Luiz Luz

Ex-zagueiro do Grêmio e Americano-RS

Luiz dos Santos Luz, o ex-zagueiro Luiz Luz, nasceu em Porto Alegre em 26 de janeiro de 1909 e faleceu na capital gaúcha em 27 de agosto de 1989. Em 1934, quando defendia o Grêmio de Porto Alegre, foi convocado para a Seleção Brasileira que esteve na Copa do Mundo da Itália. Infelizmente, o time brasileiro perdeu para a Espanha por 3 a 1 na estréia e logo retornou para casa. O livro "Seleção Brasileira - 90 Anos?, de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, informa que vestiu a camisa do Brasil em nove jogos com duas vitórias, quatro empates e três derrotas.
Na carreira, Luiz defendeu, além do tricolor gaúcho, Peñarol do Uruguai e Americano (RS). Foi campeão da cidade de Porto Alegre em 1937, 1938 e 1939 pelo Grêmio e gaúcho de 1928 pelo Americano.
Por Marcelo Rozenberg


O Brasil foi o único país da América do Sul a comparecer com força máxima à Copa do Mundo de 1934. Mas de nada adiantou essa mobilização. No único jogo que fez na competição, o time perdeu para a Espanha por 3 a 1 e deu adeus ao sonho de conquistar o título. Em pé, da esquerda para a direita, vemos Pedrosa, Martim, Benedito, Otacílio, Patesko, Luizinho, Luís Luz e Leônidas; agachados estão Átila, Armandinho, Waldemar de Brito, Waldir, Germano, Carvalho Leite, Ariel e Canali

 

ver mais notícias

NA SELEÇÃO BRASILEIRA

O livro "Seleção Brasileira - 90 Anos?, de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, informa que vestiu a camisa do Brasil em nove jogos com duas vitórias, quatro empates e três derrotas.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES