Nei

Ex-ponta do Palmeiras e Ferroviária
por Milton Neves e Rogério Micheletti
 
Elias Ferreira Sobrinho, o Nei, o grande camisa 11 do Palmeiras (de 72 a 80), nascido no dia 15 de agosto de 1949, em Nova Europa (SP), tem dois filhos e mora atualmente em Ibitinga, interior de São Paulo.

Lá, ele vendeu, há tempos, sua pizzaria e hoje é o Secretário de Esportes da Prefeitura da cidade.

Nei foi também professor de futebol da escolinha do Estádio Nicolão. Ele foi revelado pela Ferroviária de Araraquara (SP) e jogou também no São Bento de Sorocaba (SP), Botafogo de Ribeirão Preto (SP) e no Grêmio Maringá (PR), seu último clube, em 83.
 
Um dos melhores pontas canhotos da história da Sociedade Esportiva Palmeiras, Nei foi um dos grandes dribladores do futebol brasileiro nos anos 70.

Ele, de um lado, e o velocista Edu, do outro, costumavam enlouquecer vários laterais na década de ouro para o Verdão.

Pelo Palmeiras, Nei fez 488 jogos e marcou 71 gols (segundo números do "Almanaque do Palmeiras", de Celso Unzelte). Os títulos pelo Verdão foram: Paulista de 1972, 74 e 76; Brasileiros de 72 e 73.

"Sempre era uma grande dificuldade marcar o Nei, um jogador de extrema habilidade", conta o ex-corintiano Zé Maria, que travou grandes duelos com o ex-ponta palmeirense.

Nei é tão querido em Ibitinga (SP) que, em agosto de 2005, recebeu o título de cidadão ibitinguense.

Abaixo, confira imagens incríveis do Canal 100 de Flamengo 0 x 2 Palmeiras, em 1973, no Maracanã. O jogo, válido pelo Brasileirão daquele ano, teve gols de Fedato e de Leivinha. O Palmeiras entrou em campo com Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Ronaldo, Leivinha, Fedato e Pio (Nei). O técnico era o grande Oswaldo Brandão.

No dia 06 de fevereiro de 2021, Elias Ferreira Sobrinho, o Nei (ex-ponta do Palmeiras e Ferroviária), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes, contou muitas histórias e sobre a sua torcida pelo Palmeiras no mundial.

ver mais notícias

Pelo Palmeiras:

Nei fez 488 jogos e marcou 71 gols (segundo números do "Almanaque do Palmeiras", de Celso Unzelte). Os títulos pelo Verdão foram: Paulista de 1972, 74 e 76; Brasileiros de 72 e 73.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES