publicidade

Dondinho

Pai de Pelé e ex-atacante do Baquinho
por Marcelo Rozenberg
 
João Ramos do Nascimento, o Dondinho, nasceu em Campos Gerais. Ganhou notoriedade como pai de Pelé. Mas também foi um grande atacante que ficou famoso atuando no sul de Minas Gerais e em Bauru, cidade para a qual se mudou em 1945. Casado com dona Celeste, teve três filhos. Faleceu em 1996.

Inevitável lembrar de Dondinho quando o assunto é Pelé. A começar pelo nome que deu ao filho, Edson, com o qual pretendeu homenagear Thomas Edison, o investor da lâmpada.

A história também conta que Dondinho, na época que jogava no São Lourenço, levava Pelé para assisti-lo, por volta de 1943. E o garoto, impressionado com as defesas do goleiro da equipe, gritava: "Defende Bilé?. Coube a outras crianças que frequentavam o mesmo campo, e que encontravam dificuldades em pronunciar Bilé, apelidar a criança de Pelé.

Antes, no início da década de 1940, Dondinho havia estreado pelo Atlético Mineiro contra o São Cristóvão do Rio de Janeiro. Mas machucou o joelho em um lance com o zagueiro Augusto, mais tarde jogador do Vasco e da Seleção Brasileira. Partiu, então, para o São Lourenço. Daí, para o Bauru Atlético Clube, o Baquinho, primeiro time de Pelé. Encerrou a carreira aos 37 anos.

Quem viu Dondinho jogar, garante que foi um atacante diferenciado para a época. Ao contrário dos outros, não jogava plantado. Vinha de trás com a bola dominada.

E-mail:

Em 08 de junho, recebemos o e-mail de Isa Musa de Noronha, filha de Júlio Viotti, que jogou ao lado de Dondinho:
De: isamusa [mailto:isamusa@uol.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 8 de junho de 2009 17:54
Para: redacao@terceirotempo.com.br
Assunto: Uma foto Inédita!
Prezado Milton
Mando-lhe uma foto inédita de Dondinho, o pai de Pelé. Sou de Três Corações - MG e meu pai, Julio Viotti de Noronha, jogou ao lado de Dondinho lá pelos idos 1935. E olhe, meu pai sempre me disse que Dondinho era melhor do que foi Pelé, só que não teve as mesmas oportunidades. Os tempos eram outros.
Faça bom uso da foto, coloque lá no "Que Fim Levou", junto as demais fotos de Dondinho.
Meu pai -  se vivo fosse - ficaria cheio de orgulho!
Isa Musa de Noronha

No player abaixo, ouça a primeira entrevista de Maria Lúcia do Nascimento Magalhães, irmã de Pelé e filha de Zoca. O bate-papo com o jornalista Milton Neves aconteceu na Rádio Bandeirantes, durante o programa "Domingo Esportivo" do dia 17 de setembro de 2017:

 
 

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES