publicidade

Oliver Kahn

Ex-goleiro alemão

por Tufano Silva

"Como o Brasil pode ganhar essa Copa, se o goleiro da Alemanha não toma gols??. Comentários deste tipo eram comuns nos dias que antecediam a final da Copa do Mundo de 2002, quando a Seleção Brasileira, comandada por Luiz Felipe Scolari, chegou à decisão do Mundial sem mostrar um futebol encantador, mas eficiente e competitivo, já que o time canarinho sequer havia empatado no torneio, vencendo todas as suas partidas.

Até o momento, a equipe alemã também não mostrava um futebol vistoso. Muito pelo contrário. Havia passado por todas as etapas da segunda fase da competição com vitórias simples, conquistadas graças ao ótimo desempenho de seu arqueiro, Oliver Kahn, jogador do Bayern de Munique, que tinha sofrido até então apenas um gol na Copa do Mundo.

No dia 30 de junho de 2002, os apaixonados por futebol espalhados pelo mundo se perguntavam se conseguiria Oliver Kahn parar o poderoso sistema ofensivo brasileiro, formado por Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo. A resposta veio aos 22 minutos da segunda etapa da decisão do Mundial, quando o camisa 10 do Brasil bateu forte de fora da área, o arqueiro alemão, sem sucesso, tentou encaixar a bola, que sobrou livre para o Fenômeno abrir o placar. Após 12 minutos, mais uma vez Ronaldo, de fora da área, ampliou e decretou a vitória brasileira, que garantiu o quinto título mundial ao time canarinho.

O único goleiro a ser considerado o melhor jogador de uma Copa do Mundo se aposentou seis anos mais tarde, atuando pelo Bayern de Munique, e depois disso, passou a trabalhar como comentarista esportivo da ZDF, uma das emissoras públicas da Alemanha.

Carreira

Nascido em Karlsruhe no dia 15 de junho de 1969, Oliver Kahn iniciou sua carreira aos 18 anos, jogado pelo time de mesmo nome de sua cidade natal. Estreou na Bundesliga três anos mais tarde, quando começou a ser notado por outros grandes clubes da Alemanha.

Kahn ainda jogava pelo Karlsruher quando foi convocado pela primeira para defender a Seleção Alemã, em outubro de 1993, e também quando foi chamado para participar da Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, para ser reserva de Bodo Illgner.

Retornando do Mundial, o goleiro foi negociado com o Bayern de Munique, um dos times de maior expressão da Europa. Em sua passagem pelo time mais vitorioso da Alemanha, Oliver Kahn conquistou oito títulos da Bundesliga, uma Copa da UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Copa Intercontinental.

Pela Alemanha, o arqueiro atuou de 1993 a 2008, disputando 86 partidas e conquistando a Eurocopa de 1996 e o vice-campeonato Mundial em 2002.

Como prêmios individuais, Kahn faturou o de Melhor goleiro da Europa quatro vezes, de Melhor Goleiro do Mundo em três oportunidades, foi considerado o melhor jogador da Bundesliga em duas temporadas, além de ter levado a Bola de Ouro da Copa do Mundo de 2002.

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES