Gessy Lima

Ex-meia do Grêmio e Portuguesa
Gessy Lima, gaúcho de Uruguaiana nascido em 24 de setembro de 1935 e falecido em Porto Alegre em 04 de outubro de 1989, foi um dos maiores jogadores da história do Grêmio. Meia de ligação talentoso, chegou ao Tricolor Gaúcho em 1955 mas foi dispensado.
No entanto, quis o destino que meses depois o clube da capital visitasse Uruguaiana e o encontrasse pela frente com a camisa do  Esporte Clube Uruguaiana. Após uma atuação soberba, retornou ao estádio Olímpico.
Foi pentacampeão gaúcho pelo Grêmio em 1956, 57, 58, 59 e 60. Mas quem o acompanhou durante toda a carreira garante que sua melhor atuação aconteceu em Buenos Aires em 1959, em uma goleada por 4 a 1 sobre o Boca Juniors em La Bombonera em que marcou os quatro gols.
Gessy defendeu também a Portuguesa de Desportos e a Seleção Brasileira em quatro ocasiões em 1960, segundo o livro Seleção Brasileira - 90 Anos, de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, com uma vitória, um empate e duas derrotas. Encerrou a carreira cedo, com apenas 26 anos. Formou-se em Odontologia e nunca mais concedeu entrevistas à imprensa.

por Marcelo Rozenberg
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES