publicidade

Salomão Ésper

Jornalista
por Sérgio Quintella
 
O português sempre corretíssimo de Salomão Ésper é uma das características desse jornalista de voz grossa, firme. Ele nasceu em Santa Rita do Passa Quatro-SP, no dia 26 de outubro de 1929.

Quando menino, ouvia rádio em uma padaria perto de sua casa e certamente não imaginava que seguiria uma carreira vitoriosa, cuja dedicação ao Grupo Bandeirantes de Comunicação já soma mais de cinco décadas.

E no que depender dele, ainda serão anos e anos de trabalho que começa cedo, lá pelas 6 da manhã, com a leitura dos principais jornais brasileiros.

Jornalista, advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, amante e produtor de poemas, sonetos e poesias, Salomão Ésper é viúvo, pai de três filhos e avô de três netos. Ele vive em uma confortável casa no bairro da Aclimação, em São Paulo, juntamente com a funcionária Nelci e seu cachorro Tobby, um maltez que é a alegria de todos. Aliás, a casa vive cheia. E quem vai lá prestar algum serviço nunca sai de barriga vazia, já que um dos hobbies de Salomão é visitar a feira e o "sacolão" locais. Com o carro cheio de compras, sobra para a querida Nelci fazer doces, bolos, compotas e tortas para todo mundo que vai lá.

Aqui em São Paulo, Salomão começou na Rádio Cruzeiro do Sul, em 1948. Quatro anos depois foi para Rádio América, que pertencia ao Grupo Bandeirantes, empresa da qual ocupou o cargo de superintendente por muitos anos. Desde 1978 ele está, juntamente com José Paulo de Andrade, à frente do Jornal da Bandeirantes Gente, da Rádio Bandeirantes AM 840 - FM 90,9 - o sucessor de "O Trabuco", do saudoso Vicente Leporace, falecido em abril do mesmo ano.

Quando Leporace morreu, Salomão, Zé Paulo e Joelmir Beting foram incumbidos pela direção da Bandeirantes de apresentar um novo programa, uma tarefa de muita responsabilidade. E graças à competência do trio, a missão de manter a audiência das 8 da manhã, de segunda a sábado, numa das principais rádios do Brasil, foi bem sucedida. Em 2007, depois de anos de ausência, Joelmir Beting voltou aos microfones da emissora.

Salomão relutou, mas se rendeu à modernidade e aprendeu a usar o computador. Graças a este que vos escreve, o brilhante jornalista agora acessa e-mail e navega pela internet. Ou seja, eu fui professor do mestre. Que honra a minha!
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES