Zico

Ex-goleiro do Cascavel e Colorado

Muito se fala do goleiro-artilheiro Rogério Ceni, mas o primeiro camisa 1 a balançar a rede de um time adversário foi o paranaense José Aparecido Rodrigues, o Zico, ex-Cascavel, Colorado e Pinheiros nos anos 80.

O feito histórico aconteceu em 1980. O jogo era entre Cascavel, time de Zico, e Colorado. O chutão do arqueiro surpreendeu Joel Mendes, do Colorado, na partida realizada no estádio Theodoro Colombelli, o popular "Ninho da Cobra".

"Acho que o vento ajudou", falou Zico em entrevista ao repórter Ayrton Baptista Júnior, do Futebol/PR. Zico, nome de craque, entrava definitivamente para a história do futebol brasileiro, mas não parava por aí.

Joel Mendes seria novamente vítima do goleiro-artilheiro em 1981, quando Cascavel e Colorado disputavam uma vaga na Taça de Prata. A decisão foi nos pênaltis. Zico bateu uma das penalidades e convertou. Na cobrança de Joel Mendes, Zico evitou o gol com a cabeça. O árbitro mandou voltar e Joel isolou a bola na segunda cobrança.

Além dos gols, Zico fez parte de um curioso caso do futebol em 1982. Já no Colorado, Zico se atrasou para retornar ao campo no segundo tempo. A arbitragem não percebeu e, mesmo sem o goleiro em campo, recomeçou o jogo. "Fiquei uns quarenta segundos fora", conta.

Zico também defendeu o Matsubara, equipe em que começou a carreira, o Pinheiros, o Comercial (MS), o ASA (AL), o CSA (AL), o Grêmio Maringá (PR) e o Sport de Campo Mourão (PR), seu último clube. Lá, em Campo Mourão, Zico iniciou a carreira de treinador de goleiros.

Hoje, ele vive em Cascavel (PR). Depois de ter um sítio, onde criava vacas, e uma pizzaria, Zico quer voltar ao futebol e aguarda propostas de clubes para treinar arqueiros.

Por Rogério Micheletti/Fonte: Futebol/PR

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES