Zezé

Ex-ponta-esquerda do Fluminense
Zezé, o Antonio José da Silva Gouvêa, ponta-esquerda do Fluminense, Flamengo e Guarani na década de 80, nasceu em 30 de junho de 1957 e morreu no dia 30 de dezembro de 2008, em Recreio-MG, vítima de infarto, logo após fazer sua caminhada de rotina, às 7h da manhã.

Ele era natural de Muriaé-MG, mesma cidade onde nasceu Marco Aurélia Moreira.

Em 2008, treinava o time do Recreio. Antes, havia atuado como vendedor de automóveis e treinador da escolinha do Nacional AC, de Minas Gerais. Zezé tinha apenas 51 anos e foi vítima de complicações renais.

Pelo Fluminense, onde jogou entre 1976 e 1981, Zezé foi campeão carioca de 1980.

Ele era um dos destaques do time das Laranjeiras. No Tricolor, Zezé teve como companheiros de equipe o ponta-direita Robertinho e Cláudio Adão, entre outros.

Sua boa fase no Flu, em 1979, levou o jogador a vestir a camisa da Seleção Brasileira em três ocasiões. Na vitória por 6 a 0 contra o Paraguai, no empate em 1 a 1 com a Seleção da Bahia e no empate em 2 a 2 com o Paraguai.

No Guarani, em 1983, ele atuou no bom time que tinha o ex-ponte-pretano Lúcio, o ex-palmeirense Jorge Mendonça, Careca e Ernani Banana. O técnico bugrino era o saudoso Zé Duarte. A equipe fez bela campanha na Taça de Prata e chegou até a semifinal do Brasileirão daquele ano. Depois, Zezé atuou também  no Flamengo, Ceará, América-MG, XV de Piracicaba, Santo André, Blumenau-SC, Ribeiro Junqueira-MG, Barra Mansa-RJ e Paduano-RJ.
ver mais notícias

Pelo Flamengo:

Atuou em 11 jogos, sendo 7 vitórias, um empate e três derrotas.

Pela Seleção Brasileira:


Atuou em 3 jogos, sendo uma vitória e dois empates. Não marcou gols.

Fontes: Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins. "Seleção Brasileira - 90 Anos". Autores: Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES