publicidade

Nariz

Ex-zagueiro do Botafogo, Galo e Fluminense
Zagueiro sério e algumas vezes violento, Álvaro Lopes Cançado, o Nariz, zagueiro que defendeu o Atlético Mineiro (de 1931 a 32), o Botafogo (de 34 a 41) e o Fluminense (em 33), suicidou-se no dia 19 de setembro de 1984 em Uberaba (MG), sua cidade natal.
Nascido no dia 8 de dezembro de 1912, Nariz começou a carreira no Galo, onde foi bicampeão mineiro (1931 e 1932). No Botafogo, ele fazia parte da famosa defesa conhecida como Esquadrão de Cavalaria. Pela seleção brasileira, Nariz participou da Copa do Mundo de 1938.
Após deixar o futebol, tornou-se ortopedista. Ele fundou no Botafogo o primeiro departamento médico de um clube e também fundou uma faculdade de Medicina em Uberaba (MG).
Por Rogério Micheletti

Ainda sobre Nariz, no dia 19 de agosto de 2008, o site Terceiro Tempo recebeu do internauta Marcelo de Paula Dieguez (marcelodieguez23@yahoo.com.br) o seguinte e-mail:
"Olá Milton como havia prometido estou enviando as fotos que tenho do jogador Nariz.
A história do meu avô (Duval Ernani de Paula) é que houve um Campeonato Acadêmico de Futebol entre as faculdades do Rio de Janeiro, patrocinado pelo Jornal dos Sports em 1932, tenho alguns xerox dos jornais da época e enviei um e-mail para a Biblioteca Nacional do Rio e abriram pesquisa para mim e em breve terei tudo sobre este campeonato, pois os jornais que meu avô tinha e que guardou por mais de 70 anos, quando ele faleceu meus parentes não acharam para mim e se perderam, a sorte é que eu tinha tirado xerox de alguns e já escaneei, mas ficaram bem ruins.
Bem, retomando a história, então foram 8 faculdades, iniciando o campeonato no Estádio São Januário e afinal foi realizada no Estádio do Botafogo, General Severiano, com o Time da Medicina e Cirurgia, onde meu avô era Drietor Acadêmico sendo Campeão em cima do time de Direito. No time do meu avô tinha vários jogadores de vários times entre eles: Fernandinho(goleiro do Flamengo), Cássio(Flamengo), Elói (Flamengo), Alfredo (Flamengo de 1934 a 1937 com 103 gols), Almir (Fluminense, depois Botafogo), Cícero (Vasco), Visquini (Canto do Rio), Lessa (Engenho de Dentro), e vários outros que estou pesquisando ainda. E no time de Direito: Cassilandro (Flamengo em 1931), Alvaro (Flamengo em 1931, em 1932 Botafogo), Caldeira (Bonsucesso, 1935 Flamengo), Amaury (Fluminense), Paulinho (Botafogo).
E então o time de meu avô foi Campeão fazendo 3 a 1 no time de Direito, isso no dia 26 de outubro de 1932, e no dia 28 fizeram a seleção acadêmica do Rio e jogaram contra o Flamengo (Flamengo 2 x 0), e então o Sr. Tenório do Jornal dos Sports convidou meu avô para ser o Diretor Técnico da Seleção Acadêmica Nacional para jogar um Campeonato patrocinado outra vez pelo Jornal dos Sports, em Buenos Aires e Montevidéu, e passaram em São Paulo antes para jogar contra São Paulo (vice-campeão estadual), perderam por 2x0, e contra o Corínthians (Campeão Estadual), ganharam de 4x0, sendo que meu avô disse nesta matéria que ele fez para um jornal do Rio, em que estão estas fotos, que ele lançou o jogador Nariz no cenário Nacional e Internacional.
E foram Campeões neste Campeonato também.
Meu avô, disse nesta matéria que o Nariz foi contratado pelo Botafogo, mas em algumas matérias ele jogou no Fluminense em 1933, mas no Almanaque do Flamengo ele fez gol contra pelo Fluminense para o Flamengo em 1934, mas eu sei que ele jogou no Botafogo também e foi Campeão por lá.
Se você tiver mais fotos do Nariz no Atlético Mineiro, ou no Botafogo de 1933 e 1934 me mande.
Um abraço do amigo Marcelo"
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES