Alberto Valentim

Treinador
Alberto Valentim do Carmo Neto, hoje conhecido como Alberto Valentim, foi um bom lateral-direito que começou nas divisões de base do América-MG, passando em seguida por dois clubes do interior paulista: o Guarani, de Campinas e a Internacional, de Limeira, antes de ser contratado pelo Atlético-PR.
 
Em 15 de junho de 2022, Valentim foi anunciado como novo treinador do CSA, de Alagoas, para comandar a equipe na Série B do Campeonato Brasileiro. Clube onde permaneceu até 8 de agosto de 2022, quando foi demitido do comando da equipe alagoana. 
 
TRAJETÓRIA COMO ATLETA
 
Muito hábil nos cruzamentos, Alberto foi o "garçom" principal de Paulo Rink e Oséas na bela campanha do Furacão no Campeonato Brasileiro de 1996.
 
Sua boa jornada em Curitiba, despertou o interesse de vários clubes, como São Paulo, Flamengo e Real Madrid.

Em 1997 foi para o São Paulo, trocado por Luisinho Netto e Fábio Mello, mas retornou ao Furacão para a disputa do Brasileirão.

Ainda em 1997 foi emprestado ao Cruzeiro, para a disputa do Mundial Interclubes do Japão, quando a equipe, sob direção de Nelsinho Batista, acabou derrotada para o Borussia Dortmund da Alemanha.

A equipe cruzeirense contratou vários jogadores de última hora, apenas para a disputa da partida, entre eles Bebeto, Gonçalves e o próprio Alberto, que acabou não participando do jogo.

Na ocasião, a Raposa atuou com: Dida; Vitor, João Carlos, Gonçalves e Elivélton; Fabinho, Ricardinho, Cleisson e Roberto Palácios (Marcelo Ramos); Bebeto e Donizete.

Em 1998, como jogador do Atlético-PR, foi emprestado ao Flamengo para a disputa do Brasileirão, em troca de Nélio e Rodrigo Mendes.

Entre 2000 e 2007 atuou no futebol italiano, pelas equipes da Udinese e do Siena, encerrando sua carreira no próprio Atlético Paranaense em 2008, conquistando o título estadual.
 
Em 2010, morando em Curitiba e com um filho, ele iniciou a carreira de treinador.
 
No início do ano de 2014, Alberto foi contratado para ser assistente da equipe técnica permanente do Palmeiras. Assim, com a queda de Gilson Kleina no começo do mês de maio, Valentim assumiu o cargo de treinador interino do clube paulista. Em 2017, assumiu novamente o time principal do Verdão, após a demissão do técnico Cuca.
 
Em 13 de fevereiro de 2018, Alberto Valentim foi anunciado como novo técnico do Botafogo e conquistou o título carioca em cima do Vasco, em decisão por pênaltis que brilhou o goleiro Gatito Ferrnandez. Em 19 de junho do mesmo ano, Valentim pediu demissão do Fogão.
 
Em 26 de agosto de 2018, Alberto foi anunciado como novo técnico do Vasco da Gama, após uma passagem-relâmpago pelo Pyramids FC, do Egito. Treinou o Cruzmaltino até 21 de abril de 2019, dia em que o Vasco perdeu a final do Carioca para o Flamengo, por 2 a 0, no Maracanã. 
 
Em 18 de junho de 2019 foi anunciado como novo treinador do Avaí-SC, para a Série A do Campeonato Brasileiro, em substituição a Geninho, demitido no dia anterior. Na ocasião, o Avaí estava na última colocação do Brasileirão. Quatro meses mais tarde, trocou o time catarinense pelo Botafogo, que tinha acabado de demitir Eduardo Barroca. A passagem de Valentim pelo Glorioso chegou ao fim em 9 de fevereiro de 2020, quando o time de General Severiano perdeu para o Fluminense pelo placar de 3 a 0. 
 
Em abril de 2021 foi anunciado como treinador do Cuiabá (MT), recém promovido à Serie A do Campeonato Brasileiro. Comandou a equipe por apenas dez partidas, com sete vitórias e três empates. Foi demitido em 29 de maio de 2021, após empate em casa com o Juventude por 2 a 2, na primeira partida da equipe no Brasileirão.
 
Após período desempregado, em 1º de outubro de 2021 foi anunciado como técnico do Athletico-PR, clube onde já havia apssado como jogador. Essa nova passagem de Valentim pelo clube rubro-negro durou até o dia 10 de abril de 2022. Ele foi demitido após derrota por 4 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. 
 
No dia 10 de março de 2019, Alberto participou do Domingo Esportivo Bandeirantes e conversou com Milton Neves sobre sua carreira. Confira a íntegra abaixo:

 por Marcos Júnior
 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES