ABAIXO, FOTOS DA REFORMA DO CÔMODO ANEXO AO PRÉDIO PRINCIPAL DA APAE DE CABO VERDE-MG

 

 

 

 

 



****************************************

Com bom retrospecto em Spa, Collet está confiante para seguir firme no duelo pelo título da F-Renault Eurocup

O brasileiro Caio Collet, vice líder da Fórmula Renault Eurocup, tem a chance de voltar à liderança do certame no próximo fim de semana, na rodada dupla que acontece no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, com as provas de sexta-feira (23) e sábado (24).

Collet soma 210 pontos, 16 atrás do francês Victor Martins, e está confiante no bom retrospecto que tem no traçado belga, onde foi pole em 2018 pela Fórmua 4 Francesa e em 2019 terminou em segundo lugar na classificação geral já pela Fórmula Renault Eurocup, e como o melhor entre os estreantes.

“No ano passado, em Spa, fiz minha melhor corrida em meu ano de estreia na F-Renault Eurocup. É uma pista que gosto bastante e estou confiante”, disse Collet, declarou Collet, que aproveitou para falar sobre a etapa anterior, também em rodada dupla, em Barcelona.

“Duas semanas atrás, nas provas em Barcelona, não conseguimos extrair todo o potencial do carro. Em termos de acerto, o balanço era bom, mas o rendimento dos pneus não foi o ideal. Tive problemas de grip do começo ao fim. Mas, trabalhamos em cima disso na última semana, para que em Spa a performance seja melhor”, projeta Collet, que lembrou que há muitos pontos em jogo nas quatro etapas restantes, com oito corridas (Spa-Francocorchamps, Hockenheim, Paul Ricard e Yas Marina).

“Ainda temos oito corridas pela frente e 200 pontos em jogo. Muita coisa pode acontecer, mas é preciso estar muito atento a todos os detalhes, pois eles farão a diferença no final. Nosso foco é buscar as vitórias e vamos trabalhar muito para isso”, encerrou Collet, de 18 anos, piloto integrande do Renault Sport Academy.

 Vice-líder do campeonato, Collet aposta no bom retrospecto que tem em Spa-Francorchamps para voltar à ponta da tabela. Foto: Renault Sport DPPI

PARA ASSISTIR AOS TREINOS E CORRIDAS:

Para acompanhar os treinos e as corridas da Fórmula Renault Eurocup há dois meios: o canal da Renault Sport no YouTube (aqui) e o Facebook da Renault Sport Series (aqui). As etapas já realizadas também ficam disponíveis.

As atividades de pista começam nesta quarta-feira  (21).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA A ETAPA DE SPA-FRANCORCHAMPS (BÉLGICA) DA FÓRMULA RENAULT EUROCUP (HORÁRIOS DE BRASÍLIA):

Quarta-feira (21)
4h00 às 7h00 – Testes Privados
8h30 às 11h00 – Testes Privados
11h10 às 12h00 – Treino Livre 1

Quinta-feira (22)
4h00 às 4h20 – Treino Livre 2
11h25 às 11h45 – Classificatório Corrida 2

Sexta-feira (23)
5h40 às 6h00 – Classificatório Corrida 1
9h25 – Largada Corrida 1 (30 minutos + uma volta)

Sábado (24)
5h45 – Largada Corrida 2 (30 minutos + uma volta)

Classificação do Campeonato, após seis etapas / 12 corridas (Top-10):

1. Victor Martins (Fra) 226
2. Caio Collet (Bra) 210
3. David Vidales (Esp) 142
4. Franco Colapinto (Arg) 114
5. Alex Quinn (GB) 75
6. Lorenzo Colombo (Ita) 70
7. Grégoire Saucy (Sui) 68
8. Wiliam Alatalo (Fin) 66
9 Hadrien David (Fra) 42
10. Ugo de Wilde (GB) 39
Paul Aron (Fra) 39

CALENDÁRIO DA FÓRMULA RENAULT EUROCUP*

9-11 de Julho: Autódromo de Monza (ITA) - Vitórias de Franco Colapinto (ARG) e Caio Collet (BRA)
24-26 de Julho: Autódromo Enzo e Dino Ferrari / Ímola (ITA) - Vitórias de David Vidales (ESP) nas duas corridas
4-6 de Setembro: Nurburgring (ALE) - Vitórias de Victor Martins (FRA) nas duas corridas
11-13 de Setembro: Circuito de Nevers Magny-Cours (FRA) - Vitórias de Caio Collet (BRA) e Victor Martins (FRA)
25-27 de Setembro: Circuito de Zandvoort (HOL) - Vitórias de Victor Martins (FRA) e Caio Collet (BRA)
9-11 de Outubro: Circuito de Barcelona-Catalunha (ESP) - Vitórias de Victor Martins (FRA) nas duas corridas
22-24 de Outubro: Circuito de Spa-Francorchamps (BEL)
6-8 de Novembro: Hockenheim (ALE)
13-15 de Novembro: Circuito de Paul Ricard (FRA)
26-28 de Novembro: Yas Marina (Abu Dhabi)
* sujeito à mudança em razão da evolução da pandemia da covid- 19

Com informações da fgcom


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

 ****************************************

Automobilismo virtual: Erick Goldner assume a liderança do Masters Of Track Pro Series

O brasileiro Erick Goldner, que compete no automobilismo virtual pelo Masters Of Track Pro Series 2020, voltou a vencer na última etapa com simulador no circuito de Virginia (EUA).

A etapa foi disputada em rodada dupla, e ele teve problemas na primeira bateria. Por conta de um problema técnico, com o servidor, Goldner não pôde participar da classificação, o que fez com que partisse da última posição do grid, em 24º lugar.

Porém, o representante da Shell fez uma bela prova de recuperação finalizando em décimo, posição que, por conta do grid invertido, fez com que largasse em primeiro na corrida 2, mantendo-se à frente do início ao término, sem ter sua liderança ameaçada.

"A primeira bateria foi estranha, iniciei o quali e o sistema não contava as parciais das voltas. Tive que reiniciar o jogo e não qualifiquei. Larguei do fundo do pelotão e tive que fazer uma corrida de recuperação. A segunda consegui sobreviver a primeira volta e manter a concentração para garantir a vitória. Queria agradecer também a Shell e a Crown e W2 Racing que me apoiam nessa iniciativa do automobilismo virtual", disse Goldner.

O resultado o colocou na liderança do campeonato, com 173 pontos, sete à frente do segundo colocado, Eduardo Borget.

RETROSPECTO NA TEMPORADA

O piloto, que unificou os títulos de representante da Shell, Crown e W2 Racing também subiu ao pódio em outras duas etapas do campeonato, tendo ficado uma em cada degrau.

Erick ainda conquistou dois quartos lugares e nas seis etapas sempre esteve entre os dez primeiros colocados, e disputa ainda mais três etapas no Masters Of Track Pro Series 2020, buscando seu terceiro títuo no automobilismo virtual.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 ****************************************

Saudade: Yashin, o "Aranha Negra", completaria 91 anos

Considerado pela Fifa como o melhor goleiro de todos os tempos, o russo Lev Yashin (1929-1990) completaria 91 anos nesta terça-feira (22).

Apelidado de "Aranha Negra", por sempre atuar completamente trajado de preto, o moscovita Yashin atuou apenas por um único clube durante sua carreira entre 1950 e 1970, o Dínamo Moscou.

Pela seleção soviética ele atuou entre 1954 e 1970, tendo disputado quatro Copas do Mundo consecutivas: 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1966 (Inglaterra) e 1970 (México).

Vale ressaltar que em 1970 Yashin foi reserva de Anzor Kavazashvilli, que fora seu reserva na Copa de 1966, aliás, melhor classificação sua em uma Copa do Mundo, quarto lugar.

Ainda por sua seleção, Yashin conseguiu dois feitos marcantes: a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1956 e o título da Eurocopa em 1960. 

Yashin nos deixou em 20 de março de 1990, em decorrência de um câncer no estomago.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE LEV YASHIN NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

Linda "ponte" contra a Alemanha Ocidental na semifinal da Copa do Mundo de 1966, disputada na Inglaterra. Os alemães venceram por 2 a 1. Foto: Reprodução/Twitter.com/AntiqueFootball

  

Encontro entre Manga e Yashin em 21 de novembro de 1965, no Maracanã, no empate em 2 a 2 entre Brasil e URSS, jogo amistoso



****************************************

Uma visita ao Bradesco, o grande banco de nosso país. Que recepção!

Abaixo, imagens de Milton Neves em setembro último com funcionárias e funcionários do Bradesco.

"Puxa, tive uma recepção calorosa, que tarde memorável com valorosos funcionários deste grande banco brasileiro", comentou o jornalista e publicitário.

Da esquerda para a direita: Carlos Henrique Torres, Islan Farias, Milton Neves e Clayton Lima

 

Carlos Henriques Torres (segurando a biografia de Milton Neves) e André Clayton Lima 

 

Da esquerda pra direita: Thaís Cabral, Luiza Simonato, Milton Neves, Bruna Eustaquio, Patrícia Pezzatto, Luana Marques e Beatriz Angelotti



****************************************

Um piloto fictício, um autódromo e muitos carros eternizados na música brasileira

Quem já ouviu o som de um motor V12 de Fórmula 1 rompendo a reta dos boxes de Interlagos, como eu ouvi em 1994, sabe o que vou dizer...

Chamar aquela sinfonia movida a gasolina especial e lubrificante sintético de "barulho", no caso as Ferraris de Jean Alesi e Gerhard Berger, é uma heresia sem tamanho.

É um som que espero exista no tal "Nosso Lar", aquele lugar descrito como o mais bacana da vida espiritual na obra psicografada por Chico Xavier, se é para onde irei, sei lá quando...

Do contrário, talvez eu prefira mesmo ir para um outro lugar, alguns andares abaixo, numa quentura literalmente dos diabos e sem ar-condicionado.

Brincadeira... Estou lutando com unhas e dentes para que meu destino seja mesmo o da primeira opção...

Talvez eu seja a última pessoa do planeta, minimamente conectada, que não faz uso do tal "Spotify".

Não tenho "playlists" espetadas no serviço mundial de streaming.

Nado contra a maré e também não uso a Netflix.

Não me chamem para uma roda onde o tema seja séries...

Ou melhor, podem até chamar, só não esperem que eu disserte sobre minhas favoritas, simplesmente porque não as tenho.

No móvel da minha sala repousa um honesto toca-discos Aiwa, agulha impecável, conectado a um amplificador Sony e, numa divisória do gabinete, uma boa coleção de vinis que nunca ficam empoeirados.

Fora isso, ainda conservo CDs e ouço muitas músicas no bom e já velho YouTube.

E, também, em alguns pendrives espalhados pelo console do carro.

Nesta semana, junto com o meu filho, espetei um desses e lá estava um rock nacional dos bons, com uma música que coincidentemente tenho em LP, justamente naquele de estreia do grupo Engenheiros do Hawaii: "Segurança".

Estava se desenhando, a partir dali, mais uma crônica.

Sou movido a impulsos para escrever, seja uma despretensiosa música ou uma arrebatadora e fulgurante blusa de nylon lilás...

Humberto Gessinger, hoje (e já faz tempo) em brilhante carreira solo, compôs a letra e a músca desta canção. 

Nela, uma menção ao icônico circuito de Tarumã, pertinho de Porto Alegre, pista a qual os pilotos identificam como "raiz", do tipo que separa os homens dos meninos, em contraponto a algumas que, em off, costumam batizar de "Nutellas".

"Corria em Tarumã, combateu no Vietnã..."

E Gessinger não se restringe a falar de um único assunto que amo, no caso as pistas de corrida.

Ele também cita um Puma GT e um Alfa Romeo.

"Tinha um Puma-GT com vidro fumê..." e "O que mais me emociona é que tudo se deu... No banco traseiro de um Alfa Romeo..."

Erasmo Carlos, o "Tremendão", apaixonado por carros, assim como seu parceiro de composições Roberto Carlos, compôs "Johnny Furacão" em 1969, música que fez um sucesso estrondoso, emplacando com a venda de milhares de compactos simples.

Tive esse disquinho e preciso deixar meus cumprimentos à RGE Discos pela qualidade do vinil. Escutei tanto, mas tanto "Johnny Furacão", que não sei como a bolachinha não furou...

No rock de Erasmo Carlos é retratada a carreira ascendente do fictício piloto Johnny Furacão, que rivaliza com os irmãos Fittipaldi, Camilo Cristófaro e Marivaldo Fernandes.

Erasmo também homenageia o carro dos sonhos daquela e de muitas outras gerações até hoje: a Porsche, que ele grafa assim mesmo, no gênero feminino.

"Vinte segundos ele conseguiu na milha
Tratava sua Porsche como se fosse filha..."

Tudo caminhava para uma brilhante vitória de Johnny Furacão, mas o final da música mostra que, de fato, uma corrida só termina mesmo com a bandeira quadriculada...

Dando um salto, de 1969 até 2011, chegamos ao ano do lançamento de "Camaro Amarelo", música "chiclete" da dupla Munhoz & Mariano.

Os rapazes, usando calças dois números menores que o "certo", provocaram frisson e gritinhos apaixonados pelos quatro cantos do País, e em alguns eventos desfilaram com os ditos carros levando fãs para uma volta no quarteirão.

"Agora eu fiquei doce, igual caramelo, tô tirando onda de Camaro Amarelo...", diz a letra da canção de quase dez anos atrás.

A GM agradeceu pela publicidade gratuita, mas o carro, pintado nessa cor, ficou com fama de modelo de festa do peão de rodeio.

A historinha da música tem seu lado polêmico.

Enquanto o rapaz andava de CG, motinho chinfrim de 125 cilindradas, a menina por ele cobiçada não lhe dava a menor bola...

Então ele ganha uma herança, muda de vida, compra um Camaro amarelo e resolve se vingar da moçoila, dizendo "Agora você vem, agora você quer, só que agora vou escolher, tá sobrando mulher..."

De qualquer forma, gostando ou não do gênero musical, a música é divertida e o carro é bom à beça, tanto pelo estilo como pela mecânica, um V8 que ronrona bonito em duas saídas independentes de escape.

Ponto negativo apenas para aquelas rodas exageradas que seus donos costumam colocar, no estilo Hot Wheels.

Uma desproporção tão grande quanto as fivelas dos cintos que as duplas do dito gênero sertanejo costumam usar em suas calças atochadas...

A lista de músicas brasileiras tendo automóveis como tema principal ou secundário é grande.

Roberto Carlos, amante de carros, emplacou dois sucessos: "O Calhambeque" e "Cadillac".

O saudoso Wilson Simonal (1938 - 2000), no auge de sua carreira, foi outro que imortalizou um carrão robusto que até hoje provoca suspiros, com sua canção "Mustang Cor de Sangue".

Mas, nem de longe, uma música foi tão conhecida em terras brasileiras como "Fuscão Preto", na voz de Almir Rogério.

A canção, de Atillio Versutti e Mariel, foi lançada em 1978 e diversos cantores e duplas a haviam gravado, mas foi com Almir Rogério que ela defiitivamente ganhou as paradas de sucesso, a ponto de em 1983 ter sido lançado o filme homônimo, "Fuscão Preto", estrelado por Xuxa Meneghel e o próprio Almir Rogério. 

Como em quase todas as canções que transitam pelo sertanejo, "Fuscão Preto" envolve um caso de traição.

O sujeito viu sua amada com outro rapazote em um amaldiçoado Fuscão preto...

A estrofe inicial retrata bem a história do infeliz...

"Me disseram que ela foi vista com outro
Num Fuscão preto pela cidade a rodar
Bem vestida igual à dama da noite
Cheirando a álcool e fumando sem parar
Meu Deus do céu diga que isso é mentira
Se for verdade esclareça por favor
Daí a pouco eu mesmo vi o Fuscão
E os dois juntos se desmanchando em amor..."

Falando em filme, talvez nenhuma animação tenha sido tão bem feita em matéria de objetos de quatro rodas como "Carros", produção esmerada lançada pela Pixar em parceria com a Disney, em 2006.

Eu mencionei "animação".

Se eu fosse falar em personagens reais ou de ficção, precisaria eleger duas memoráveis películas: "Rush" e "Grand Prix".

Não entrarei em detalhes, fica para uma outra crônica, para falar somente de filmes que tenham carros como estrelas principais.

Sobre a animação "Carros", vale um couvert artístico para quem não assitiu ou não se lembra direito.

Destaco aquele romance entre o corredor Relâmpago McQueen, cujo design remete a um Mazda RX8, e a encantadora Sally, a Porsche Carrera que é dona do posto de gasolina da bucólica Radiator Springs, cidadezinha norte-americana encravada nas Montanhas Rochosas que vivia às moscas, mas que novamente desperta para a vida após a chegada do bonitão McQueen.

A história do romance deles é de raspar a lata do doce de leite com os dedos e passar a língua pelos lábios...

Vale uma croniquinha, certamente!

Os apaixonados Relâmpago McQueen e Sally em "Carros", de 2006. Reprodução: YouTube

COLUNAS ANTERIORES (CLIQUE E ACESSE)

Calma Mick Schumacher, a viagem é longa e sua hora vai chegar

O capacete e a salvadora blusa lilás

Nosso campo de futebol no Saint Moritz, em Mairiporã. Ou uma pista de rali? E o Pequeninos do Jockey

No `vestibulinho´de fachada da Ferrari, Mick Schumacher tem o `gabarito´da prova...

Quando ganhar sempre não é bom

A Ferrari, o vinho e o verde

Ferrari deveria se espelhar na fábrica de Willy Wonka

Beleza da Fórmula 1 também está na desigualdade

Mercedes tem seu Calcanhar de Aquiles

Velozes, mas com ternura. Um contraponto à astronáutica

O homem e a máquina

A grande chance para Verstappen ser campeão na F1

Pé frio, eu?

O cadeado de 1994 em Interlagos

Minuano, o carro de Porto Alegre

Fórmula 1/3 merece textos na minha Lettera 22

Monsieur Binoto

Ferrari reencontra cartilha do Comendador

Neblina na Serra

Revista Recreio, meu Copersucar de papel e o Ricardo Divila

O próximo abraço

Quase toda F1 `deu de ombros´ao apartheid em 1985 

Corrida na areia

Verdades e mentiras

Safras e safras de sonhos

Ao sabor do vento

Criatividade em baixa?

E o Oscar da F1 vai para...

Deu pra ti, Alonso? 

Maranello em polvorosa?

Verstappen, Red Bull e o `tudo ou nada´

Vettel e as redes sociais

Com qual heterônimo Max Verstappen será campeão de F1? 

O cheiro da Fórmula 1

Ferrari, Hamilton e o beijo de Klimt

O Quixote Brambilla e seus carros Rocinantes

A música que Raikkonen sempre cantou para a F1

Bernie, pilotos e equipes. Os bastidores de Interlagos

Acampamento, sala de imprensa e viagem à Lua

Novo carro da F1 dará um `salto´de 22 anos. Para trás...


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

****************************************

F1: Atividades em Portimão começam com domínio da Mercedes. Bottas na frente

O fim de semana em Portimão, local do GP de Portugal do próximo domingo (25) começou com ventos favoráveis para a Mercedes, que dominou a sessão inaugural na manhã desta sexta-feira (23).

Valtteri Bottas foi o mais rápido, percorrendo seu giro mais rápido pelos 4.653 metros em 1min18s410, 0s339 melhor que Lewis Hamilton.

Como vem sendo a tônica da temporada, Max Verstappen (Red Bull-Honda) foi o terceiro,  a 0s781 de Bottas, seguido por Charles Leclerc (Ferrari), pouco mais de um décimo atrás do holandês.

Alex Albon (Red Bull-Honda) apareceu em quinto e Carlos Sainz (McLaren-Renault) fechou o top-6. Vale ressaltar que, entre os seis primeiros, Bottas, Hamilton e Sainz andaram com o composto médio da Pirelli, enquanto Verstappen, Leclerc e Albon fizeram uso da borracha mais dura.

O asfalto recém reformado, pouquíssimo emborrachado, provocou inúmeras rodadas ao longo dos 90 minutos de ensaio, mas niguém comprometeu seu equipamento.

DÚVIDA SANADA

Recuperado de covid-19, Lance Stroll foi à pista lusitana e ficou com o 15º tempo, bem atrás de seu companheiro de equipe na Racing Point, o mexicano Sergio Pérez, que fez a sétima marca do TL1.

Logo mais, a partir das 11h, mais uma hora e meia de sessão livre em Portimão.

EM 1996, A ÚLTIMA VEZ QUE A FÓRMULA 1 ESTEVE EM PORTUGAL...

Os lusitanos não veem a principal categoria do automobilismo em seu território desde 22 de setembro de 1996, dia em que a prova foi disputada em outro circuito, o de Estoril.

Na ocasião, amplo domínio da Williams-Renault. O britânio Damon Hill fez a pole e Jacques Villeneuve, seu companheiro de equipe, foi o vencedor. Hill terminou em segundo e Michael Schumacher, então da Ferrari, completou o pódio.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DE PORTUGAL (PORTIMÃO) - HORÁRIOS DE BRASÍLIA

SEXTA (23)

Treino Livre 1 - 7h às 8h30

Treino Livre 2 - 11h às 12h30

SÁBADO (23)

Treino Livre 3  - 8h às 9h
Classificação – 11h

DOMINGO (25) - 10h10

Largada para o GP (66 voltas) - 1oh10 - Circuito com 4.653 metros.

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2020 DA F1:

5 de julho – GP da Áustria (Spielberg) - Vitória de Valtteri Bottas (Mercedes) - Pole de Bottas (1min02s939)
12 de julho – GP da Estíria (Spielberg) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min19s273)
19 de julho – GP da Hungria (Hungaroring) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min13s447)
2 de agosto – GP da Grã-Bretanha (Silverstone) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min24s303)
9 de agosto – GP do Aniversário de 70 anos da Fórmula 1 (Silverstone) - Vitória de Max Verstappen (Red Bull-Honda) - Pole de Bottas (1min25s154)
16 de agosto – GP da Espanha (Barcelona) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) Pole de Hamilton (1min15s584)
30 de agosto – GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min41s252)
6 de setembro – GP da Itália (Monza) - Vitória de Pierre Gasly (Alpha Tauri-Honda) - Pole de Hamilton (1min18s887)
13 de setembro - GP da Toscana (Mugello) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min15s144)
27 de setembro - GP da Rússia (Sochi) - Vitória de Valtteri Bottas (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min31s304)
11 de outubro - GP do Eifel (Alemanha, em Nurburgring) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes)Pole de Bottas (1min25s269)
25 de outubro - GP de Portugal (Portimão) - 
1º de novembro - GP da Emilia Romagna (Imola)
15 de novembro - GP da Turquia (Istambul)
29 de novembro - GP do Bahrein (Sakhir)
6 de dezembro - GP do Bahrein (Sakhir)
13 de dezembro - GP de Abu Dhabi (Yas Marina)


   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

 ****************************************

Milton Neves no "Pulo do Gato" da Rádio Bandeirantes: "Pelé é a pessoa melhor dotada por Deus"

Ao vivo nesta sexta-feira (23), no "Pulo do Gato", programa apresentado por Pedro Campos e Silvania Alves na Rádio Bandeirantes, Milton Neves prestou sua homenagem a Pelé, que comemora 80 anos de idade.

Na opinião de Milton, Pelé é a pessoa mais bem dotada por Deus para uma atividade específica.

"A Vila Belmiro é a Manjedoura de Pelé. Dondinho é José e Dona Celeste é Maria. E hoje é o Natal do futebol", disse Milton Neves, referindo-se ao camisa 10 do Santos Futebol Clube, tricampeão mundial com a Seleção Brasileira.

Milton também relembrou a vez que viu Pelé pela primeira vez, em 10 de outubro de 1965, em Ribeirão Preto, na vitória do Santos sobre o Comercial por 2 a 0. Ele conta que Pelé, ao pegar uma bola junto ao alambrado, para cobrar um lateral, olhou rapidamente para o menino Miltinho, então com 14 anos, que viajou para Ribeirão Preto em uma Kombi alugada com alguns amigos graças ao esforço de sua tia Antonia, que patrocinou o passeio.

ABAIXO, A PARTICIPAÇÃO DE MILTON NEVES NO "PULO DO GATO":

 

****************************************

 "Ninguém gosta mais do Pelé do que eu, só a Dona Celeste", diz Milton Neves à BandNews FM

Milton Neves voltou a se emocionar ao falar de Pelé, que completa 80 anos nesta sexta-feira (23) e do Santos Futebol Clube.

Falando aos apresentadores Luiz Megale e Sheila Magalhães, Milton chegou às lagrimas ao relembrar a escalação do time do Santos nos anos 60.

"Ninguém gosta mais do Pelé do que eu, só a Dona Celeste", disse Milton, chorando.

O jornalista ainda opinou sobre os melhores jogadores de futebol em todos os tempos.

"Pelé é o primeiro, Pelé é o segundo, Pelé é o terceiro, Pelé é o quarto e Pelé é o quinto. Depois vem o Maradona, em sexto lugar", decretou Milton.

ABAIXO, PARTICIPAÇÃO DE MILTON NEVES NA BANDNEWS FM FALANDO SOBRE PELÉ, O ANIVERSARIANTE DO DIA:

 

****************************************

F1: Bottas melhora marca da manhã e lidera o dia em Portugal. Alpha Tauri de Gasly se incendeia

O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, melhorou a marca que obteve no primeiro treino livre, quando cravou 1min18s410, baixando para 1min17s940 no TL2, encerrado no começo da tarde desta sexta-feira (23) em Portimão, palco do GP de Portugal, 12ª etapa do Mundial de Fórmula 1, que acontece no domingo (25) a partir das 10h10 (de Brasília).

Se Hamilton vencer o GP de Portugal irá superar o recorde de triunfos de Michael Schumacher na Fórmula 1. Na etapa passada, o GP de Eifel, em Nurburgring (Alemanha), o britânico chegou à 91ª vitória, mesma marca do alemão

FOGO!

Com 45 minutos de pista liberada no TL2, bandeira vermelha por conta do incêndio na Alpha Tauri-Honda do francês Pierre Gasly. O piloto desceu rapidamente do carro, com o motor em chamas. A sessão ainda teve outra interrupção, esta em razão da batida entre Lance Stroll e Max Verstappen na curva1.

Neste momento, Bottas já lidera a sessão, o que se manteve até o final, e ele ratificou a boa adaptação ao circuito luso de 4.653 metros, que recebe a categoria pela primeira vez. Portugal não sedia uma etapa da Fórmula 1 desde 1996, mas a prova, na ocasião, foi realizada no Autódromo do Estorill, com vitória do canadense Jacques Villeneuve (Williams-Renault).

FERRARI MELHORA E SAINZ SOBE NA TABELA, NO FINAL DA SESSÃO

Depois de Bottas, apareceu Max Verstappen (Red Bull-Honda), com o segundo melhor tempo do TL2, mas defasado em 0s595 em relação ao finlandês da Mercedes. Lando Norris, em sua última passagem, registrou o terceiro melhor tempo com a McLaren-Renault.

A Ferrari trouxe um novo pacote aerodinâmico para a etapa portuguesa e os resultados apareceram. Charles Leclerc foi o quarto e Sebastian Vettel terminou em sexto. Entre eles, a McLaren de Carlos Sainz, em quinto. Lewis Hamilton não conseguiu abrir uma volta "limpa" no TL 2 com pneus macios e terminou na oitava colocação.

RETOMADA DOS TRABALHOS

Neste sábado (24), a partir das 8h, com uma hora de duração, começa o último treino livre. Às 11h tem início a classificação que definirá o grid da prova.

CAMPEONATO

Lewis Hamilton lidera o campeonato com 230 pontos. Valtteri Bottas, o segundo colocado, soma 161. Max Verstappen, em terceiro, soma 147. Daniel Ricciardo, que conquistou seu primeiro pódio pela Renault na etapa passada, em Nurburgring, subiu para o quarto lugar, com 78. Sergio Pérez, em quinto, tem 68 e Lando Norris fecha a lista dos seis primeiros no Mundial, com 65.

 

 

PROGRAMAÇÃO RESTANTE PARA O GP DE PORTUGAL (PORTIMÃO) - HORÁRIOS DE BRASÍLIA

SÁBADO (23)

Treino Livre 3  - 8h às 9h
Classificação – 11h

DOMINGO (25) - 10h10

Largada para o GP (66 voltas) - 1oh10 - Circuito com 4.653 metros.

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2020 DA F1:

5 de julho – GP da Áustria (Spielberg) - Vitória de Valtteri Bottas (Mercedes) - Pole de Bottas (1min02s939)
12 de julho – GP da Estíria (Spielberg) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min19s273)
19 de julho – GP da Hungria (Hungaroring) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min13s447)
2 de agosto – GP da Grã-Bretanha (Silverstone) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min24s303)
9 de agosto – GP do Aniversário de 70 anos da Fórmula 1 (Silverstone) - Vitória de Max Verstappen (Red Bull-Honda) - Pole de Bottas (1min25s154)
16 de agosto – GP da Espanha (Barcelona) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) Pole de Hamilton (1min15s584)
30 de agosto – GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min41s252)
6 de setembro – GP da Itália (Monza) - Vitória de Pierre Gasly (Alpha Tauri-Honda) - Pole de Hamilton (1min18s887)
13 de setembro - GP da Toscana (Mugello) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min15s144)
27 de setembro - GP da Rússia (Sochi) - Vitória de Valtteri Bottas (Mercedes) - Pole de Hamilton (1min31s304)
11 de outubro - GP do Eifel (Alemanha, em Nurburgring) - Vitória de Lewis Hamilton (Mercedes)Pole de Bottas (1min25s269)
25 de outubro - GP de Portugal (Portimão) - 
1º de novembro - GP da Emilia Romagna (Imola)
15 de novembro - GP da Turquia (Istambul)
29 de novembro - GP do Bahrein (Sakhir)
6 de dezembro - GP do Bahrein (Sakhir)
13 de dezembro - GP de Abu Dhabi (Yas Marina)


   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

****************************************

A estreia oficial de Pelé pelo Cosmos, com gol e soco no ar

Depois de defender o Santos Futebol Clube entre 1956 e 1974, Pelé, que está completando 80 anos nesta sexta-feira (23), retornou aos gramados norte-americanos vestindo a camisa do New York Cosmos, clube por onde atuou entre 1975 e 1977, tendo marcadoou 64 gols em 106 jogos disputados.

Abaixo, vídeo de Pelé nos vestiários do Estádio Downing, em Nova York no dia 15 de junho de 1975, quando fez sua primeira partida pelo clube novaiorquino diante do Dallas Tornado, que abriu 2 a 0.

Porém, Pelé foi aos poucos se entrosando com os novos companheiros e deu um belo passe para o primeiro gol do Cosmos, feito pelo israelense Mordechai Shpiegler. 

Depois, ele mesmo, fez de cabeça para empatar a partida, subindo com estilo e comemorando da forma tradiional, marcante, com um soco no ar.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE PELÉ NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

****************************************

Ao Podcast do Estadão, Milton Neves relembra a primeira vez em que viu Pelé e o Rei retribuiu o olhar

No Podcast do Estadão desta sexta-feira (23), Milton Neves relembrou a primeira vez que viu Pelé de perto, o Rei do Futebol que está completando 80 anos.

Então com 14 anos, na tarde de 10 de outubro de 1965, Milton foi a Ribeirão Preto assistir seu Santos derrotar o Comercial por 2 a 0, no Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos.

Muito emocionado, Milton contou que Pelé, ao pegar uma bola junto ao alambrado para cobrar um lateral, olhou rapidamente para o menino Miltinho, que viajou de Muzambinho (MG) a Ribeirão Preto (SP) em uma Kombi alugada com alguns amigos graças ao esforço de sua tia Antonia, que patrocinou o passeio.

No Podcast, além de Milton Neves, também participam Robson Morelli. editor de Esportes do Estadão, e Guilherme Nascimento, professor e pesquisador da história do Santos Futebol Clube.

ABAIXO, O PODCAST DO ESTADÃO COM A PARTICIPAÇÃO DE MILTON NEVES E GUILHERME NASCIMENTO:

 

****************************************

Abraçando o amigo internauta

De: Anderson Cheni
Para: Milton Neves


Boa noite Milton.
Só ouvi hj o que vc falou do Odinei na Band.
Seu coração é gigante, por isso mesmo vc tem milhões de fãs pelo Brasil e faz tanto sucesso.

Muito merecido.
Fico feliz demais em ver suas conquistas.
Que vc, seus filhos, noras e netos sejam cada vez mais felizes

 

De: Fábio Sinegaglia
Para: Milton Neves


Milton Neves... Sugira nas suas mídias.... Que no próximo final de semana todos os jogos tenham um minuto de aplausos antes do jogo para homenagear o #pelé80..e que todo gol seja comemorado com um soco no ar.
Abraço
Fábio Sinegaglia (o fiel teletrinsista, quando eu morrer quero ser enterrado no jazigo 5964)

 

Últimas do seu time