publicidade

Rua Javari, o estádio do Juventus

O campo de jogo do time da Mooca
por Marcos Júnior
O Estádio Conde Rodolfo Crespi, mais conhecido como Estádio da Rua Javari, no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, foi inaugurado em 10 de Novembro de 1929, e pertence ao Clube Atlético Juventus.
O nome, foi uma homenagem ao empresário italiano Rodolfo Crespi, falecido em 1939, dono do Cotonifício Crespi, primeiro estabelecimento brasileiro de fiação em escala industrial, situado nas proximidades onde foi erguido o estádio do clube de uniforme grená.
Com capacidade atual para 4000 pessoas, a Rua Javari registrou seu público recorde em 13 de julho de 1941, um domingo, quando 15.000 torcedores viram o Juventus ser derrotado pelo Corinthians por 3 a 1. Na ocasião, Carlinhos e Servílio colocaram o Timão em vantagem. Ferrari descontou para o Juventus e Teleco fez o terceiro para o Alvinegro, de acordo com o "Almanaque do Timão", de Celso Unzelte.
Em 6 de julho de 1957 foram inaugurados os refletores numa partida entre Juventus e Palmeiras, válida pelo Torneio Roberto Ugolini. Na ocasião, o Verdão venceu por 3 a 1, gols de Geo, Romeiro e Américo para os alviverdes. Neves descontou para o time da Mooca, segundo "A Gazeta Esportiva" do dia 21 de março de 1957.
A precariedade da iluminação e a má disposição de sua instalação, fez com que os holofotes fossem removidos, motivo pelo qual a equipe passou a realizar jogos apenas com luz natural.
Segundo Pelé, seu gol mais bonito aconteceu no estádio juventino, em 2 de agosto de 1959, diante do goleiro "Mão de Onça". Como não há nenhum registro de imagem do feito do Rei do Futebol, o cineasta Anibal Massaini Neto, no filme "Pelé Eterno", utilizou uma animação em computador para ilustrar o que muitos outros, além do jogador, também apontaram aquele como um gol genial e inesquecível.
Em 29 de agosto de 2006, um busto foi inaugurado na Rua Javari, em homenagem ao gol de Pelé. Naquela tarde fria paulistana, o Rei do Futebol descerrou a faixa do seu busto e deu o pontapé inicial em uma partida de veteranos, que contou com uma seleção formada por ex-jogadores de diversos times contra ex-jogadores do Juventus.
O estádio não fica junto ao clube (situado na Rua Juventus), e, após passar por uma reforma em suas instalações, em 2006, passou a contar com vários equipamentos que tornaram o pequeno estádio mais confortável, como cadeiras estofadas na tribuna de honra, assentos grená e branco na arquibancada coberta, placar eletrônico e ampliação do sistema de som, entre outros.
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES