Romualdo Arppi Filho

Ex-árbitro de futebol
por Rogério Micheletti
 
Romualdo Arppi Filho, ex-árbitro brasileiro, que trabalhou no futebol entre 1958 e 1990, morreu no dia 5 de março de 2023, em Santos-SP, mais precisamente no Hospital Ana Costa, onde realizava tratamento renal. Romualdo tinha 84 anos. 
 
O ex-árbitro era pai de três filhos e avô de três netos.

Nascido no dia 7 de janeiro de 1939, Romuldo foi considerado um dos melhores árbitros da história do futebol brasileiro. Em seu currículo, ele tem participação na Copa do Mundo de 86, no México, em três olimpíadas (1968 - México, 1980 - Moscou e 1984 - Los Angeles). Na opinião de Romualdo, 98% das partidas que apitou foi feliz.

"Prefiro esquecer das piores. Tem dia que nada dá certo. Em 2% dos jogos que apitei foram assim, reconheço", brincava Romualdo Arppi Filho. "Os jogos mais marcantes na minha carreira foram os da Copa de 86, das olimpíadas e a final da Copa Toyota entre Liverpool e Independiente", dizia o ex-árbitro.

Escola:

Para Oscar Roberto Godoi, hoje comentarista de arbitragem, Romualdo Arppi Filho foi talvez o melhor árbitro da história do futebol brasileiro. "Ele merece todo o respeito. Foi excelente. E continua sendo. Quero que ele continue apitando no Showbol. Seria uma enorme atração", comentou Godoi em uma ocasião.
 
No dia 13 de maio de 2018 Romualdo participou do programa Domingo Esportivo Bandeirantes. 
 
Confira a íntegra da entrevista abaixo:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES