Zé do Monte

Ex-volante do Atlético Mineiro
por Marcelo Rozenberg
 
José do Monte Furtado Sobrinho, o Zé do Monte, nasceu em Abaeté (MG) em 03 de agosto de 1928 e faleceu em São Paulo em 27 de junho de 1990. Foi figura emblemática da história do Atlético Mineiro.
 
Amou tanto o Galo que jamais defendeu outro clube na vida. Entre 1946 e 1955 dedicou-se às suas causas, levantando oito títulos mineiros e muitas vezes colocando a emoção muito à frente da razão.

Foi assim em um clássico contra o Cruzeiro em 1947, quando duas cotoveladas rasgaram seus dois supercílios. Sem anestesia, levou oito pontos e retornou ao gramado para ajudar seu time a conquistar um empate heróico em 2 a 2.

Volante brigador, ganhou a posição de titular pela primeira vez sob o comando do técnico Felix Magno. Tinha apenas 18 anos. Quase 10 anos depois, uma contusão no menisco do joelho direito interrompeu sua trajetória nos gramados. Tornou-se, em seguida, vereador.

Deixou muitas imagens marcantes. Em uma final de campeonato estadual contra o América, começou a chorar ainda dentro de campo diante da derrota certa. Saiu consolado para os vestiários. Disputou ao todo 443 partidas pelo Atlético e marcou 26 gols.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES