publicidade

Vanderlei Paiva

Ex-volante da Ponte e do Atlético-MG

por Rogério Micheletti e Gustavo Grohmann

Vanderlei, o Vanderlei Paiva Monteiro, ex-meio-campista da Ponte Preta, Palmeiras e Atlético MG, hoje é treinador de futebol profissional e tem residência fixa em Campinas (SP).

Nascido no dia 7 de abril de 1946, em Três Corações-MG, terra do Rei Pelé e do Cidadão Tricordiano Milton Neves, Vanderlei já dirigiu o Juventus da Mooca. Em 2004, ele passou pelo Crac, da cidade de Catalão, em Goiás, e seu trabalho serviu de base para que a equipe tornasse campeã estadual daquele ano. Vanderlei dirigiu também a Ponte Preta (duas passagens, a segunda entre 2006 e 2007_foi substituído por Nelsinho Baptista), a Inter de Limeira, dentre outras equipes do interior do Brasil. Em 2007, ele foi contratado pelo União São João, de Araras. Em 2009 aceitou convite para comandar o Corinthians Alagoano.

O jogador

Vanderlei fez parte do histórico time da Ponte Preta que foi vice-campeão paulista de 1977, naquela inesquecível final contra o Corinthians. Ele formava o meio de campo da Macaca ao lado de Marco Aurélio e Dicá, mas o time de Zé Duarte tinha também: Carlos; Jair Picerni, Oscar, Polozzi, Odirlei, Lúcio, Rui Rey, Tuta, Helinho, Parraga e companhia.

O meio-campista entrou para a história, juntamente com os seus companheiros do Galo Mineiro, ao se sagrar Campeão Brasileiro de 71, na primeira vez em que a competição recebeu esta denominação. Antes, era Taça Brasil, Robertão ou Taça de Prata.

No triangular final decisivo do primeiro Campeonato Brasileiro de futebol, em 71, São Paulo, Botafogo e Atlético Mineiro brigaram pelo título fazendo três jogos num turno só. Os resultados que deram o título ao Galo foram: Atlético Mineiro 1x0 São Paulo, no Mineirão, gol de Oldair (de falta); São Paulo 4x1 Botafogo, no Pacaembu (de virada); e Botafogo 0 x 1 Atlético Mineiro, no Maracanã, gol de Dario.

Em 1980, ele chegou ao Palmeiras, mas ficou pouquíssimo tempo. No alviverde, ele fez 19 jogos (três vitórias, nove empates e sete derrotas) e marcou apenas um gol.

    ver mais notícias
    ver mais Áudio

    Pelo Palmeiras:

    Em 1980, ele chegou ao Palmeiras, mas ficou pouquíssimo tempo. No alviverde, Vanderlei fez 19 jogos (três vitórias, nove empates e sete derrotas) e marcou apenas um gol.

    Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade -->
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      67
    • 2 Int
      62
    • 3 Fla
      60
    • 4 Grê
      58
    • 5 São
      58
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES