publicidade

Joseph Blatter

Oitavo presidente da FIFA
por Túlio Nassif
 
Joseph Sepp Blatter, ou simplesmente Blatter, nasceu no dia 10 de março de 1936 na cidade suíça de Visp, perto do famoso Matterhorn (Alpe Suíço). Graduou-se nos colégios de Sion e St. Maurice e em seguida, tornou-se Bacharel em Administração de Empresas e Economia pela Faculdade de Direito da Universidade de Lausanne, em 1959. Blatter reside em Zürich no seu país natal e tem uma filha.

No dia 21 de dezembro de 2015, foi suspenso "de toda atividade relacionada ao futebol, administrativa, esportiva ou de qualquer tipo" por oito anos, pelo Comitê de Ética da Fifa. O comitê considerou ilegal o pagamento de 2 milhões de francos suíços efetuado por Blatter a Michel Platini, em fevereiro de 2011.

Blatter tentou carreira futebolística entre os anos de 1948 a 1971, onde jogou no campeonato amador suíço da primeira divisão. Foi membro de diversas associações, dentre elas, da Câmara de Neuchâtel Xamax FC (1970 a1975), do Panathlon Club (sociedade de gestores desportivos), membro da Associação Suíça de Sportswriters (desde 1956) e do Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 1999.

Em 8 de junho de 1998, Blatter foi eleito o oitavo presidente da FIFA como sucessor de João Havelange. Essa vitória no 51º Congresso da FIFA Ordinário em Paris (França), Joseph Blatter, que já havia servido a FIFA em vários cargos nos  23 anos de trabalhos prestados, desta vez assumia o maior posto do futebol internacional.

Blatter iniciou sua carreira profissional como Chefe de Relações Públicas da Câmara da Junta de Turismo do Cantão de Valaisan na sua cidade natal e depois se tornou secretário-geral da Federação de Hóquei sobre o Gelo da Suíça, em 1964. Mais tarde, começou a se dedicar ao jornalismo e às relações públicas nos setores do esporte e da indústria privada. Como diretor de Cronometragem Esportiva e Relações Públicas da Longines SA. Também esteve envolvido na organização de 1972 e 1976 dos Jogos Olímpicos, quando adquiriu o verdadeiro gosto do cenário esportivo internacional.

Como diretor dos Programas de Desenvolvimento Técnico da FIFA, em 1975, Blatter deu início aos projetos do ex-presidente João Havelange. Na época, começavam a desenvolver as ideias do brasileiro para as competições e os programas educacionais da entidade. Nesse período surgiram às bases para os torneios Sub-17 e Sub-20 e conseqüentemente para o futebol feminino e o futsal. Em 1981, o Comitê Executivo da FIFA o nomeou como secretário-geral da entidade. Em 1990, o promoveu a diretor executivo. E em 1998, Blatter com o apoio de várias federações nacionais de inúmeros continentes, se candidatou à presidência da FIFA e assumindo o cargo em março do mesmo ano. Seu segundo mandato foi em 29 de maio de 2002, durante o Congresso de Seul (Coreia do Sul) e em 31 de maio de 2007, foi confirmada sua permanência no terceiro período no cargo.
 
Em 1 de junho de 2011, após diversos escândalos de corrupção envolvendo seu nome junto a Fifa, sua credibilidade ficou abalada, mas o presidente da entidade máxima do futebol mantevesse no cargo.
 
No dia 29 de junho de 2015, o dirigente suíço conseguiu sua quinta reeleição e direito a comandar a entidade por mais quatro anos ao derrotar nas urnas o príncipe da Jordânia Ali Bin Al Hussein, seu único adversário no pleito realizado, em Zurique. Blatter teve 133 dos votos das 209 federações nacionais pertencentes ao quadro da Fifa. Já Hussein contou com apenas 73. E nem mesmo o maior escândalo da história do futebol foi suficiente para impedir mais uma vitória de Blatter nas eleições da Fifa. Contudo, na semana seguinte, em 2 de junho de 2015, Blatter não se sentiu apoiado pelo mundo do futebol e renunciou ao cargo. O mandatário continua no posto e exerce a função como presidente até um novo ser escolhido.
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade -->
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      67
    • 2 Int
      62
    • 3 Fla
      60
    • 4 Grê
      58
    • 5 São
      58
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES