publicidade

Mantovani

Ex-ponta-esquerda do Palmeiras e Comercial de São Paulo
por Marcelo Rozenberg
 
Ary Mantovani, o ex-ponta esquerda Mantovani, nasceu em Águas de Lindóia, interior paulista, em 03 de julho de 1924. Ele morreu no dia 26 de setembro de 2018, aos 94 anos, em sua cidade natal. 
 
Mantovani tinha parte das ações do Hotel do Lago, um dos mais antigos e tradicionais de Águas de Lindóia.
 
JOGADOR
 
Teve o melhor momento de sua carreira vestindo a camisa do Palmeiras entre 1945 e 1948, quando conquistou o título paulista de 1947.
 
Eu, Marcelo Rozenberg, tive a felicidade de entrevistar Ary Mantovani em 2004 quando trabalhava para os jornais "O Estado de S.Paulo" e "Jornal da Tarde". Na ocasião, o Palmeiras realizava um período de treinos em Àguas de Lindóia.
 
Ary disse que em 9 de novembro de 1944, sua contratação pelo Palmeiras foi noticiada pelos jornais. Tinha então apenas 20 anos mas já havia se destacado no extinto Comercial da capital. O acerto ocorreu com o ex-presidente do Verdão Higino Pelegrini. Mas o então garoto só assinou o contrato depois de conversar com seus pais.
 
Ary Mantovani guardava com carinho recordações de Oberdã Catani, Oswaldinho, Waldemar Fiúme, Gonzáles e do técnico Oswaldo Brandão, que comandou o Palmeiras no título paulista de 1947. Mas a carreira terminou cedo. O ex-ponta-esquerda teve que optar entre o futebol e a gerência do hotel que seu pai acabara de construir. Preferiu a segunda opção. Aos 24 anos, pendurou as chuteiras definitivamente.
 
Seu maior feito está registrado no Guiness Book. No dia 5 de outubro de 1946, um sábado, marcou dois gols olímpicos na goleada por 6 a 2 sobre a Portuguesa Santista. Um em cada tempo. Feito até hoje não igualado.

Em 25 de agosto de 2016 foi um dos homenageados da diretoria palmeirense na comemoração dos 102 anos do clube, em festa realizada no Espaço das Américas, zona oeste de São Paulo.

    ver mais notícias

    Pelo Palmeiras:

    Atuou em 97 jogos, sendo 58 vitórias, 22 empates e 36 derrotas. Marcou 33 gols.
    Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzeltti e Mário Sérgio Venditti.

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade -->
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      67
    • 2 Int
      62
    • 3 Fla
      60
    • 4 Grê
      58
    • 5 São
      58
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES