Brasileiros estão com mais de 40 minutos de vantagem entre os SxS. Foto: Daniel Halac/photosdakar.com

Brasileiros estão com mais de 40 minutos de vantagem entre os SxS. Foto: Daniel Halac/photosdakar.com

Após enfrentarem problemas mecânicos na etapa anterior, com a bomba de combustível e na tração do Can-Am Maverick X3, mas que foram solucionados durante a Especial, a dupla brasileira Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin segue na liderança da categoria SxS.

Eles cumpriram a 11ª etapa da 40ª edição do Rally Dakar, nesta quarta-feira (17), na segunda colocação, 3min39s atrás dos vencedores, o duo formado pelo francês Patrice Garrouste e o suíço Steven Griener, que competem com um UTV Polaris, que na classificação geral ocupam a vice-liderança, 44min33s atrás dos brasileiros.

CLASSIFICAÇÃO - CATEGORIA SXS - SITE OFICIAL DO RALLY DAKAR (CINCO PRIMEIROS COLOCADOS)

 

Restando três dias para ao término da competição, a cararvana do Dakar parte de Fiambalá nesta quinta-feira (18) para alcançar San Juan, ambas cidades argentinas, em um longo trecho cronometrado de 522 quilômetros, maior desta edição do Dakar. Além disso, os competidores terão deslocamentos de 269 quilômetros, totalizando 791 quilômetros no total do dia. Motos e quadriciclos estarão fora da disputa. A organização decidiu pela ausência das duas categorias por motivo de segurança.

CARROS

Claramente administrando a vantagem, agora de 1h00min45s sobre a dupla Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret, o dueto formado pelos espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz (Peugeot), concluiu a 11ª etapa na terceira colocação. A vitória no dia foi de Bernhard Ten Brinke e Michel Perin, que competem com Toyota.

Peterhansel e Cottret, que estão em segundo no geral, chegaram em quarto lugar, defasados em apenas dez segundos em relação aos espanhóis.

MOTOS

Mesmo terminando a 11ª etapa em quinto lugar, o austríaco Matthias Walkner (KTM) segue na liderança entre as motos. A vitória da etapa foi do australiano Toby Price, também da KTM.

Agora, na classificação geral, Walkner tem exatos 32 minutos de vantagem para o argentino Kevin Benavides (Honda), que terminou esta jornada em segundo lugar.

Pryce, por sua vez, está em terceiro no geral, 39min17s atrás do líder Walkner.

ABANDONO DE UM FAVORITO

A baixa na etapa foi do espanhol Joan Barreda Bort (Honda), que ocupava a segunda colocação geral e estava cotado entre os favoritos ao título do Dakar.

QUADRICICLOS

O brasileiro Marcelo Medeiros foi o sexto colocado na etapa e perdeu uma posição na classiicação geral, caindo do quarto para o quinto lugar. A vitória foi do argentino Nicolas Gavigliasso, repetindo o triunfo da etapa anterior. Ele ainda é o vice-líder geral, atrás do chileno Ignacio Casale, que tem 1h34min13s de vantagem.

CAMINHÕES

Depois de "marcação cerrada", os argentinos Villagra/Torlaschi/Yacopini  assumiram a liderança geral entre os caminhões. Eles terminaram a etapa em segundo lugar, mas com mais de 40 minutos de margem para os russos Nikolaev/Yakovlev/Rybacov (Kamaz), que agora estão na vice-liderança, com pouco mais de 16 minutos de defasagem.

A vitória na 11ª etapa foi do trio formado pelos bielorrusos Viazovich/Haranin/Zhyhulin, que estão em terceiro no geral entre os caminhões, com pouco mais de 3 horas e 22 minutos atrás do trio argentino.

ROTEIRO RESTANTE PREVISTO PARA O 40º RALLY DAKAR:

18/1/2018 - 12ª etapa
Fiambalá / Chilecito / San Juan (Argentina)
Deslocamento: 269 km
Especial (trecho cronometrado): 522 km
Total do dia: 791 km

19/1/2018 - 13ª etapa
San Juan / Córdoba (Argentina)
Deslocamento: 559 km
Especial (trecho cronometrado): 368 km
Total do dia: 927 km

20/1/2018 - 14ª etapa
Córdoba / Córdoba (Argentina)
Deslocamento: 165 km Especial (trecho cronometrado): 119 km
Total do dia: 284 km.

TOTAL DE DESLOCAMENTOS: 4.464 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.329 km
TOTAL DA PROVA: 8.793 km

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time