Corinthian-Casuals FC

Clube inglês que serviu de inspiração para a fundação do Corinthians Paulista

O Corinthian-Casuals FC, time inglês que excursionou com sucesso ao Brasil em 1910 e inspirou cinco operários de São Paulo a fundar o Sport Club Corinthians Paulista, ainda existe e disputa campeonatos de ligas amadoras. Originou-se em 1939 da fusão do Corinthian (fundado em 1882) e do Casuals, que nasceu quatro anos antes. Em 5 de junho de 1988, esteve em São Paulo e disputou uma partida exibição contra os veteranos do Corinthians Paulista no Pacaembu, diante de mais de 15 mil torcedores. Sócrates decretou a vitória do time brasileiro aos 19 minutos do segundo tempo (a partida foi disputada em dois tempos de 25 minutos).
Inicialmente, o Corinthian vestia-se com um uniforme inteiramente branco. Anos depois, após fundir-se com o Casuals, adotou o rosa e marrom com que exibiu-se no Pacaembu.
Até hoje a excursão do Corinthian ao Brasil em 1910 é lembrada como uma grande epopéia. Entre 5 de agosto e 24 de setembro daquele ano, a equipe esteve por aqui a convite do Fluminense do Rio de Janeiro. Em seu primeiro jogo, os ingleses bateram o tricolor carioca por 10 a 0. Em seguida, 8 a 2 diante de um combinado carioca. Depois, 5 a 2 sobre outra seleção formada no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, o time fez 2 a 0 sobre a Associação Atlética das Palmeiras, 5 a 2 diante do Paulistano e 8 a 2 sobre um combinado paulista formado basicamente por jogadores do São Paulo Athletic Club. Este, por sinal, foi o último jogo da carreira de Charles Miller, o homem que trouxe o futebol para o Brasil.
Por Marcelo Rozenberg

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES