publicidade

Ricardinho

Levantador de vôlei
por Diogo Miloni
Ricardo Bermudez Garcia, mais conhecido como Ricardinho é um jogador de vôlei que atua como levantador, sua principal conquista é a medalha de ouro olímpica, em 2004, nos Jogos de Atenas. Em 2012, foi convocado para o grupo brasileiro que disputou os Jogos Olímpicos de Londres, e ficou com a prata após a derrota para a Rússia.
Natural de São Paulo, Ricardinho nasceu no dia 19 de novembro de 1975, seu início no vôlei se deve a uma história de superação. Após retirar um tumor benigno na perna esquerda, aos sete anos de idade, o garoto paulistano foi orientado pelo médico a praticar esportes para melhorar sua recuperação. Seu irmão que jogava no Banespa levou Ricardo para participar dos treinamentos do time, e dali ele nunca mais saiu.
 Em 1997, o atleta foi chamado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, ainda como reserva do levantador Marcelinho. O levantador foi campeão já na primeira competição que disputou, o Campeonato Mundial de 1997.
A sequência de Ricardinho na seleção foi incrível, ao lado de jogadores como Giba, Gustavo, Serginho e Giovane, ele conquistou 17 títulos internacionais, levando o país ao topo do voleibol mundial.
Em 2004, a principal vitória da carreira do levantador, a medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas. Após uma final eletrizante diante da poderosa Itália, o time comandado por Bernardinho conquistou a glória de ser imortalizado nas páginas do esporte.
Poucos meses antes do Pan-Americano de 2007, que seria realizado no Rio de Janeiro, Ricardinho foi cortado da seleção. O motivo da dispensa nunca foi esclarecido, e a amizade entre o levantador e o resto do time ficou abalada.
Em 2010, após atuar no Modena e no Treviso, times do voleibol italiano, o paulistano retornou para o Brasil, aceitando o convite do Vôlei Futuro, de Araçatuba, conquistando em sua primeira temporada no país o Campeonato Paulista.
Foto: SIte oficial
Veja a entrevista  de Ricardinho para o Terceiro Set

Vida na Itália


Volta ao Brasil


Ricardinho compara o Vôlei Futuro ao Real Madrid

Bernardinho e Seleção Brasileira

Ricardinho analisa despedida na seleção


Ricardinho manda fala sobre Giba e Gustavo

Levantador revela seus planos para a aposentadoria

Ricardinho manda recado para os fãs

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES