publicidade

Otacílio Gonçalves

Ex-treinador de futebol

por Marcos Júnior

Otacílio Gonçalves da Silva Júnior, o "Chapinha", hoje treinador de futebol aposentado, teve uma longa e bem sucedida carreira comandando diversos clubes brasileiros.

Gaúcho da cidade de Santa Maria, onde nasceu no dia 16 de junho de 1940, Otacílio Gonçalves iniciou sua carreira no Rio Grande do Sul, nos anos 70, pelo Sport Club Internacional, inicialmente como auxiliar técnico.

No Colorado, Otacílio integrou a comissão técnica que conquistou os títulos brasileiros de 1975, 1976 e 1979, sendo este último o único campeonato brasileiros conquistado de forma invicta. Ele atuou ao lado de Rubens Minelli (no bicampeonato consecutivo de 1975/76) e de Ênio Andrade em 1979.

Em 1984, Otacílio assumiu o comando técnico do próprio Inter, e em seguida passou por diversas agremiações do sul do País, como Atlético-PR, Coritiba, Grêmio e Pinheiros-PR, antes de dirigir pela primeira vez uma equipe do sudeste, a Portuguesa de Desportos, em 1991.

Em 1991, integrou a comissão técnica da seleção brasileira na disputa da Copa América, realizada no Chile e vencida pela Argentina (o Brasil foi vice-campeão). O técnico brasileiro na ocasião foi Paulo Roberto Falcão, seu ex-jogador no Inter.

Retornou ao futebol paranaese para comandar o Paraná Clube (entre 1991 e 1992) e dirigiu o Palmeiras em 1993.

Depois, ainda passou por Atlético-MG, Paraná, Yokohama Flugels, Internacional, Paraná, Gama-DF, Santa Cruz-PE e encerrou sua carreira em 2002, pelo Paraná Clube.

Além do tricampeonato com o Inter, na função de auxiliar técnico, em sua carreira de treinador foi campeão pelo Inter (duas vezes no Gaúcho, Torneio Heleno Nunes e Copa Kirin), um título gaúcho pelo Grêmio, quatro paranaenses (por Atlético-PR, Pinheiros e dois pelo Paraná) e um Brasileiro da Série B, pelo Paraná.

Trabalhou como comentarista esportivo na Rádio Guaíba, de Porto Alegre, cidade em que reside com sua esposa Maria do Carmo, com quem teve três filhos: Lucas (ligado ao futebol, como auxiliar técnico), Otacílio Neto (engenheiro) e Paula, que lhe deu dois netos. Paula, aliás, vive com o marido e os dois meninos (Anthony e Max) na Austrália.

O vovô Otacílio, sempre que pode, deixa a capital gaúcha para encontrar os netos na distante Austrália, ao lado da esposa, mas quando retorna a Porto Alegre se reencontra com os amigos no Clube do Comércio para disputar torneios de sinuca e de canastra, suas diversões favoritas.

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade -->
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      67
    • 2 Int
      62
    • 3 Fla
      60
    • 4 Grê
      58
    • 5 São
      58
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES