Líder do campeonato parte na frente em Hockenheim. Foto: Scuderia Ferrari

Líder do campeonato parte na frente em Hockenheim. Foto: Scuderia Ferrari

A classificação para o GP da Alemanha neste sábado (21), 11ª etapa do Mundial de Fórmula 1, não poderia ter sido melhor para o líder do campeonato, o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que conquistou a pole e ainda viu seu rival na disputa pelo título, Lewis Hamilton (Mercedes), sofrer com um problema mecânico ainda na primeira parte da classificação.

Com pista seca, após um sábado que começou bastante chuvoso em Hockenheim, o que prejudicou o último treino livre, com poucos carros registrando voltas lançadas (Charles Leclerc com a Sauber foi o mais rápido na pista molhada), a classificação revelou-se amarga para Lewis Hamilton, com uma pane hidráulica em sua Mercedes no Q1, deixando-o de fora da disputa pela pole. Ele vai partir da 14ª colocação. O momento em que ele sofreu com o problema em sua Mercedes certamente entra para uma seleta galeria de imagens da F1, empurrando o carro e agachado, desolado, lamentando a quebra.

Com Hamilton fora do páreo, todas as atenções da Mercedes voltaram-se o #77 de Valtteri Bottas, que demonstrou ter total condição de conquistar a pole, mas foi Vettel, mais uma vez, quem roubou a cena para conquistar a posição de honra em um grid da Fórmula 1 pela 55ª vez, com 1min11s212, para delírio do público alemão no autódromo.

A marca obtida por Vettel é o novo recorde para o traçado de Hockenheim que foi adotado em 2002, após ter sofrido uma redução drástica em sua extensão, de 6.823 metros para os atuais 4.574 metros.

Bottas, que ficou a 0s204 de Vettel, partirá ao seu lado na primeira fila, enquanto a fila seguinte terá a Ferrari de Kimi Raikkönen e a Red Bull de Max Verstappen. Aliás, falando em Red Bull, por conta de troca do motor, Daniel Ricciardo partirá do fim do grid.

Mais um bom desempenho da Haas, que colocou seus dois carros no top-6 alemão, com Kevin Magnussen em quinto e Romain Grosjean em sexto. A Renault aparece em seguida, com Nico Hulkenberg em sétimo e Carlos Sainz Jr. em oitavo. 

Charles Leclerc mais uma vez mostrou velocidade para ficar com o nono posto a bordo de sua Sauber, enquanto Sergio Pérez (Force India) fecha a lista dos dez primeiros.

GRID - GP DA ALEMANHA DE F1 - HOCKENHEIM

* Daniel Ricciardo, por troca de motor, partirá em último (punido em 20 posições).

 

Bottas foi quem mais se aproximou de Vettel, o pole. Raikkönen larga em terceiro. Foto: Scuderia Ferrari

 

RETORNO DA ALEMANHA AO CALENDÁRIO

A etapa alemã não esteve presente no calendário da F1 em 2017. Em 2016, com 1min14s363, Nico Rosberg (Mercedes) foi o pole, mas a vitória foi do seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Na sequência, os dois carros da Red Bull, com Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Rosberg terminou em quarto.

PROGRAMAÇÃO PARA O GP DA ALEMANHA - HOCKENHEIM (HORÁRIOS DE BRASÍLIA)

DOMINGO (22)

Largada: 10h (67 voltas)


CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

 

Últimas do seu time