Ramos Delgado

Ex-zagueiro do Santos e River Plate
por Marcelo Rozenberg
 
José Manuel Ramos Delgado, ótimo zagueiro argentino que brilhou com a camisa do Santos em 364 jogos entre 1967 e 1972, nasceu em Quilmes, na grande Buenos Aires, em 26 de agosto de 1935, e morreu no dia 3 de dezembro de 2010, também na Argentina, em decorrência do Mal de Alzheimer.
 
Deixou não só torcedores saudosos, mas herdeiros apaixonados pelo bom futebol: a esposa, Dona Telma e suas três filhas, Marisa, Ivania e Vanessa, que lhe deram, até 2012, três netos.
 
Em campo, sempre aliou a tradicional raça argentina à facilidade de comandar os companheiros.
 
Começou a carreira no Lanús, em 1953. Em 1958, disputou a Copa do Mundo da Suécia pela seleção argenina. Quatro anos depois, esteve na Copa do Chile.

Vestiu também as camisas do River Plate, seu clube de coração, e do Banfield, até chegar à Vila Belmiro. Parou com a bola em 1973 na Portuguesa Santista. No Santos, por sinal, foi capitão durante sete anos e conquistou quatro títulos paulistas, 1967, 68, 69 e 73.

Mesmo após ter pendurado as chuteiras, seguiu com o futebol. Trabalhou nos departamentos de base e profissional do Santos na década de 70. Depois, teve passagens por equipes argentinas e peruanas até retornar ao clube da Vila Belmiro, onde coordenou as categorias de base até o final de 2005.
 

Acompanhe abaixo momentos da campanha do Santos FC no título do Robertão de 1968, num trabalho feito por Wesley Miranda, da ASSOPHIS (Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC).

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES