publicidade

Marcelinho Paraíba

Meia-atacante de São Paulo, Flamengo, Coritiba e Sport
por Diogo Miloni

Marcelo dos Santos, mais conhecido como Marcelinho Paraíba, é um meia-atacante que, depois de passar pela Portuguesa em 2017, acertou com o Treze de Campina Grande para a temporada 2018.
 
No dia 1º de março do mesmo ano foi internado em um hospital particular da cidade paraibana de Campina Grande com suspeita de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). Depois, exames posteriores confirmaram uma isquemia cerebral - no caso, um problema de circulação sanguínea na região. De acordo com familiares, no mesmo dia da internação, Marcelinho Paraíba conversava normalmente com familiares. Ele recebeu alta do hospital dois dias depois.
 
Natural de Campina Grande, na Paraíba, Marcelo nasceu em 17 de maio de 1975 e começou sua carreira no Campinense, no ano de 1991, um dos maiores clubes de sua cidade natal. Posteriormente, teve uma breve passagem pelo Paraguaçuense, em 1994, e seguiu para o Santos, onde permaneceria por duas temporadas.

Após uma passagem pelo Rio Branco de Americana, entre 1995 e 1997, Marcelinho seguiu para o São Paulo, onde definitivamente ganhou projeção nacional sendo decisivo no Campeonato Paulista de 2000. Do Tricolor paulista, o meia-atacante foi direto para o futebol europeu, sendo contratado pelo Olympique de Marselhe, da França.

De volta ao Brasil, em 2001, o jogador foi contratado pelo Grêmio para a disputa da Copa do Brasil daquele ano. Na final, diante do Corinthians, a equipe gaúcha comandada pelo técnico Tite, venceu o Timão dentro do Morumbi, com direito a gol do camisa 10.
 
Fora do país, Marcelinho ainda vestiu as camisas de Hertha Berlin-ALE, Trabzonspor-TUR e Wolfsburg-ALE.

Em seu novo retorno para a terra natal, o atleta acertou sua ida para o Flamengo, onde teve muitos altos e baixos. Em seguida, vestiu a camisa do Coritiba, com a qual foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2009.

O bom momento do Coxa despertou o interesse de um ex-clube: o São Paulo, que, junto de Carlinhos Paraíba, trouxe Marcelinho para seu elenco. Com poucas oportunidades e sem a mesma técnica de outrora, o meia-atacante foi emprestado ao Sport, de Recife. Em 2011, levou o clube da Ilha do Retiro de volta à Série A do Campeonato Brasileiro.
 
Quando o empréstimo de seu contrato ao Leão da Ilha terminou, o meia-atacante acertou com o Grêmio Barueri, time que jogou de 2011 a 2012. Após isso, teve passagens marcantes pelo Boa Esporte (em 2013), Fortaleza (em 2014), Inter de Lages-SC (em 2014), Joinville (em 2015) e Oeste (em 2016).
 
No time de Itápolis, Marcelinho disputou o Paulistão, mas não conseguiu evitar o rebaixamento a Série A2. Sendo assim, no dia 19 de maio de 2016, foi anunciado como novo reforço do Inter de Lages-SC, clube que já havia defendido em 2015, quando na oportunidade fez 15 jogos e anotou oito gols.
 
Em 24 de agosto de 2016 foi anunciado como reforço do Ypiranga de Erechim, no Rio Grande do Sul. Dois meses mais tarde, voltou para o Campinense-PB, clube onde começou a carreira. 
 
Abaixo, ouça a participação de Marcelinho Paraíba no "Domingo Esportivo" de 11 de março de 2018:

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade -->
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      67
    • 2 Int
      62
    • 3 Fla
      60
    • 4 Grê
      58
    • 5 São
      58
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES