publicidade

Luiz Ceará

Repórter esportivo
por Diogo Miloni
 
Um dos mais famosos jornalistas repórteres da mídia brasileira: este é Luiz Roberto Serrano Ceará, mais conhecido como Luiz Ceará, que em 27 de novembro de 2012 foi anunciado como contratado da Rede TV, para participar do programa Rede TV Esporte. Ele também  mantém um blog sobre futebol no Portal UOL.

Em 29 de abril de 2013,  iniciou o projeto de um programa esportivo na Rede TV, ao lado de Silvio Luiz, e Juarez Soares: o Bola Dividida.

Carreira

Natural de Campinas, Luiz Ceará nasceu no dia 23 de julho de 1950 e quando garoto era apaixonado por música. O talento nas baquetas o formou baterista, com direito a banda e cabelos longos. No final da adolescência, escolheu cursar jornalismo na PUC e, em pouco tempo, já escrevia sobre música para o Diário do Povo.

Na PUC escolheu o jornalismo e assim que colou grau foi trabalhar na Rádio Cultura e, posteriormente, na EPTV, empresa afiliada à Rede Globo em sua cidade natal. Em 1980, seguiu para a matriz da emissora carioca, onde permaneceria por cerca de quatro anos.

Um ano depois acertou sua ida para a TV Bandeirantes, onde ganhava destaque nas coberturas jornalísticas. Em 1990, foi contratado pelo SBT e conseguiu grandes marcas de sua carreira: em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, Ceará foi o único repórter a conseguir entrar no gramado com microfone, pois a emissora havia adquirido uma credencial de fotógrafo.

O segundo e não menos importante episódio aconteceu um ano depois, na decisão da Copa do Brasil de 1995, entre Corinthians e Grêmio. Partida esta, que foi recordista de audiência no SBT, chegando a quase 60 pontos do Ibope. Ao lado de Luiz Ceará estavam grandes nomes do jornalimo, como Luiz Alfredo, Juarez Soares e Antônio Petrin.

Depois de dez anos empunhando o microfone do SBT, Ceará retornou para a Band, tendo uma breve passagem pela TV Século 21. Ao longo de sua carreira, o repórter cobriu quatro Copas do Mundo: 1990, 1994, 1998 e 2010, três olimpíadas: Seul, Barcelona e Atlanta, e outros tantos campeonato de inúmeros esportes. Sempre com seriedade, qualidade e muita dedicação ao jornalismo.

Em 2012, após deixar a TV Bandeirantes em fevereiro, assumiu o comando da jornada esportiva da Rádio Metropolitana, de Campinas.
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES