publicidade

Edu Bala

Ex-ponta-direita do Palmeiras, da Portuguesa e do São Paulo
por Rogério Micheletti

Carlos Eduardo da Silva, o Edu Bala, ex-ponta-direita da Portuguesa de Desportos, Palmeiras e São Paulo, continua morando em São Paulo, onde nasceu, e é professor em escolinha de futebol na zona oeste da capital paulista.
 
Edu fez fama jogando no Palmeiras, onde chegou em 1969. Ao lado de Leão, Eurico, Luis Pereira, Alfredo, Zeca, Dudu, Ademir da Guia, Leivinha, César e Nei formou a Segunda Academia Palmeirense.
 
Depois, Edu, sempre orientado pelo amigo Emerson Leão, saiu do Verdão e foi para o São Paulo, em 78. No Tricolor, ele chegou a fazer bom trio de ataque com Serginho Chulapa, o centroavante, e Zé Sérgio, o ponta-esquerda.
 
Mas foi no Palmeiras o seu grande momento. Em todo Torneio Ramon de Carranza, na Espanha, ele era sempre o "Pelé" da competição.
 
"Não fui inteligente e o Palmeiras menos ainda. Os espanhóis davam uma fortuna pelo meu passe e eu acabei ficando no Palmeiras. Pisamos na bola. Eu e o meu ex-clube, mas agora é tarde", lamenta o ex-ponta, um dos melhores papos que o futebol já produziu em suas reminiscências. Ele também teve uma passagem pelo time do Marcílio Dias, de Santa Catarina.
 
Em 06 de dezembro de 2015 Edu Bala foi entrevistado por Milton Neves no Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes. Ouça, abaixo:

    Pelo Palmeiras

    Edu, um dos jogadores mais regulares da história do Palmeiras, fez 472 jogos com a camisa alviverde. Foram 248 vitórias, 155 empates e 69 derrotas. Edu marcou 75 gols pelo time palmeirense, segundo números do "Almanaque do Palmeiras", de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

    Pelo São Paulo:

    Já pelo São Paulo, entre 1978 e 1980, o ponta-direita atuou 145 vezes (59 vitórias, 47 empates e 39 derrotas) e marcou 15 gols, segundo o "Almanaque do São Paulo", de Alexandre da Costa.

    Pela Seleção Brasileira:

    Edu fez apenas duas partidas com a camisa da seleção (informação do "Guia dos Craques", de Marcelo Duarte.

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade -->
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      67
    • 2 Int
      62
    • 3 Fla
      60
    • 4 Grê
      58
    • 5 São
      58
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES