publicidade

Jackson

Ex-ala da Seleção Brasileira de Futsal

por Tufano Silva

Jackson João Bosco Moreira dos Santos, o Jackson, um dos destaques das Seleções Brasileiras de Futsal campeãs mundiais em 1982 e 1985, em 2011 residia em Belo Horizonte-MG, onde possuía uma loja de artigos esportivos, a Jackson Esportes.

Nascido na cidade de Santa Bárbara-MG em 16 de novembro de 1956, Jackson começou sua carreira nas categorias de base do Olympico Club, em 1974. Foi considerado a revelação do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1976, sendo elogiado até pelo então treinador da Seleção Brasileira, Marcos Barbosa.

No ano seguinte, foi promovido ao time principal do Olympico, no qual permaneceu até o ano de 1983. Depois disso, rodou por diversos clubes do Brasil, como Atlético-MG, Perdigão-SC, Swift-Bordon-SP e Minas Tênis Clube.

A primeira convocação de Jackson para a Seleção Brasileira aconteceu em 1979, para a disputa do Sul-Americano, na Colômbia. Neste campeonato, o ala conquistou seu primeiro de inúmeros títulos com a camisa da CBFS.

O ex-jogador foi um dos destaques dos times campeões mundiais de 1982 e 1985, sendo eleito o melhor jogador do primeiro torneio.

Jackson foi quem colocou a então desprezada camisa 12 em evidência no futsal brasileiro. E, entrevista ao site da Federação Paulista de Futsal, o ex-ala explica o motivo de ter escolhido este número para jogar na seleção. "No mundial de 82, eu ainda era considerado um novato e na hora de escolher o número da camisa, os mais antigos como Leonel, Miral e Branquinho, tinham o privilégio da escolha. Dessa forma, eu deixei que todos escolhessem. Sobraram apenas algumas como 12, 15 e 16. Escolhi a 12. Fomos campeões mundiais. Fui considerado por entidades como o Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, como o melhor atleta do ano e o melhor jogador do mundo. E desde que abandonei a Seleção, esta camisa passou a ser muito disputada. Após minha saída, vestiram a mesma camisa craques como Vander Iacovino e agora quem a veste é Falcão, o melhor do mundo na atualidade?, explicou.

    ver mais notícias
    ver mais Áudio

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES