Obra entra em cartaz a partir do dia 28 em São Paulo e Rio de Janeiro

Obra entra em cartaz a partir do dia 28 em São Paulo e Rio de Janeiro

Foi com a presença de um grande público a pré-estreia do documentário "Miller & Fried: As Origens do País do Futebol" na última terça-feira (26) na sala 4 do Caixa Belas Artes, em São Paulo.

A obra, dirigida pelo cineasta Luiz Ferraz, que entra em cartaz no próximo dia 28 no mesmo local e também no Rio de Janeiro, coaduna as histórias de dois personagens essenciais para o futebol brasileiro: Charles Miller e Arthur Friedenreich, o primeiro, aquele que trouxe o futebol para o Brasil, e o segundo, primeiro grande craque, responsável pela paixão ao esporte no País.

Ferraz partiu das biografias de Miller e Friedenreich, escritas por John Mills e Luiz Carlos Duarte, respectivamente, mas foi além. O trabalho de pesquisa esmerado e o cuidado em sintonizar o futebol com o momento histórico da cidade de São Paulo  no final do século XIX e início do século XX, mostrando o contraste entre o futebol praticado pelos clubes tradicionais e as agremiações emergentes na várzea, tornam a obra linear e didática, permeada com uma trilha sonora absolutamente correta.

As filmagens de "Miller & Fried" começam com o depoimento do neto de Charles Miller,  Carlos Miller Júnior, em um cenário muito familiar aos paulistanos, o estádio do Pacaembu, tanto em sua área de jogo propriamente dita como no Museu do Futebol, dentro do complexo Paulo Machado de Carvalho.

Depois, os biógrafos John Mills e Luiz Carlos Duarte dominam a cena a partir de detalhes muito bem ilustrados com fotos, jogos reais e simulações de jogos e aquilo que podemos considerar a "cereja do bolo", imagens raríssimas em película que foram encontradas na França, daquele que foi o primeiro jogo de um time brasileiro na Europa, em 1925, quando o Paulistano venceu a Seleção da França por 7 a 2 em Paris, com grande atuação de Friedenreich.

Os jornalistas Celso Unzelte, Marcelo Duarte e Paulo Vinicius Coelho também participam de "Miller & Fried", trazendo informações curiosas sobre os dois personagens e jogos marcantes do período retratado no documentário de Luiz Ferraz. Clique aqui e veja entrevista com o cineasta.

O cineasta Luiz Ferraz, diretor de "Miller & Fried", Carlos Miller Júnior (neto de Charles Miller) e John Mills, biógrafo de Charles Miller. Foto: Marcos Júnior Micheletti


 

Jaime Queiroz, responsável pela montagem do filme, e o jornalista Celso Unzelte. Foto: Marcos Júnior Micheletti

 

Saguão do Caixa Belas Artes na noite da pré-estreia de "Miller & Fried". Foto: Marcos Júnior Micheletti

 

O neto de Charles Miller, Carlos Miller Júnior, Luiz Carlos Duarte (biógrafo de Arthur Friedenreich) e John Mills, biógrafo de Charles Miller. Foto: Marcos Júnior Micheletti

 

Jaime Queiroz e Marina Ballarin. Foto: Marcos Júnior Micheletti

 

Celso Unzelte e Patrícia Rodrigues. Foto: Marcos Júnior Micheletti

 

Repórter da GloboNews conversa com o cineasta Luiz Ferraz. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Os biógrafos de Friedenreich e Charles Miller, Luiz Carlos Duarte e John Mills. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

SERVIÇO:

"Miller & Fried:  As Origens do País do Futebol"

Direção: Luiz Ferraz

Estreia: 28 de julho (Caixa Belas Artes-SP e Cine Odeon-RJ)

ABAIXO TRAILER DE "MILLER & FRIED, AS ORIGENS DO PAÍS DO FUTEBOL" - OLÉ PRODUÇÕES  E MAIS FOTOS DA NOITE DE PRÉ-ESTREIA NO CAIXA BELAS ARTES

Últimas do seu time