publicidade

Oséas

Ex-atacante do Palmeiras, Cruzeiro e Atlético-PR
por Marcelo Rozenberg
 
Oséas Reis dos Santos, o ex-atacante baiano Oséas, nasceu em Salvador em 14 de maio de 1971.
 
Revelado no Galícia-BA, destacou-se no Atlético-PR em 1995.

Formou uma bela dupla de ataque com Paulo Rink e despertou o interesse do Palmeiras/Parmalat. A parceria desembolsou uma fortuna - US$ 7 milhões - pelo passe do baiano.

No Parque Antártica, permaneceu entre 1997 e 1999 fazendo 172 jogos com 86 vitórias, 43 empates, 43 derrotas e 65 gols marcados, de acordo com o Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti. Passou depois por Cruzeiro, Santos, Internacional, Vissel Kobe, Albirex Niigata, Pontevedra, Brasiliense, Galícia, Mourinense e Uberlândia.

Foi campeão da Copa do Brasil de 1998, da Copa Mercosul de 1998, da Taça Libertadores de 1999 (pelo Palmeiras) e da Copa do Brasil de 2000 (pelo Cruzeiro). 

Ao encerrar a carreira optou por continuar correndo atrás da bola, e a partir de 2008 começou a jogar pela equipe do Palmeiras de showbol. Tem residência fixa em Salvador (BA), onde administra os negócios da família. É casado e tem uma filha (Luana).

Entrou para a história por marcar gols importantes e ser personagem de um dos gols contra mais famosos da história do futebol. Anotou o tento que garantiu ao Palmeiras o título da Copa do Brasil de 1998 diante do Cruzeiro aos 44 minutos do segundo tempo.

No ano seguinte, desempatou a decisão da Libertadores contra o Deportivo Cali, fazendo com que a definição do campeão fosse feita através da cobrança de pênaltis (o Palmeiras levou a taça). Já o gol contra ele marcou em um clássico contra o Corinthians em 1998. Após cobrança de escanteio, cabeceou contra as próprias redes. Passou o resto do jogo ouvindo a torcida alvinegra gritando seu nome, ironicamente é claro.

No dia seguinte, flores foram entregues ao centroavante na Academia de Futebol. Um vexame. "O Felipão ficou tão irritado que me substituiu no intervalo", recorda.
 
No dia 30 de maio de 2018, Oséas conversou com o repórter Frank Fortes sobre os 20 anos da conquistas do primeiro título de Copa do Brasil pelo Palmeiras. Clique aqui e ouça a íntegra da entrevista.
    ver mais notícias

    Pelo Palmeiras:

    No Parque Antártica, permaneceu entre 1997 e 1999 fazendo 172 jogos com 86 vitórias, 43 empates, 43 derrotas e 65 gols marcados.

    Fonte: Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade -->
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      66
    • 2 Int
      61
    • 3 Fla
      60
    • 4 São
      57
    • 5 Grê
      55
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES