Dupla brasileira terminou a 10ª etapa em terceiro e segue na frente pela categoria SxS. Foto: Marcelo Machado de Melo/photosdakar.com

Dupla brasileira terminou a 10ª etapa em terceiro e segue na frente pela categoria SxS. Foto: Marcelo Machado de Melo/photosdakar.com

Após a parada não prevista de um dia na 40ª edição do Rally Dakar, em função do mau tempo na Bolívia, a competição continuou na terça-feira (16) para a 10ª etapa, no trecho ceonometrado de 372 quilômetros compreendido entre Salta e Belén, cidades argentinas.

A dupla brasileira Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick X3), que compete nos SxS (antes chamados de UTVs), depois de várias vitórias consecutivas, terminou a 10ª etapa na terceira colocação, após terem enfrentado alguns problemas no carro. Primeiro, na bomba de combustível, que só foi sanado quando a mesma esfriou e o carro, que havia parado, voltou a dar partida.

Depois, um rolamento no eixo-cardã, que fez com que a dupla tivesse de andar em 4x2. Ainda assim, seguem na liderança da competição, mas com menos vantagem (48min12s) para os agora vice-líderes, o francês Patrice Garrouste e o suíço Steven Griener (Polaris), que venceram a disputa da terça-feira. 

Garrouste e Griener fecharam a etapa em 6h37min07s, 1h09min30s antes dos peruanos  Juan Carlos Uribe Ramos e Javier Uribe Godoy, que concluíram em segundo lugar e caíram para o terceiro lugar na classificação geral.

"A palavra de ordem é cautela, já que qualquer contratempo pode colocar tudo em risco", disse o paulista Reinaldo Varela. O catarinense Gustavo comunga da mesma opinião do piloto: "É hora de competir com estratégia e muita consciência, sem deixar os concorrentes escaparem. Eles vão arriscar, já que não têm nada a perder", enfatizou Gugelmin.

FASE FINAL DO RALLY DAKAR

Oa competidores do Dakar/2018 partem agora para as quatro últimas etapas. Nesta quarta-feira (17), a caravana enfrentará 280 quilômetros cronometrados e mais deslocamentos de 466 quilômetros, entre Belén e Chilecito, em terras argentinas.

CLASSIFICAÇÃO - CATEGORIA SXS - SITE OFICIAL DO RALLY DAKAR

 

 

 

CARROS

O piloto francês Stéphane Peterhansel e seu navegador Jean Paul Cottret, também francês, voltaram a vencer. A bordo do Peugeot 3008 DKR eles fecharam a 10ª etapa com o tempo de 4h43imin46s, 13min07 à frente dos espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz, que competem com o mesmo equipamente e termnaram em terceiro lugar, e seguem na liderança geral, mas com a vantagem menor em relação à etapa anterior, agora em 50min35s. Peterhansel e Cottret, que perderam quase duas horas na 7ª etapa por conta de uma quebra na suspensão traseira, tentam retomar a dianteira do Dakar, e conseguirão se mantiverem esta média de vantagem de 13 minutos para os espanhóis nos quatro dias restantes.

MOTOS

Nas duas rodas, vitória do austríaco Matthias Walkner (KTM), que cumpriu o percurso em 4h52min26s, 11min35s antes do chleno Pablo Quintanilha (Husqvrna), o segundo colocado.

A vitória nesta 10ª etapa colocou Walkner na liderança geral entre as motos, mostrando uma vez mais que a disputa permanece absolutamente indefinida, ainda que ele tenha uma boa margem, de 39min42, sobre o segundo colocado, o espanhol Joan Barreda Bort (Honda).

A baixa entre as motos foi de um dos favoritos ao título, o francês Adrien Van Beveren (Yamaha) sofreu uma queda no trecho final, restando pouc mais de três quilômetros. Ele foi removido de helicóptero com fratura na clavícula, lesões no tórax e na coluna.

QUADRICICLOS

O brasileiro Marcelo Medeiros terminou a etapa em quinto lugar e subiu para o quarto lugar geral nos quadriciclos. A vitória na etapa foi do argentino Nicolas Gavigliasso (terceiro no geral). A liderança segue com o chileno Ignacio Casale, que foi o terceiro desta 10ª etapa.

CAMINHÕES

A vitória foi do trio Genugten/Kinderen/Willemsen (Iveco), O trio argentino Villagra/Torlaschi/Yacopini, também com Iveco, terminou o dia na segunda posição e reduziu a desvantagem (24min44s) para os ainda líderes, os russos Nikolaev/Yakovlev/Rybacov (Kamaz), 

ROTEIRO RESTANTE PREVISTO PARA O 40º RALLY DAKAR:

17/1/2018 - 11ª etapa
Belén / Fiambalá / Chilecito (Argentina)
Deslocamento: 466 km
Especial (trecho cronometrado): 280 km
Total do dia: 746 km

18/1/2018 - 12ª etapa
Fiambalá / Chilecito / San Juan (Argentina)
Deslocamento: 269 km
Especial (trecho cronometrado): 522 km
Total do dia: 791 km

19/1/2018 - 13ª etapa
San Juan / Córdoba (Argentina)
Deslocamento: 559 km
Especial (trecho cronometrado): 368 km
Total do dia: 927 km

20/1/2018 - 14ª etapa
Córdoba / Córdoba (Argentina)
Deslocamento: 165 km Especial (trecho cronometrado): 119 km
Total do dia: 284 km.

TOTAL DE DESLOCAMENTOS: 4.464 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.329 km
TOTAL DA PROVA: 8.793 km

 



  

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time