Escrevo de Upper East Side, Nova York.

Sabiam que a “famosa” TV Play de Lulinha agora é a TV Walter Abrahão, o saudoso e icônico narrador da TV Tupi?

Os canais da TV Walter Abrahão em cada operadora

Como quase todo mundo, eu não sabia.

E soube por uma “coincidência geográfica”.

Dois dias antes de vir aqui para Nova York, tive o prazer de conhecer Walter Abrahão Filho, o Valtinho, primogênito do célebre locutor do “OxO” (ocho) e do “Ele” (Pelé).

Foi no Rancho 53 da Castello Branco. Eu com minha família e ele com o menino “Walter Abrahão III”.

Walter Abrahão III e Valtinho: neto e filho de Walter Abrahão, respectivamente

E ele me contou da sua nova “TV Walter Abrahão”, ex-TV Play, tão comentada - e mal.

Até pediu “para esperar”, mas “contou para mim eu conto mesmo”.

Até porque é uma notícia “alvissareira” que pode alavancar empregos e que faz grande homenagem a uma das figuras mais importantes da história da TV esportiva do Brasil.

E Valtinho me contou mais, com detalhes, da grande e maior decepção de seu pai quando figura especialista em lobby quase puxou o tapete do então sólido Diretor de Esportes da TV Tupi tempos antes do “falecimento” da primeira TV do Brasil, obra de Assis Chateaubriand.

Mas o lobista não apenas sequer obteve êxito em derrubar Walter Abrahão como também teve suas pernas “arrancadas” e puxadas da mesa do então Diretor de Esportes da emissora nos “Altos do Sumaré”.

É que a figura havia se apoderado da sala de Walter Abrahão, colocando os pés em cima da mesa e anunciando a Geraldo Bretas, José Goes, Sérgio Baklanos, Gerdy Gomes e outros que “a comunicação oficial de minha nomeação chegará mais tarde”.

Foi o que bastou para o também saudoso Ely Coimbra puxar as pernas do intruso, com a equipe enxotando o antiético do “aquário” do Departamento de Esportes da TV Tupi.

E Valtinho disse mais: “E você acredita que tempos depois, em um estúdio esportivo, eu estava ao lado de meu pai e o mesmo puxador de tapete, hipócrita, abraçou o velho chamando-o de ‘Grande Walter Abrahão’? Meu pai ficou enojado, eu também, mas, sempre educado, o velho aceitou o ‘abraço de Judas’”, completou.

E Walter Abrahão morreu também decepcionado com Pedro Luiz Paoliello.

É que, em 1963, quando do segundo jogo da decisão do verdadeiro Mundial de Clubes, entre Santos 4 x 2 Milan, no Maracanã, o titular da Rádio Tupi, poderoso, tirou o som de Walter Abrahão da transmissão e colocou sua própria narração, tanto na rádio quanto na TV Tupi.

Mas são águas passadas.

O importante é que realmente seja perpetuada a marca “Walter Abrahão” em um prefixo que agora realmente merece fazer sucesso.

Ave, Walter Abrahão.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE WALTER ABRAHÃO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

A carteirinha da ACEESP do histórico Walter Abrahão

 

Wenceslau Mariani, o Lau, corta o cabelo de Geraldo Bretas durante o Clube dos Artistas, da Tupi. Na imagem, também estão o saudoso Airton Rodrigues, Walter Abrahão e Lolita Rodrigues

 

Festa do 34º aniversário da Aceesp em dezembro de 1975. José Goes, Walter Abrahão e Braga Júnior

 

Em 24 de agosto de 2010, minutos antes de entrarem para gravar o SP Esporte da TV Assembléia, Walter Abrahão e Milton Neves relembraram ótimas histórias do futebol. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

Walter Abrahão, à esquerda, e Paulo Machado de Carvalho, à direita, juntos, em 17 de dezembro de 1970

 

Da esquerda para a direita temos Luiz Noriega, Orlando Duarte, Manoel Cristino, Walter Abrahão e o ex-presidente do Corinthians Vicente Matheus. Reparem também que já naquele tempo a propaganda estava inserida no contexto das mesas redondas esportivas

 

Em 1962, durante a Copa do Chile, Walter Abrahão, Luiz Noriega, Milton Camargo (de boné) e Haroldo Fernandes (de cabelo escovinha) entrevistaram o célebre Di Stéfano, que não disputou o Mundial por causa de uma lesão

 

 

Grandes jornalistas que fizeram história na crônica brasileira reunidos com Vicente Feola. Em sentido horário temos Manoel Cristino, Walter Abrahão, Waldemar Marchetti, Antonio Guzman, Edson França, então na "A Gazeta Esportiva", e Vicente Feola

 

Da esquerda para a direita, nos estúdios da saudosa TV Tupi: Gerdi Gomes, José Goes e Walter Abrahão  

 

 

Da esquerda pra direita, no dia oito de junho de 1958: Ávila Machado, Kaled Cury e Walter Abrahão, das inesquecíveis Rádio e TV Tupi

 

Milton Camargo, Pedro luiz e Walter Abrahão: faziam parte da inesquecível equipe 1040 da Rádio Tupi

 

Walter Abrahão (centro), recebendo o Troféu Imprensa do jornalista Arlindo Silva (esquerda), acompanhado pelo excelente Silvio Santos

 

Nos anos 70 e em 24 de agosto de 2010

**************************************************************************

Valdomiro, ídolo colorado com 192 gols, completa 74 anos

O ex-ponta-direita Valdomiro Vaz Franco, recordista de jogos pelo Sport Club Internacional (mais de 800 partidas, com 192 gols marcados), completa 74 anos nesta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020.

Catarinense de Criciúma, onde reside, Valdomiro mantém o Centro Esportivo Valdomiro, com uma escolinha de futebol.

Ele foi revelado pela equipe do Comerciário, depois chamado de Criciúma, e chegou ao Beira-Rio em 1968, participando, inclusive, do jogo inaugural do Beira-Rio, em 6 de abril de 1969, quando o Inter venceu a equipe portuguesa do Benfica por 2 a 1.

Dez vezes campeão gaúcho pelo Inter, Valdomiro foi titular do Inter nos três títulos brasileiros da equipe gaúcha, em 1975, 1976 e 1979.

Foi dele o cruzamento para o histórico gol de Figueroa, o "Gol Iluminado", no primeiro campeonato brasileiro colorado, em 1975, diante do Cruzeiro, no Beira-Rio.

Em 1976 foi fundamental no jogo que decidiu o bicampeonato brasileiro do Inter, contra o Corinthians, também no Beira-Rio. Ele cobrou a falta do primeiro gol. A bola bateu na barreira e Dario marcou de cabeça. O segundo foi do próprio Valdomiro, cobrando falta. A bola bateu na travessão da meta do goleiro Tobias e acabou entrando.

Também jogou pela seleção brasileira. Titular do time de Zagallo na Copa de 1974, na Alemanha, foi fundamental na primeira fase, quando marcou o terceiro gol na partida diante do Zaire, que classificou a seleção para a fase seguinte.

Jogou pela equipe colombiana do Milionários entre 1980 e 1981, para retornar ao Inter em 1982, onde encerrou sua carreira, aos 36 anos.

Em 14 de dezembro de 2015, Valdomiro falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo, a Marcos Júnior Micheletti, sobre os 40 anos da conquista do Brasileirão e sua brilhante carreira.

CLIQUE ABAIXO E OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA COM VALDOMIRO:

 O Internacional, campeão brasileiro de 1979. Em pé: João Carlos, Benitez, Mauro Pastor, Falcão e Claudio Mineiro. Agachados: Valdomiro, Jair, Bira, Batista e Mário Sérgio. Foto: Divulgação

 

 Seleção Brasileira na Copa de 1974, na Alemanha. Equipe que terminou a competição em quarto lugar. Em pé, da esquerda para a direita: Zé Maria, Leão, Marinho Perez, Alfredo, Paulo Cesar Carpegiani, Marinho Chagas e Admildo Chirol (preparador físico). Agachados: o massagista Mário Américo, Valdomiro, Ademir da Guia, Jairizinho, Rivellino, Dirceu e Nocaute Jack. Foto: Revista "O Mundo do Futebol".

 

 Local mais familiar para Valdomiro no Beira-Rio: a ponta-direita, dominando a bola, partindo para o ataque,. A imagem é de 1979. Atrás, o goleiro do Inter, Benitez. Foto: Revista Placar

 

No duelo entre Santos e Inter, Valdomiro enfrentou Pelé. Foto: vamovamointer.com

 

Dia de festa no Beira-Rio, em 2014. Kledir, Valdomiro e Kleiton. O ex-atacante colorado com a dupla gaúcha em 5 de abril de 2014, dia da reinauguração do Beira-Rio, em Porto Alegre. Foto: Victor Hugo/arquivo pessoal de Kledir Ramil

 

Primeiro título conquistado por Valdomiro no Inter foi o Gauchão de 1969, um ano após chegar ao Beira-Rio. Foto: memoriadointer.blogspot.com.br

 

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE VALDOMIRO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?", COM UMA AMPLA GALERIA DE FOTOS

 

**************************************************************************

F1: Williams mostra seu FW43 com objetivo de não ser "lanterna" novamente

A Williams apresentou seu novo carro nesta segunda-feira (17), o FW43, modelo com o qual busca não repetir a "lanterna" no Mundial de Fórmula 1, o que aconteceu na temporada passada, quando obteve um único ponto, com o demitido Robert Kubica (atualmente reserva na Alfa Romeo).

Primeiro, por meio de seu site e redes sociais, o time britânico mostrou algumas fotos. Depois, imagens do carro na pista de Barcelona, onde passou por um shakedown. 

Sem grandes novidades aerodinâmicas, com um bico mais largo do que os concorrentes apresentaram na semana passada, o modelo tem no branco a cor predominante, com detalhes em azul e laterais e asa traseira em vermelho, exibindo o principal patrocinador (ROKiT).

A dupla que conduzirá o FW43 nas 21 etapas confirmadas do campeonato será formada pelo britânico George Russel (que iniciará sua segunda temporada pelo time de Frank Williams) e o estreante canadense Nicholas Latifi. A unidade propulsora segue sendo da Mercedes.

George Russel conduziu a FW43 para algumas voltas nesta segunda-feira em Barcelona. Foto: ROKiT Williams Racing

BREVE HISTÓRICO

No circo da F1 desde 1977, a Williams soma nove títulos de contstrutores e sete de pilotos, um deles do brasileiro Nelson Piquet, em 1987. Além de Piquet, também conquistaram títulos pela Williams: Alan Jones (1980); Keke Rosberg (1982); Nigel Mansell (1992); Alain Prost (1993); Damon Hill (1995) e Jacques Villeneuve (1997). A última das 114 vitórias aconteceu no GP do Brasil de 2004, em Interlagos. O feito coube ao colombiano Juan Pablo Montoya, que largou em segundo lugar. 

PRÉ-TEMPORADA E ABERTURA DO CAMPEONATO

Duas baterias, de três dias cada, estão marcadas com início nesta semana, inicialmente entre os dias 19  21 e, depois, de 26 a 29 de fevereiro. A abertura do Mundial será em 15 de março, com o GP da Austrália, em Melbourne, que no ano passado teve amplo domínio da Mercedes, com vitórria de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton (o pole) terminando em segundo lugar. Max Verstappen (Red Bull) completou o pódio.

ALGUNS DOS NOVOS CARROS PARA A TEMPORADA DE 2020 DA F1

FERRARI: Clique aqui e veja o novo carro do time de Maranaello, a SF1000.

RED BULL: Clique aqui e veja o novo carro do time austríaco, o RB16.

RENAULT: Clique aqui e veja os primeiros esboços do carro da equipe francesa, o R.S.20.

MCLAREN: Clique aqui e veja o novo carro do time de Woking, o MCL35.

MERCEDES: Clique aqui e veja o carro da Mercedes para 2020, o W11 EQ Performance.

ALPHATAURI: Clique aqui e veja o carro da ex-Toro Rosso, o AT01.



   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL 

 



**************************************************************************

Criatividade em baixa? Projetistas parecem trocar desenhos por grupo de WhatsApp...

Dizem que a imaginação dos cancerianos é grande.

Os astrólogos atestam que a Lua, seu astro regente, é a culpada por isso.

Sou canceriano.

Tive a curiosidade de pesquisar meu mapa astral e também fiz uma consulta (impressionante) com um astrólogo védico, indicação de uma amiga.

Não sou um canceriano "comum".

Quando nasci, além do Sol, a própria Lua, Marte e Júpiter também estavam estacionados nos limites do caranguejo zodiacal.

Vim ao mundo de parto normal em uma Lua Nova, algo que segundo o tal astrólogo é um fato raro. Os nascimentos são muito mais numerosos na Lua Cheia, e isso tem a ver com as marés mais altas, que também influenciam no sobe e desce dos líquidos femininos.

Nadei contra a maré, no caso, baixa.

Nem vou entrar em detalhes sobre Vênus em Gêmeos às 11h55 daquele domingo, 17 de julho, posição planetária nitroglicerínica que me traz problemas amorosos desde minha primeira paixão, precoce, pela menina mais encrencada da escola, no 1º ano do Primário...

Cabelos desgrenhados, brava como uma onça.

Uma precursora real da ficcional Juma Marruá, a irascível personagem de Cristiana Oliveira na memorável novela "Pantanal".

Faço o preâmbulo para entrar no meu assunto favorito: corridas de carros.

Dois dos meus brinquedos favoritos na infância me tornavam um projetista de carros de Fórmula 1: os "Pinos Mágicos", ainda fabricados, e o "Poli", versão raiz que precedeu o gourmetizado "Lego".

Da minha lavra pueril saíram umas traquitanas até que bem arrumadas.

Tanto os "Pinos Mágicos" quanto o "Poli" eram brinquedos baratos, muito mais acessíveis que o contemporâneo "Lego", este que parece somente ao alcance das crianças brasileiras que viajam hoje para a Disney, mesmo com o dólar nas alturas...

 "Pinos Mágicos" e "Poli", ferramentas úteis para um projetista de carros na infância. Fotos: Reprodução

Nos anos 70, início dos 80, os projetistas pareciam querer "inventar a roda", e os carros eram muito diferentes entre si.

Meu piloto favorito, o saudoso Vittorio Brambilla, aprontava poucas e boas a bordo de sua linda March cor de laranja que tinha um aerofólio dianteiro que mais parecia a pá de uma escavadeira virada para baixo.

Na mesma época, a Ferrari (de Lauda e Regazzoni) tinha uma asa à frente em uma única lâmina, enquanto a Tyrrell (de Scheckter Depailler), ainda que tivesse um bico semelhante à March de Brambilla, causava frisson com as seis rodas em seu icônico modelo P34.

Projetistas arriscavam muito... A March de Brambilla com seu aerofólio dianteiro em forma de pá de escavadeira invertida, a Ferrari de Lauda com uma única lâmina de asa à frente e a icônica Tyrrel de seis rodas de Scheckter. Fotos: Divulgação

As silhuetas dos carros também eram muito diferentes, afinal, com a liberdade mecânica existente (motores de 8, 10 e 12 cilindros), precisavam de menos ou mais espaço para serem acoplados nos chassis, bem como diferentes dimensões de tanques de combustível, pois o consumo do derivado fóssil era muito distinto.

Em uma época em que pouco se falava em "túnel de vento" e o computador era um sonho distante para substituir o suor sobre as pranchetas, o que valia mesmo era ter um motor potente. 

Por isso, o projetista que conseguisse o chamado "pulo do gato" no desenho do carro saía na frente.

Porém, hoje, parece que basta colocar as informações do regulamento em um sofisticado programa de computador para que o desenho do carro esteja pronto.

Claro, estou exagerando. Os motores tem tamanhos diferentes, tem os escapes, a distribuição de peso, o horrendo e pouco eficaz halo. Assim, tudo precisa ser calculado por uma cabeça pensante, além do que é pretensamente elaborado pelo computador.

Por isso, a impressão que dá, toda vez que um novo carro de F1 é lançado, como aconteceu nesta semana com Ferrari, Red Bull, McLaren, Mercedes e AlphaTauri (ex-Toro Rosso),  é  a de que os projetistas tem um grupo no WhatsApp e ficam trocando "figurinhas", e que nenhum deles quer ser o "ponto fora da curva" e fazer algo diferente.

Parece mesmo que o nível de sofisticação do desenho dos carros chegou a um limite que impede isso.

Neste ano deu a impressão que todos os projetistas combinaram fazer bicos mais estreitos...

A última grande revolução que vi, algo que realmente surpreendeu em termos aerodinâmicos, foi o aerofólio em forma de "Prestobarba", ou "Dentes de Sabre" da Williams, em 2004.

Eu, se tivesse seguido minha pretensa vocação de projetista de carros de F1 com meus "Pinos Mágicos" e "Poli", sairia do grupo do WhatsApp e faria algo para ruborizar o geminiano Gordon Murray, meu projetista favorito, que hoje toca seu estúdio de design na Inglaterra.

Mesmo que o carro fosse o último do grid...

E pintaria uma Lua Cheia e um caranguejo no bico.

Tenho certeza que daria sorte!

A Williams do colombiano Juan Pablo Montoya em 2004 foi a última grande novidade em termos de desenho nos carros da Fórmula 1. Aerofólio dianteiro tinha forma de "Presobarba". Foto: Divulgação


 

ALGUNS DOS NOVOS CARROS PARA A TEMPORADA DE 2020 DA F1

FERRARI: Clique aqui e veja o novo carro do time de Maranaello, a SF1000.

RED BULL: Clique aqui e veja o novo carro do time austríaco, o RB16.

RENAULT: Clique aqui e veja os primeiros esboços do carro da equipe francesa, o R.S.20.

MCLAREN: Clique aqui e veja o novo carro do time de Woking, o MCL35.

MERCEDES: Clique aqui e veja o carro da Mercedes para 2020, o W11 EQ Performance.

ALPHATAURI: Clique aqui e veja o carro da ex-Toro Rosso, o AT01.



   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 **************************************************************************

Live do Terceiro Tempo: Qual o clube que mais decepciona neste início de temporada?

São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional, Bahia, Sport, Botafogo, Vasco da Gama... São muitos os candidatos.
 
Por isso, a Live desta segunda-feira, 17, pergunta: Qual o time tem desapontado mais seus torcedores neste início de temporada?
 
Os votos se diviriram e até os apresentadores Lucas Reis e Frank Fortes divergiram sobre a questão.
 
Além da pergunta dia, o programa ainda tratou dos resultados dos jogos do fim de semana pelos estaduais.
 
A Live pode ser acompanhada em três plataformas: pelo Facebook e pelo Instagram do Terceiro Tempo, e pelo Canal Oficial do Milton Neves, no Youtube.
 
Confira a íntegra:

 

**************************************************************************

Ao sabor do vento...

Toda vez que começo a escrever uma croniquinha, preciso, de cara, definir o título.

É o fio da meada.
 
Nem sempre sei como o danado do texto vai terminar...

Os personagens parecem ganhar vida própria - e eu, de protagonista -, passo a coadjuvante.

Não, não é nada paranormal ou de ordem espiritual, embora eu transite bem nas duas áreas.

Vou sendo levado, ao sabor do vento...

De fato, sem falsa modéstia, nem são croniquinhas.

Sou bom no meu ofício favorito: escrever.

Escrever é um desafogo.

É como marcar um gol pelo Corinthians no lindo Pacaembu contra o São Paulo com a camisa da Democracia Corintiana ou receber a bandeira quadriculada em primeiro lugar no GP de Mônaco de F1, de Ferrari.

É desforra, desejo de vingança.

Entrelinhas e metáforas podem ser a solução para aquilo que ficou engasgado, sobretudo quando se atinge o alvo.

Principalmente quando há certeza de que a carapuça serviu direitinho.

Como uma luva.

Um par de luvas absolutamente simétricas.

Perfeita simetria.

Esta tem endereço certo, precisamente apontada com GPS: Sergio Pérez.

O bom piloto mexicano que hoje parece estar tocando sua carreira na Fórmula 1 ao sabor do vento.
 
Gosto desta expressão, ao sabor do vento.
 
Depois de aparecer bem em sua temporada de estreia, em 2011, teve uma evolução consistente em 2012 (com o primeiro pódio), ambas pela Sauber, e ganhou uma oportunidade de ouro ao assinar com a McLaren para 2013.
 
Porém, no time de Woking, foi eclipsado por  Jenson Button.
 
Levou uma sova no Mundial de Pilotos com apenas 49 pontos contra 73 do britânico campeão de 2009.
 
Assim, não renovou para o ano seguinte com o "filé mignon" da McLaren e teve de encarar a "carne de segunda" da Force India.
 
Continua por lá (o nome mudou para Racing Point desde a metade de 2018) e vai para mais uma temporada sem grandes pretensões.
 
Vai levando sua carreira, outrora promissora, como quem cumpre uma jornada burocrática de trabalho, das 9h às 18h com uma hora de almoço.
 
Ao sabor do vento...
 
Nada de errado nisso, mas para um piloto de Fórmula 1 é preciso um pouco mais de ambição.
 
Sobretudo quando há talento na parada, caso de Pérez.
 
Uma pena. 
 
ABAIXO, "AO SABOR DO VENTO", MÚSICA DE KLEITON & KLEDIR QUE ME INSPIROU PARA A CRÔNICA, QUE ME DEU O "FIO DA MEADA". 

 
 



**************************************************************************

Olhos no retrovisor. Há um ano, com domínio da Ferrari, começava a pré-temporada da F1

Há exatamente um ano, em 18 de fevereiro de 2019, as equipes iniciavam os trabalhos da pré-temporada Fórmula 1 em Barcelona, no circuito de Montmeló, mesmo local em que nesta quarta-feira (19) os times se reúnem para o primeiro dia dos treinos visando o ano de 2020.

Na ocasião, com Sebastian Vettel andando nos dois períodos, a Ferrari ocupou o topo da tabela. O tetracampeão cumpriu 169 voltas pelo traçado catalão de 4.655 metros e fez, na melhor delas, 1min18s161, no período da manhã. Carlos Sainz Jr, com a McLaren, foi quem chegou mais perto do alemão, com 1min18s558.

Romain Grosjean, com a Haas-Ferrari, ficou em terceiro. O francês enfrentou uma pane pela manhã, na bomba de óleo, e o time demorou para devolvê-lo à pista, o que foi feito apenas na hora final do trabalho vespertino. Ele fez seu giro mais rápido em 1min19s159. A Haas acabou sendo a equipe com menos voltas completadas no dia, 65.

Max Verstappen, com a Red Bull-Honda, ficou em quarto Depois da quinta posição no período matutino, o holandês assinalou 1min19s426 à tarde, dando pistas de que a nova parceria do time austríaco com a Honda deve mantê-la entre as primeiras colocadas em 2019. Tão bom quanto o desempenho consistente do novo RB15 foi o fato de que o motor passou incólume, sem apresentar nenhuma pane, algo habitual em outras ocasiões, seja pela McLaren (entre 2015 e 2017) ou pela Toro Rosso no ano passado. Verstappen, único que andou com a Red Bull nesta segunda-feira foi o segundo que mais voltas completou, 128.

Kimi Raikkönen, ex-piloto da Ferrari, que agora compete pela Alfa Romeo, terminou o dia na quinta colocação, cravando 1min19s462. Aliás, interessante observar que os três primeiros colocados tem carros equipados com motor Ferrari.

A Toro Rosso, a outra equipe que compete com motores Honda, a exemplo da Red Bull, fechou o top-6, tendo sempre andado com o russo Daniil Kvyat nos dois periodos. Ele completou 77 voltas, fazendo 1min19s6464 na melhor delas. Depois dele, em sétimo, apareceu o mexicano Sergio Pérez, com a Racing Point (ex-Force India). 

E A CAMPEÃ?

A Mercedes repetiu sua rotina de primeiros trabalhos de pré-temporada, optando por testar com compostos mais duros e ganhar quilometragem. Assim, nem Bottas, que treinou pela manhã, nem Hamilton, que guiou o W10 pela tarde, figuraram entre os mais rápidos. Bottas fez o oitavo tempo e Hamilton o nono.

MAS A MERCEDES...

Apesar de não ter forçado no começo da pré-temporada de 2019, a Mercedes reinou absoluta e fechou o ano com seu sexto título consecutivo de pilotos (com Hamilton) e entre os construtores.

RENAULT NA "LANTERNA"

A Renault estreou o R.S.19 com seus dois pilotos. Nico Hulkenberg andou pela manhã e Daniel Ricciardo estreou pelo time amarelo e preto à tarde. O alemão ficou em décimo e o australiano em 11º, separados por apenas 0s003.

AUSÊNCIA

Das dez equipes inscritas no Mundial, apenas a Williams, última colocada entre os construtores em 2018, não levou seu carro à pista no primeiro dia de trabalhos. O time de Grove atrasou na conclusão do FW42.

 1º DIA DE TREINOS DA PRÉ-TEMPORADA DA F1 (COMBINADO, MANHÃ E TARDE) - 18/02/2019

Agora pela Alfa Romeo, o finlandês Kimi Raikkönen ficou em quinto lugar. Foto: Alfa Romeo Racing

 

A Red Bull, agora impulsionada pela Honda, teve um bom dia de trabalho em Montmeló. Verstappen terminou em quarto. Foto: Red Bull Racing

 

Coube ao mexicano Sergio Pérz a tarefa de levar a Racing Point (ex-Force India) à pista nesta segunda-feira. Foto: Reprodução/SportPesa Racing Point F1 Team

 

A McLaren-Renault de Carlos Sainz. O espanhol estreou em "casa" com a MCL34 e foi o segundo colocado. Foto: McLarenF1

 

A Mercedes testou com Bottas pela manhã (foto) e à tarde com Hamilton, optando pelos compostos mais duros da Pirelli nos dois períodos. Foto: Mercedes-AMG F1

A Toro Rosso andou em bom ritmo e Kvyat foi o sexto colocado, com o tempo obtido à tarde. Foto: Toro Rosso

 

A Haas fez a apresentação oficial do modelo VF-19 poucos minutos antes do início do treino matutino. Seus dois pilotos, Romain Grosjean e Kevin Magnussen posaram ao lado do carro preto e dourado. Grosjean foi o único a testar e ficou em terceiro. Foto: Haas F1 Team

 

A SF90 de Vettel. Novo carro da Ferrari foi o que mais voltas completou neste primeiro dia de testes em Barcelona. Foto: Scuderia Ferrari

 

A Renault testou com Hulkenberg (foto) pela manhã e com Ricciardo à tarde. Foto: Renault F1 Team

 

 

ALGUNS DOS NOVOS CARROS PARA A TEMPORADA DE 2020 DA F1

FERRARI: Clique aqui e veja o novo carro do time de Maranaello, a SF1000.

RED BULL: Clique aqui e veja o novo carro do time austríaco, o RB16.

RENAULT: Clique aqui e veja os primeiros esboços do carro da equipe francesa, o R.S.20.

MCLAREN: Clique aqui e veja o novo carro do time de Woking, o MCL35.

MERCEDES: Clique aqui e veja o carro da Mercedes para 2020, o W11 EQ Performance.

ALPHATAURI: Clique aqui e veja o carro da ex-Toro Rosso, o AT01.

WILLIAMS: Clique aqui e conheça o carro da equipe britânica, o FW43

RACING POINT. Clique aqui e confira as imagens do novo carro da equipe rosa, o RP20



   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE



**************************************************************************

No "Cara a Tapa", de Rica Perrone, Milton Neves decreta: "Tite tem que sair"

O jornalista Milton Neves foi o convidado desta semana do programa “Cara a Tapa”, do canal de Rica Perrone no Youtube (CLIQUE AQUI E CONHEÇA). No bate-papo de aproximadamente 1h, Milton falou sobre muitos assuntos, como futebol, política, desafetos, amigos, ídolos, merchan no jornalismo, entre outros.

Já no final da entrevista, Rica questionou Milton sobre a fase atual de Tite, técnico da seleção brasileira. O apresentador do Grupo Bandeirantes não poupou o técnico gaúcho, dando a ele nota 0,5 e pedindo a sua saída do escrete canarinho.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA NO PLAYER ABAIXO:

 

**************************************************************************

Sócrates completaria 66 anos hoje. Relembre momentos marcantes do Doutor

Sócrates Brasileiro Sampaio de souza Vieira de Oliveira, o Doutor, como foi carinhosamente chamado durante sua trajetória nos gramados, completaria 66 anos nesta quarta-feira (19).

Sócrates morreu em 04 de dezembro de 2011, aos 57 anos, em decorrência de um choque séptico, após um período de internação por conta de hemorragia gástrica alta.

Formado em medicina pela USP de Ribeirão Preto, o paraense Sócrates começou sua carreira pelo Botafogo de Ribeirão, onde atuou entre 1974 e 1978, sendo contratado em seguida pelo Corinthians, em uma estratégia de bastidores que teve Vicente Matheus como seu idealizador.

Estádio Santa Cruz lotado para prestigiar o Botafogo de Ribeirão Preto na década de 70. Em pé, da esquerda para a direita: Wilson Campos, Ney Roz, Lorico, Paulão, Aguillera e Manoel. Agachados: Zé Mário, Sócrates, Arlindo Fazolin, Osmarzinho e Zito. Foto enviada por Renata Roz de Souza, filha de Ney Roz

Na ocasião, o São Paulo tinha interessse em trazer Sócrates, mas Matheus foi esperto. Reuniu-se com a diretoria são-paulina simulando interesse no médio-volante Chicão, distraindo a cúpula do Tricolor, enquanto Isidoro Matheus, seu irmão, viajava a Ribeirão Preto para contratar o "Magrão". 

Pelo Corinthians, Sócrates "decolou". Conquistou três títulos paulistas (em 1979, contra a Ponte Preta) e dois consecutivos, ambos diante do São Paulo (1982 e 1983). 

Formou parcerias memoráveis no Alvinegro, primeiro com Palhinha e depois com Casagrande. Atuou em 298 partidas pelo Corinthians e marcou 172 gols (nono maior artilheiro da história do Timão).

Dia de sua apresentação no Corinthians, no Parque São Jorge. À frente, Isidoro Matheus, Orlando Monteiro Alves, Sócrates e Vicente Matheus. Foi Isidoro quem viajou a Ribeirão para contratar o Doutor. Matheus, em São Paulo, simulava interesse por Chicão, do São Paulo, distraindo os dirigentes tricolores que estavam ávidos pela contratação de Sócrates. Uma tacada de mestre de Matheus. Foto: Revista Placar

ENGAJADO NA POLÍTICA

Pelo clube de Parque São Jorge foi um dos idealizadores da "Democracia Corintiana", que contou com respaldo da diretoria do então presidente Waldemar Pires e do diretor de futebol Adilson Monteiro Alves. Politicamente engajado, participou de inúmeras manifestações na campanha das "Diretas Já" pela volta da democracia e das eleições diretas ao País durante o sombrio período da ditadura militar. 

Declarou, durante o grande comício pelas "Diretas Já," no Vale do Anhangabaú, que não deixaria o Brasil se a emenda Dante de Oliveira (pelas eleições diretas) fosse aprovada, em 1984.

Enquanto Osmar Santos fala ao microfone, atrás, da esquerda para a direita, aparecem Sócrates, Fernando Henrique Cardoso, Casagrande e Adilson Monteiro Alves no palanque do comício pelas "Drietas Já" no Vale do Anhangabaú, em 1984, em São Paulo.. Foto: Reprodução

Alto, com 1,92m, Sócrates tinha pés pequenos (calçava 41) para sua estatura, e compensava a desproporcionalidade utilizando o calcanhar. Sócrates dizia que era uma questão prática, pois era complicado virar o corpo com pés pequenos para sua estatura.

Parcerias marcantes, primeiro com Palhinha (à esquerda) e, depois, com Casagrande. Fotos: Revista Placar

 

SELEÇÃO BRASILEIRA

Foi um dos destaques da seleção brasileira na Copa de 1982 (era o capitão do time) na Espanha e também disputou o Mundial de 1986, no México, quando não estava em sua melhor forma física, sofrendo com uma hérnia de disco.Aliás, falando em seleção brasileira, Sócrates estreou na goleada por 6 a 0 contra o Paraguai, no Maracanã, amistoso realizado em 17 de maio de 1979. O primeiro gol com a camisa canarinho aconteceu no jogo seguinte, também um amistoso, contra o Uruguai.

No terceiro jogo, um gol de placa, mais um amistoso, desta vez contra o Ajax (goleada brasileira por 5 a 0), no Morumbi. Sócrates ainda fez o segundo gol. O placar foi complementado por Toninho e Zico (dois).

ABAIXO, VÍDEO COM A GOLEADA DO BRASIL SOBRE O AJAX (HOLANDA) POR 5 A 0, AMISTOSO DISPUTADO NO MORUMBI NA NOITE DE 21 DE JUNHO DE 1979. SÓCRATES MARCOU DOIS GOLS, O PRIMEIRO DELES, UM GOLAÇO. A NARRAÇÃO É DE ALEXANDRE SANTOS (TV BANDEIRANTES).

Que privilégio da bola, prestes a se encontrar com Maradona ou Sócrates em 2 de julho de 1982, dia de Brasil 3 x 1 Argentina na Copa da Espanha, no Estádio Sarriá. Foto: Divulgação

 

FIORENTINA

Teve uma curta passagem pela Fiorentina (1984-1985), clube italiano que fez bela homenagem quando Sócrates morreu. No time Viola, Sócrates atuou em 25 jogos e marcou seis gols, incluindo um por cobertura. Sem os amigos que tanto prezava, uma vez que sempre foi muito sociável, Sócrates ficou muito infeliz em Florença, o que abreviou sua passagem pelo clube italiano.

Pela Fiorentina, em 1984. Foto: Divulgação

 

Um minuto de silêncio em homenagem a Sócrates antes de jogo da Fiorentina em 04 de dezembro de 2011. Foto: Reprodução

 

ABAIXO, JOGADAS E GOLS DE SÓCRATES PELA FIORENTINA, ENTRE 1984 E 1985

RETORNO AO BRASIL

Sócrates chegou a ser anunciado pela Ponte Preta após deixar a Fiorentina (foi até capa da Revista Placar com a camisa do time campineiro), em uma tentativa do grupo liderado por Luciano do Valle, mas acabou acertando mesmo com o Flamengo, onde atuou ao lado de Zico, entre 1985 e 1987. Em seguida, deixou os gramados.

Sócrates esteve próximo de acertar seu retorno ao Brasil pela Ponte Preta, mas fechou mesmo com o Flamengo, onde atuou entre 1985 e 1987. Fotos: Revista Placar

SANTOS E BOTAFOGO DE RIBEIRÃO PRETO

Negociou sua volta aos futebol com Vicente Matheus, para mais uma vez defender o Corinthians, mas o presidente alvinegro, desta vez, não se esforçou para contar com o camisa 8 em seu elenco.

Acabou acertando um contrato para defender seu clube de infância, o Santos, onde jogou entre 1988 e 1989, mesmo ano em que encerrou definitivamente sua carreira, exatamente no clube pelo qual começou, o Botafogo de Ribeirão Preto.

Sócrates, pelo Santos, na tarde de 04 de junho de 1989, tentando desvencilhar-se de Wilson Mano, do Corinthians, durante partida pelo campeonato paulista que terminou 0 a 0, no Morumbi. Foto: Reprodução

 

FAMÍLIA

Sócrates foi casado por quatro vezes e teve seis filhos: Gustavo, Rodrigo, Eduardo, Marcelo, Sócrates Júnior e Fidel Castro. Sua última união foi com a jornalista Kátia Bagnarelli Vieira de Oliveira. Ela esteve ao seu lado até o momento de sua morte.

Em 05 de setembro de 2011, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ao lado de sua última companheira, Kátia Bagnarelli. Foto: Divulgação

 

Torcida corintiana presta homenagem a Sócrates no dia de sua morte, no Pacaembu, em 04 de dezembro de 2011, antes do jogo que definiu o Campeonato Brasileiro daquele ano para o Corinthians, no empate em 0 a 0 com o Palmeiras. Os torcedores e os jogadores do Corinthians (no centro do gramado) levantaram o braço direito, marca registrada de Sócrates nas comemorações de seus gols. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

"Lembrança do Sócrates". O autógrafo do Doutor em 1982. Arquivo pessoal de Marcos Júnior Micheletti

 

 ABAIXO, VÍDEO COM DIVERSAS JOGADAS E GOLS DE SÓCRATES

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE SÓCRATES NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

**************************************************************************

F1: Mercedes, com Bottas, inicia pré-temporada na frente em Barcelona

A Mercedes, com o finlandês Valtteri Bottas, começou a pré-temporada da Fórmula 1 na liderança, no primeiro treino realizado nesta quarta-feira (19) no circuito de Montmeló, em Barcelona.

Diferente da temporada passada, quando somente no final da segunda bateria de treinos demonstrou força, o time da estrela de três pontas parece ter adotado uma estratégia diferente na estreia do W11, carro que aparenta ser uma evolução consistente do modelo utilizado no ano passado, que rendeu o título a Hamilton e à equipe, entre os construtores. Falando em Hamilton, ele assumirá o comando do carro no período da tarde.

Bottas completou 78 giros pelos 4.655 metros do traçado catalão e registrou, no melhor deles, 1min17s313, 0s062 melhor que o segundo colocado, o mexicano Sergio Pérez, com a Racing Point, a principal surpresa matutina.

O mexicano Sergio Pérez foi a surpresa da manhã em Barcelona, em segundo lugar. Foto: BWT Racing Point F1 Team

O holandês Max Verstappen, com a Red Bull, foi quem mais andou, com 91 voltas e terminou em terceiro, a 0s474 do finlandês da Mercedes.

Na sequência, com tempos próximos, ficaram Carlos Sainz Jr. (McLaren) e Esteban Ocon, que fez sua estreia pela Renault, retornando às pistas após um ano sabático em 2019, apenas como piloto de testes da Mercedes.

WILLIAMS

Um alento na sexta colocação, para a Williams, com George Russell a bordo da FW43. O britânico, que inicia sua segunda temporada pelo time de Grove cravou 1min18s168, com 73 voltas e sem problemas na FW43. A Williams fechou a temporada de 2019 em último lugar, com apenas um ponto. Aliás, foi exatamente a Williams de Russel a primeira equipe a deixar os boxes de Montmeló, muito diferente do que aconteceu na pré-temporada de 2019, ocasião em que o time de Grove foi à pista apenas no terceiro dia, por um atraso na construção da FW42.

Alívio para o estafe da Williams. O britânico George Russel foi o sexto a bordo da FW43. Foto: ROKiT Williams Racing

As outras quatro equipes ocuparam as posições seguintes. A Ferrari levou a SF1000 para 64 voltas, com Charles Leclerc (Sebastian Vettel estava escalado mas não se sentiu bem), e ficou em sétimo. A Alfa Romeo, que disponibilizou o cockpit do C39 ao reserva Robert Kubica, foi a oitava colocada. Em nono, ficou a Haas, com Kevin Magnussen, enquanto a AlphaTauri fechou a lista, em último, com Daniil Kvyat.

Sem novidades no regulamento, os times apostaram em evoluções de seus carros, o que se traduziu pela sessão ter transcorrido sem que tivessem problemas mecânicos em seus novos modelos. Como não aconteceram incidentes, nenhuma interrupção foi registrada.

Os trabalhos prosseguem no período da tarde, para mais quatro horas de atividades. Esta primeira bateria de testes terá mais dois dias em Barcelona, na quinta (20) e sexta (21), e prosseguem na semana seguinte, de 26 a 29 de fevereiro, sempre divididas em dois períodos de quatro horas cada, com intervalo de uma hora para o almoço.

PRÉ-TEMPORADA DA F1 - DIA 1 - PERÍODO MATUTINO

 

 




   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE



**************************************************************************

Morre Luis Alberto Volpe, uma das vozes mais marcantes da TV brasileira

Morreu na noite desta terça-feira, 18, em São Paulo, o jornalista Luis Alberto Volpe, aos 67 anos.

Volpi ficou conhecido nacionalmente pelos trabalhos na TV Cultura e na ESPN.

No canal fechado trabalhou por 20 anos, sendo desligado da empresa em 2015.

Lá apresentou programas inesquecíveis como o 30 Minutos e o Histórias do Esporte. Além de apresentador, chegou a atuar como editor-chefe na empresa.

Na TV Cultura marcou época com o Grandes Momentos do Esporte, clássico programa de reportagens especiais que ia ao ar nas tardes de sábado.

Trabalhou também na Rede Globo e no SBT. Começou no rádio fazendo parte da equipe de Osmar Santos, na Rádio Globo.

O velório ocorre no cemitério do Araça, em São Paulo até às 12h desta quarta, 19.

O sepultamento será em Sertãozinho, sua cidade natal.

VEJA A PÁGINA DE LUIS ALBERTO VOLPE NA "SEÇÃO QUE FIM LEVOU?"

 

**************************************************************************

F1: Hamilton lidera o primeiro dia de testes em Barcelona. Ferrari decepciona com Leclerc

O hexacampeão Lewis Hamilton assumiu o W11 no período da tarde e manteve a Mercedes no topo da tabela de tempos no primeiro dia de ensaios da Fórmula 1 em Barcelona, que recebe a pré-temporada da categoria que terá sua etapa de abertura no dia 15 de março, em Melbourne, na Austrália.

Na tarde desta quarta-feira (19), depois de Bottas guiar o novo carro prateado no período matutino e cravar 1min17s313, o britânico foi gradativamente melhorando sua performance e registrou 1min16s976 em seu melhor giro pelos 4.655 metros do traçado catalão, deslocando o seu companheiro de equipe para o segundo posto.

Bottas ficou defasado em 0s337 em relação ao britânico, único a andar abaixo da casa de 1min17s.

DECEPÇÃO ROSSA

A Ferrari foi a grande decepção do dia. Sebastian Vettel estava escalado para guiar nos dois períodos, mas o alemão estava indisposto (com gripe) e a SF1000 ficou a cargo do monegasco Charles Leclerc, que no combinado das duas sessões terminou em 11º entre os 15 carros que testaram. Sua melhor marca, registrada pela manhã (1min18s289), foi 1s313 mais lenta que a do líder Hamilton. 

A Force India apareceu em terceiro lugar, com Sergio Pérez, que registrou sua marca (1min17s375) no período da manhã. O RP20 esteve nas mãos de Lance Stroll à tarde, mas o canadense não conseguiu chegar perto do mexicano e ficou com o décimo lugar na tabela geral.

Max Verstappen (Red Bull) cumpriu mais uma jornada à tarde e ficou com o quarto posto, melhorando um pouco sua marca em relação ao período da manhã, com 1min17s516. Max foi que mais andou, demonstrando confiabilidade do conjunto de sua RB16 com o motor Honda, com 147 voltas.

Max Verstappen com sua Red Bull em Montmeló. Holandês foi quem mais andou neste primeiro dia de testes da pré-temporada, com 137 voltas. Foto: Aston Martin Red Bull Racing

Quem progrediu bastante no segundo período foi a AlphaTauri. A ex-Toro Rosso contou com o russo Daniil Kvyat tanto pela manhã quanto à tarde, e foi do último para o quinto lugar.

O belo carro da AlphaTauri foi guiado pelo russo Daniil Kvyat nos dois períodos. Com o tempo da tarde (1min17s698), ficou em quinto lugar. Foto: Scuderia AlphaTauri

A lista dos seis primeiros colocados foi completada por Carlos Sainz Jr., com a McLaren-Renault. O espanhol não baixou o tempo obtido na sessão anterior (1min18s001), mas demonstrou um trabalho consistente do time de Woking, com um total de 137 voltas, segunda equipe em quilometragem no dia.

O espanhol Carlos Sainz Jr. fez um trabalho consistente com a McLaren e fechou o dia com o sexto posto. Foto: McLaren F1

 

OCON E RICCIARDO: TEMPOS PRÓXIMOS COM A RENAULT

O francês Esteban Ocon debutou pela Renault pela manhã, enquanto à tarde o ustraliano Daniel Ricciardo cumpriu o programa do time com o R.S.20. Eles registraram marcas próximas, 1min18s004 para Ocon e 1min18s096 para Ricciardo, sétimo e oitavo colocados, respectivamente.

Esteban Ocon debutou pela Renault, no período da manhã. O francês terminou em sétimo, seguido de perto por Daniel Ricciardo, seu companheiro de equipe, que treinou à tarde. Foto: Renault F1 Team

WILLIAMS, PROGRESSO

Última colocada na temporada de 2019, a Wiliams teve um bom primeiro dia de treinos em Barcelona. O britânico George Russell completou 73 voltas pela manhã e ficou com o nono lugar geral. À tarde foi a vez do canadense Nicholas Latifi conduzir a FW43, mas sem conseguir desempenho similar, fechando em 12º entre os 15 pilotos que testaram no dia. Latifi cumpriu um programa menos extenso que o de Russel, com 54 voltas.

Se em 2019 a Williams foi a equipe mais defasada, iniciando seu trabalho na pré-temporada apenas no terceiro dia de atividades, hoje foi um dia para comemorar, pois Russell foi o primeiro a deixar o pit-lane para ganhar os primeiros metros do traçado catalão. 

Claire, chefe da Williams, sorridente com o desempenho do FW43 nesta quarta-feira em Barcelona. Foto: ROKiT Williams Racing

RETOMADA DAS ATIVIDADES

Os trabalhos prosseguem nos próximo dois dias em Barcelona, na quinta (20) e sexta (21), também em dois períodos de quatro horas cada. Na semana seguinte, de 26 a 29 de fevereiro, acontece a segunda e última bateria de treinos visando a abertura do Mundial, que acontece em 15 de março, o GP da Austrália, em Melbourne.

PRÉ-TEMPORADA DA F1 - DIA 1 - COMBINADO (MANHÃ E TARDE)




   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 **************************************************************************

TV JP em 1991: veja o São Paulo no Grupo Amarelo (espécie de segunda divisão) do Paulista

O vídeo abaixo, publicado pelo canal Master Esporte no Youtube, mostra raras imagens da transmissão de São Paulo 0 x 0 São Carlense, pelo Grupo Amarelo do Paulistão de 1991, realizada pela equipe da extinta TV Jovem Pan. A apresentação do duelo foi comandada por Milton Neves, a narração por Milton Leite, Emerson Leão era o comentarista e João Antonio de Carvalho cuidou da reportagem.

O jogo, que aconteceu no dia 10 de agosto de 1991, era válido pelo Grupo Amarelo do Campeonato Paulista, espécie de segunda divisão, já que o Tricolor tinha sido rebaixado no ano anterior. Como o regulamento previa o cruzamento entre os grupos Amarelo e Verde (primeira divisão) no final, o caminho do São Paulo rumo ao título só ficou mais fácil.

Neste dia, Telê Santana mandou ao campo do estádio Luís de Oliveira, em São Carlos, a seguinte time do São Paulo: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldo e Vítor; Sídnei, Raí e Baiano; Anílton, Macedo e Elivélton.

 

 **************************************************************************

F1: Pérez coloca "Mercedes genérica" na frente em Barcelona

Já apelidada de "Mercedes rosa", a Racing Point, com o mexicano Sergio Pérez, voltou a andar bem no início do segundo dia de treinos da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, e desta vez liderou a sessão matutina desta quinta-feira (20), com 1min17s347, 0s402 melhor que o segundo colocado, o australiano Daniel Ricciardo, com a Renault.

Muito parecida com a Mercedes da temporada passada, o carro da Racing Point guarda, além da aerodinâmica, outros pontos em comum ao time prateado, como o motor e a suspensão dianteira. 

A Red Bull apareceu na terceira colocação, com Alexander Albon, que guiou o novo modelo pela primeira vez, após a quarta-feira inteira ter sido reservada a Max Verstappen. Pierre Gasly conduziu pela primeira vez o carro da AlphaTauri e foi o quarto.

A Williams voltou a figurar bem e ficou em quinto, com George Russel, um dos que mais andou, com 70 giros pelos 4.655 metros do traçado catalão.

Ainda sem Sebastian Vettel, gripado (mas ele treina à tarde), a Ferrari novamente teve Charles Leclerc a bordo da SF1000. O monegasco fechou em sexto, 0s988 atrás do líder Pérez. A equipe italiana já começou a encontrar desculpas, dizendo não estar priorizando performance neste primeiro momento. Mas, ao que tudo indica, comprovando as suspeitas iniciais, o pacote aerodinâmico do novo carro de Maranello tem limitações. Por isso, em breve, uma atualização será adotada.

Depois de liderar as duas sessões de ontem, a Mercedes, esta sim, priorizou nitidamente outros elementos do W11 e Lewis Hamilton ficou em sétimo, chamando atenção pelo recurso no volante que muda o ângulo das rodas dianteiras. O dispositivo certamente já está causando polêmica e certamente será questionado sobre sua legalidade.

Mais quatro horas de treinos acontecem ainda hoje em Montmeló e se repetem nesta sexta-feira (21), fechando a primeira bateria de testes que retornarão para mais trê dias na próxima semana, entre 26 e 29 e fevereiro. A abertua do campeonato acontece em 15 de março, na Austrália, em Melbourne.

PRÉ-TEMPORADA DA F1 (BARCELONA)- DIA 2 - MANHÃ

 


   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

  **************************************************************************

Jair Marinho, ex-Flu, Lusa e Timão, está internado em estado grave após AVC

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE JAIR MARINHO NA SEÇÃO “QUE FIM LEVOU?”

Ex-lateral do Fluminense, da Portuguesa e do Corinthians, Jair Marinho está internado em estado grave na UTI do Hospital de Clínicas da Alameda, na cidade de Niterói-RJ. Segundo o jornalista Ancelmo Gois, de “O Globo”, o ex-atleta sofreu um acidente vascular cerebral nesta quinta-feira (20).

Jair Marinho vive em Niterói-RJ, onde tem uma escolinha de futebol no Praia Clube São Francisco.

Jair marcou época no Fluminense jogando ao lado do saudoso Castilho, Pinheiro, Clóvis, Altair, Edmilson, Telê, Maurinho, Valdo e Escurinho. O técnico era Zezé Moreira. Com a camisa tricolor, ganhou o campeonato carioca de 59 e foi bi-campeão do Torneio Rio-São Paulo (57 e 60).

No Corinthians, onde jogou em 1965 e 1966, disputou 96 partidas (59 vitórias, 19 empates e 18 derrotas) e marcou um gol (fonte: Almanaque do Corinthians - Celso Unzelte).

Pela seleção brasileira, foram apenas cinco jogos (4 vitórias, 1 derrota - nenhum gol marcado) e os títulos das taças Oswaldo Cruz e Bernardo O´Higgins e da Copa de 62, no Chile.

 

**************************************************************************

F1: Raikkonen, de pneus macios, fecha segundo dia na frente com a Alfa Romeo

O finlandês Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) fechou o segundo dia de treinos da pré-temporada da F1 em Barcelona na liderança, com o tempo obtido na sessão da tarde desta quinta-feira (20).

É importante ressaltar que o veterano piloto de 40 anos conseguiu sua melhor marca pelos 4.655 metros (1min17s091) utilizando-se do composto mais macio da Pirelli, diferente dos concorrentes diretos, entre eles o mexicano Sergio Pérez (Force India), que finalizou no combinado de tempos na segunda colocação, após ter liderado pela manhã. Clique aqui e veja como foi a sessão matutina.

Raikkonen acabou sendo o protagonista da única bandeira vermelha no dia, quando sua Alfa Romeo ficou parada na pista e precisou ser rebocada.

Com as equipes privilegiando condições de corrida, poucas mudanças nas primeiras colocações. Pérez andou bastante à tarde mas não baixou seu tempo e ficou mesmo em segundo. Daniel Ricciardo (Renault) foi outro que estacionou sua marca com o que havia feito na jornada matutina, em terceiro lugar.

Alexander Albon, que foi à pista nos dois turnos com a Red Bull, ficou em quarto, 0s821 atrás de Raikkonen.

Alexander Albon guiou a RB16 nos dois turnos desta quinta-feira em Barcelona e ficou em quarto lugar. Foto: Aston Martin Red Bull Racing

 

Na sequência, Pierre Gasly (AlphaTauri) e Sebastian Vettel, debutando com a nova Ferrari. O alemão, que estava escalado para guiar a SF1000 ontem, descansou por conta de uma gripe, mas foi à pista na tarde de hoje e não conseguiu nada muito melhor para o time, que já é visto nos bastidores como aquele com mais dificuldades neste início de trabalhos, sobretudo pela expectativa sempre acima do normal pela equipe italiana. Mesmo andando com pneus macios, Vettel fez sua melhor volta defasado em 1s063 em relação à Alfa Romeo de Raikkonen. 

Charles Leclerc, que treinou pela manhã com a Ferrari, finalizou o dia em oitavo. Entre Vettel e Leclerc ficou George Russell, com a Williams, em sétimo, mais uma marca animadora para o time de Grove, que começou 2020 com muito mais qualidade no comparativo à desastrosa temporada passada.

Vettel guiou a SF1000 pela primeira vez, somente à tarde. E, mesmo com gripe, foi mais rápido que Leclerc. Foto: Scuderia Ferrari

MERCEDES: POLÊMICA E CONSISTÊNCIA

O carro da Mercedes provocou frisson nesta quinta-feira em Barcelona, no momento em que uma imagem mostrou Lewis Hamilton movimentando o volante de seu W11 para trás e para frente e, com isso, provocando movimento nas rodas dianteiras. O recurso, certamente hidráulico, pode estar fora do regulamento, pois, de acordo com vários ítens do mesmo, não são permitidas movimentações de elementos da suspensão com o carro em movimento. A Mercedes já começou a se defender, mas a polêmica certamente está apenas em seu primeiro capítulo. O ganho pode ajudar em alguns  aspectos: menor arrasto aerodinâmico, melhor aderência e aquecimento mais eficiente dos pneus.

O dispositivo está sendo chamado pela Mercedes de "DAS" (Dual Axis Steering), que na tradução literal significa "Direção de Eixo Duplo". Na prática, o piloto consegue mudar a cambagem (inclinação) das rodas.

Afora a questão mencionada, chamou atenção também a consistência do novo carro de Brackley, com Hamilton completando 106 giros pela manhã e Bottas fazendo outros 77 à tarde, totalizando 183 na pista catalã, sem qualquer problema.

Diferente de ontem, quando privilegiou desempenho (Bottas foi o mais rápido no período matutino e Hamilton o melhor no vespertino), neste segundo dia de ensaios a equipe fez simulações de corrida, provavelmente andando com mais combustível, o que explica as posições discretas (Hamilton em nono e Bottas em 13º, último).

Mercedes foi notícia pelo recurso utilizado (DAS) e também pela consistência, com 183 voltas completadas, sendo 106 com Hamilton (foto) e outras 77 de Bottas. Foto: Mercedes-AMG F1

RETOMADA DOS TRABALHOS

Nesta sexta-feira (21) acontecem as duas últimas sessões da semana, com mais oito horas de duração, em dois períodos. Na semanaa seguinte, entre 26 e 28 (quarta a sexta), os carros novamente estarão em Montmeló para os últimos ensaios antes da abertura do campeonato, dia 15 de março em Melbourne, na Austrália.

PRÉ-TEMPORADA DA F1 (BARCELONA)- DIA 2 - TARDE

 



   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 **************************************************************************

Live: Prestes a completar 300 jogos, Dudu pode ser considerado ídolo do Palmeiras?

O atacante Dudu atingirá, nesta quinta-feira, 20, a marca de 300 jogos com a camisa do Palmeiras.

O jogador tem um excelente retrospecto jogando no Allianz Parque, local da partida de hoje contra o Guarani, pela sétima rodada do Campeonato Paulista.

Em cinco temporadas, Dudu ajudou o Palmeiras a conquistar três títulos nacionais: a Copa do Brasil de 2015 e os Brasileiros de 2016 e 2018.

Por isso, a Live do dia dia pergunta: Dudu já pode ser considerado ídolo do Verdão?

Frank Fortes e Lucas Reis ainda atualizaram as informações sobre a chegada do atacante Rony ao Palmeiras, o empate na primeira decisão da Recopa Sul-Americana e os jogos da Libertadores e Copa do Brasil.

Confira a íntegra do programa:

 

**************************************************************************

Mercedes "copiada" pela Racing Point não é caso isolado na F1

Bastou a pista da Catalunha ser liberada nesta semana nos primeiros ensaios da pré-temporada da Fórmula 1 para que ficasse claro que a Racing Point é praticamente idêntica à Mercedes da temporada passada. O carro (RP20), que terá Sergio Pérez e Lance Stroll como dupla de pilotos, já ganhou a alcunha de "Mercedes rosa".

Na pista, empurrada pelo mesmo motor Mercedes, e contando com outros elementos do time vencedor da estrela de três pontas, a Racing Point demonstrou que terá boas chances de andar no pelotão da frente, sobretudo no começo da temporada.

Ao longo do ano, com um orçamento menor, é possível que não consiga acompanhar o ritmo dos times mais abastados.

Racing Point nos testes da pré-temporada de 2020 em Barcelona mostrou ser uma cópia da Mercedes do ano passado. Nas imagens, Sergio Pérez e Lewis Hamilton. Fotos: BWT Racing Point F1 Team e Mercedes-AMG F1

NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA...

Parafraseando o apresentador Chacrinha, que dizia que na televisão "nada se cria, tudo se copia", na F1 a história das equipes que "beberam" em outras fontes não é novidade.

FITTIPALDI E ENSIGN

Entre os casos mais gritantes de cópias, alguns se relacionam à extinta equipe Fittipaldi.

Em 1977, o time capitaneado por Wilsinho Fittipaldi e Emerson Fittipaldi contratou o engenheiro britânico David Baldwin, que trabalhou ao londo daquele ano no projeto do carro (F5) que estreou apenas no GP da Bélgica, em Zolder.

Baldwin se alinhou ao brasileiro Ricardo Divila, outro projetista da equipe brasileira. Baldwin havia projetado o carro da equipe britânica Ensign daquele mesmo ano de 1977, o N177. 

Trabalhando para Wilsinho e Emerson, Baldwin fez para o time brasileiro um carro praticamente igual ao Ensign N177.

Com carros tão parecidos, não foi de se estranhar o fato de que a Fittipaldi e a Ensign terminassem o ano bem próximas entre os construtores. A equipe brasileira fechou a temporada de 1977 em nono (com 11 pontos) e a equipe britânica em décimo, com dez. Porém, vale a ressalva que o modelo F5 estreou somente na sétima etapa e a Ensign tinha dois carros no campeonato.

Fittipaldi F5 e Ensign N177, ambos projetados por David Baldwin, praticamente idênticos. Um único diferencial mais visível, a tomada de ar presente no carro da equipe brasileira.  Nas imagens, Emerson Fittipaldi e o saudoso suíço Clay Regazzoni. Fotos: Reprodução

FITTIPALDI E WOLF

A mesma equipe Fittipaldi comprou a equipe Wolf ao término da temporada de 1979 e não pensou duas vezes em utilizar o mesmo chassi do time canadense naquele ano para a temporada de 1980. 

A Wolf havia estreado de maneira vitoriosa na Fórmula 1 em 1977, com Jody Scheckter, vencendo justamente no GP número 1 da equipe, na Argentina. Scheckter terminou o campeonato como vice-campeão mas o time não mais repetiu esta performance nas temporadas de 1978 e 1979. Em 1978, com Scheckter e em 1979 com James Hunt e Keke Rosberg, este que acabou vindo no "pacote" da Wolf para a Fittipaldi e formou dupla com Emerson em 1980.

O carro da Fittipaldi em 1980 ( com Keke Rosberg) e o da Wolf de 1979 (com James Hunt). Os irmãos Fittipaldi compraram a equipe Wolf e utilizaram o mesmo carro, com poucas alterações nas laterais e pintado de amarelo. Fotos: Reprodução

 

LIGIER E BENETTON

A Benetton, campeã com Michael Schumacher em 1994 e vice entre os construtores, competiu naquela temporada com o motor Ford Zetec V8, mas o time italiano comandado por Flavio Briatore tinha como objetivo acoplar o Renault V10 no ótimo chassi desenhado por Rory Byrne. O meio que Briatore conseguiu, com toda astúcia que lhe era particular em seus tempos de chefe de equipe, foi comprar a Ligier, que tinha contrato com a Renault. O time havia sido vendido para um obscuro empresário francês, Cyril de Rovre, que acabou preso por sonegação fiscal ao término de 1994. O time voltou para as mãos de seu fundador, Guy Ligier, que acabou vendendo as ações a Britatore. 

Porém, como a FIA não permitia que um dirigente comandasse duas equipes, Briatore utilizou Tom Walkinshaw como "testa de ferro". Assim, tudo se concretizou. O motor Renault passou da Ligier para a Benetton em 1995 e Briatore conseguiu trazer o Mugen-Honda para a Ligier. 

A FIA também não permite que chassis iguais estejam disponibilizados para equipes diferentes, mas Briatore contou com "vistas grossas" da entidade máxima do automobilismo e a Ligier teve em 1995 o mesmo carro que a Benetton, diferenciada apenas pelo motor.

No campeonato, como era de se supor, a Benetton dominou. Michael Schumacher foi o campeão e o time levantou a taça entre os construtores. 

Chassis idênticos da Ligier (JS41) e Benetton (B195) na temporada de 1995. Nas imagens, o francês Olivier Panis e o alemão Michael Schumacher. Fotos: Reprodução

 




   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

**************************************************************************

"O Outro Lado da Bola", com Levir Culpi, Adriano Rattmann

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE LEVIR CULPI NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE SICUPIRA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Está no ar o segundo episódio do programa Outro Lado da Bola, com Levir Culpi, Adriano Rattmann e Sicupira, um dos maiores ídolos do Athletico, que quase foi parar no Coritiba.

Entre no Canal do Levir no Youtube e acompanhe! 

 

**************************************************************************

F1: Bottas faz o melhor tempo da pré-temporada. Ferrari e Williams sofrem quebras

Abrindo o último dia da primeira bateria de testes da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona nesta sexta-feira (21), o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) registrou a melhor marca até então no circuito de Montmeló, fazendo uso do composto C5 da Pirelli, o mais macio disponibilizado para este ano, em 1min15s732, 1s370 melhor que o segundo colocado, o francês Esteban Ocon, que teve sua Renault R.S.20 calçada com o composto C4, menos macio que o de Bottas.

Se tudo parece absolutamente tranquilo para a Mercedes, a Ferrari, que já não estava demonstrando desempenho convincente, amargou uma quebra de motor, o que fez Sebastian Vettel abreviar seu trabalho matutino, com 40 voltas completadas, a melhor delas em 1min18s384, à frente apenas do canadense Nicholas Latifi (Williams), que também ficou pelo caminho por quebra do motor Mercedes.

Vettel testou com as grades para avaliação aerodinâmica em sua SF1000, mas o trabalho do alemão tetracampeão foi abreviado por quebra de motor. Foto: Scuderia Ferrari

A Racing Point, com seu RP20, cópia da Mercedes do ano passado, novamente ficou entre as ponteiras. Lance Stroll cumpriu 52 voltas pelo traçado de 4.655 metros e fez 1min17s338 na melhor delas. Mais dois pilotos ficaram na casa de 1min17: Daniil Kvyat (AlphaTauri) e Max Verstappen (Red Bull), ambos empurrados por motores Honda.

No período da tarde acontecem mais quatro horas de ensaios em Barcelona.

PRÉ-TEMPORADA DA F1 (BARCELONA)- DIA 3 - MANHÃ

 




   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 **************************************************************************

F1: Mercedes domina último dia da primeira bateria de testes em Barcelona

A primeira bateria de treinos da pré-temporada da Fórmula 1 não poderia ter sido melhor para a Mercedes, com seus dois pilotos fechando na frente esta sexta-feira (21), com Valtteri Bottas em primeiro e Lewis Hamilton em segundo.

A marca que colocou Bottas na liderança foi obtida na parte da manhã de hoje, em 1min15s732, 0s784 melhor que Hamilton, que treinou no período vespertino. O finlandês utilizou o composto C5 da Pirelli e Hamilton o C4.

Os demais pilotos, até o quinto colocado, não melhoraram seus tempos em relação à manhã. Esteban Esteban Ocon (Renault) foi o terceiro, Lance Stroll (Racing Point) foi o quarto e Daniil Kvyatt (AlphaTauri) fechou na quinta colocação. 

Quem conseguiu melhorar seu tempo, mas ainda permanecer em sexto foi o italiano Antonio Giovinazzi, que testou a Alfa Romeo nos dois períodos.

O dia se revelou problemático para três equipes: Ferrari, Williams e Renault, as primeiras que sofreram com panes desde o início dos testes na última quarta-feira.

IMPACTO DA NOVIDADE DA MERCEDES

A Mercedes que trouxe uma novidade polêmica nesta semana em seu novo carro, o W11, o "DAS" (Dual Axis Steering), que na tradução literal significa "Direção de Eixo Duplo", sistema controlado no volante (movimentos para trás e para a frente) que muda a cambagem das rodas dianteiras, cumpriu sua programação sem intercorrências, sinalizando que dificilmente alguma equipe possa estar minimamente próxima para lutar pelo campeonato de pilotos e construtores.

O "DAS": PODE OU NÃO PODE?

A novidade da Mercedes, criação do projetistabritânico James Allison (ex-Ferrari), tem o aval da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que deu carta branca para que os times utilizem o "DAS" na temporada de 2020. Para 2021, entretanto, ele não será permitodo.

James Allison, projetista da Mercedes, responsável pelo "DAS", sistema inovador que foi implementado no W11. Foto: Reprodução

RENAULT

A Renault, que ficou em segundo pela manhã com Esteban Ocon, teve problemas à tarde. Daniel Ricciardo, que conduziu os trabalhos com o R.S.20 depois do almoço teve uma perda de potência e foi orientado (via rádio) pelos engenheiros a encostar em uma área segura para depois ser removido aos boxes. O time francês trabalhou com agilidade e devolveu o australiano à pista.

FERRARI

Pela manhã, problemas com a SF1000 conduzida por Sebastian Vettel. O alemão completou apenas 40 voltas e sofreu com uma pane no motor. Retornou à atividade vespertina para mais 60 voltas e simulou configuração para corrida, o que llhe deixou na rabeira da lista de tempos combinada (manhã e tarde), em 13º entre os 16 pilotos que participaram dos ensaios.

O time italiano deverá trazer atualizações para a próxima semana de ensaios em Barcelona.

Instalações da Ferrari no circuito de Montmeló, em Barcelona. Time italiano precisará de muitas reuniões e trabalho na fábrica e na próxima semana para tentar melhorar a SF1000. Foto: Scuderia Ferrari

 

Vettel enfrentou problema de motor pela manhã mas voltou a treinar à tarde. Somando-se os dois períodos, completou 100 voltas. Foto: Scuderia Ferrari

MAIS TREINOS NA PRÓXIMA SEMANA

A partir de quarta-feira (26), até a sexta (28), acontecem os três últimos dias de treinos da pré-temporada, novamente em Barcelona, sempre em dois períodos de quatro horas cada. Será a última oportunidade para que os dez times da Fórmula 1 façam os ajustes antes do embarque para a abertura do campeonato, dia 15 de março, em Melbourne, onde acontece o GP da Austrália.

PRÉ-TEMPORADA DA F1 (BARCELONA)- DIA 3 - TARDE

 

 



   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 **************************************************************************

Live de Carnaval: Rony será um bom reforço para o Palmeiras?

A Live do Carnaval analisou a chegada de Rony ao Palmeiras. O atacante será anunciado nas próximas horas como reforço do clube.

Mas, será que Rony chega para ser titular ou terá dificuldade para conquistar seu espaço no time?

Lucas Reis e Frank Fortes ainda brincaram com a escolha da melhor máscara de boleiro para festejar durante a folia.

Tite, Cristiano Ronaldo ou Milton Neves? Quais são prediletos da galera?

Acompanhe e opine!

Até o Miltão apareceu na "Folia":

Foto: Reprodução/Facebook

 

**************************************************************************

Abraçando o internauta

De: Airton Gontow
Para: Milton Neves
Assunto: Mortadela Brasil
Nem só de Mortadela vive o Bar Mortadela Brasil, situado no box 4 do Mezanino do Mercado Público Paulistano, o Mercadão, à rua da Cantareira, 306. Há iguarias como o fantástico Bolinho de Bacalhau (receita caseira, com duas unidades de 100g cada, elaborado com o legitimo bacalhau do porto, com toque especial de azeitonas pretas portuguesas) e os pasteis, com 21cm cada, de Camarão, Bacalhau, Carne, Queijo e até de Banana Cristalizada com chocolate. Há também muitas opções de sandubas, como o Senhora Calabresa (pão francês, calabresa especial de metro, com maravilhoso vinagrete à moda Mortadela Brasil e queijo derretido), o Sabor do Mercadão, com baguete com parmesão, maionese, alface americana, lombo canadense, ovo, bacon crocante e queijo prato; o Sanduíche de Pernil Artesanal, em três versões: suculento e muito saboroso, com molho especial ou provolone, apropriado para quem aprecia carne com textura macia, que segue uma receita de 60 anos da família Freitas; e o Sanduíche de Carne Seca Especial - desfiada com temperos especiais, mussarela de búfala e tomate seco. A casa tem ainda o chope Brahma claro e Black, além de ótimas caipirinhas.
O telefone do Mortadela Brasil é 11-33110024


De: Mário Tavares
Para: Milton Neves
Assunto: Despedida
Prezado Milton,
Li com muita tristeza que sua página dominical no Caderno Vencer do Agora SP hoje se despedia.
Se não fosse pela mesma creio que nem compraria o exemplar de domingo do jornal, pois de uns tempos para cá discordo de sua linha editorial.
Guardo várias das publicações homenageando jogadores "véios", alguns já falecidos, além de saudosos locutores esportivos, dirigentes, etc.
Continuarei seguindo o Terceiro Tempo na internet.
Muito grato por 25 anos, contando o Diário Popular, de leitura tão interessante!
Grande abraço deste sócio e torcedor do Santos F.C.desde 1957 e do Jabuca, meu ""2º time, no qual atuei em todas as categorias em 1967/8.


De: Ronaldo Russo
Para: Milton Neves
Assunto: Boa semana.
Bom dia MIlton, boa semana, que Deus te proteja aonde e com quem estiveres.
Abraços.

 

Últimas do seu time