Zolini

Ex-goleiro do Atlético-MG

por Marcelo Rozenberg

Ronaldo Zolini, o ex-goleiro Zolini, nasceu em Belo Horizonte em 29 de setembro de 1951. Ele residia em Belo Horizonte-MG com a esposa Ângela, com quem tinha dois filhos, Graziela e Guilherme, e três netas, Beatriz, Giovanna e Manuella. Trabalhava como representante comercial de uma empresa de formulários de segurança. Morreu no dia 14 de dezembro de 2015, vítima de uma embolia pulmonar.

Começou a carreira nas categoriais de base do Atlético Mineiro em 1969. Profissionalizou-se dois anos depois, passando a treinar com goleiros do nível de Renato, Mussula e Careca. Permaneceu no Galo até 1976, quando se transferiu por um ano para o América de São José do Rio Preto. Mas em 1978 já estava novamente no Atlético, once encerrou a carreira no ano seguinte, com apenas 28 anos.

Durante sua vida e por anos, Zolini escreveu um livro. Nele foi retratado os "causos" da época em que jogou futebol. Infelizmente, prestes a ser lançado sua obra de arte, no dia 16 dezembro de 2015, o ex-goleiro do Galo veio a falecer. Sua filha Graziela retomou o projeto e, em 1 de março de 2016, esteve à frente do lançamento do livro de Zolini e pode enfim, realizar o grande sonho de seu pai.

E segundo Graziela, outro grande sonho de Zolini era ter conquistado o "Galo de Prata", dos campeões de 1971, mesmo que estando no banco de reservas. E bem que o Atlético poderia conceder tal honraria póstuma a um jogador que dedicou tantos anos de sua vida ao clube, não é verdade?

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES