Valdir

Ex-volante do Atlético-PR
por Rogério Micheletti
O loirinho Valdir, o Valdir Benedito, volante que brilhou com as camisas dos dois Atléticos, o Paranaense e o Mineiro, fez parte da comissão técnica de Alexandre Gallo depois de abandonar os gramados, em 2002, no São Raimundo (AM). Os dois acertaram com o Santos em 2005. Depois, seguiram trabalhando juntos no Sport, Internacional, Figueirense e Atlético-MG.
Nascido em Araraquara (SP) no dia 25 de janeiro de 1965, o baixinho Valdir misturava bem a raça e a técnica. Revelado na Ferroviária, começou a se destacar no Furacão no final dos anos 80 e começo dos anos 90. Depois, ele foi defender o Atlético Mineiro e chegou até a ser convocado para a seleção brasileira, quando o técnico era Paulo Roberto Falcão.  Ele disputou a Copa América de 1991.
Valdir fez ao todo quatro partidas com a camisa canarinho (três vitórias e um empate). Todas em 1991. O meio-campista atuou nas vitórias sobre a Bulgária (3 a 0), Colômbia (2 a 0) e Chile (2 a 0) e no empate com a Argentina (1 a 1), segundo informações do livro "Seleção Brasileira 90 anos", de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.
Com passagens por Internacional, Kashiwa Reysol (JAP), Avaí e América (MG), Valdir não tinha dificuldades para jogar como primeiro ou segundo volante e ainda chegou a atuar como meia. No final dos anos 90, ele também defendeu o Cruzeiro, vice-campeão brasileiro em 98, e repetiu o feito em 99, com a camisa do Galo. Ambas as decisões foram vencidas pelo Corinthians.
ver mais notícias

No Galo, Valdir fez 222 jogos e marcou 14 gols.

No Atlético-PR, o ex-volante jogou de 1989 a 1991 e em 2001. Foi campeão paranaense em 1990 e em 2001.

Na seleção, foram quatro partidas, três vitórias e um empate.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES