Luiz Inácio Lula da Silva

Político e grande corintiano

por Marcelo Rozenberg e Ednilson Valia

Nascido em Garanhuns, Pernambuco, em 27 de outubro de 1945, Luiz Inácio Lula da Silva foi o sétimo filho de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello de um total de oito. Em 1956 chegou a São Paulo com a família e foi morar no bairro do Ipiranga. Com 12 anos conseguiu seu primeiro emprego, em uma tinturaria.

Ainda adolescente, foi trabalhar em uma fábrica de parafusos, ao mesmo tempo em que passou a freqüentar o curso de torneiro mecânico no SENAI. Três anos depois já era metalúrgico, profissão que o levou a abraçar as causas do movimento sindical.

Em 1975 foi eleito presidente do sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema com 92% dos votos. Ganhou notoriedade quatro anos depois, quando discursou para uma multidão no estádio da Vila Euclides, em São Bernardo, durante a greve dos metalúrgicos do ABC, que teve a adesão de quase 200 mil pessoas. Nesta época já pensava na criação de um partido dos trabalhadores e, no dia 10 de fevereiro de 1980, ajudou a fundar o PT

Em 1986 foi eleito deputado federal. Três anos depois, concorreu pela primeira vez à presidência da República, fato que viria a se repetir em 1994, 1998 e 2002, quando finalmente conseguiu se eleger ao vencer o oponente José Serra, do PSDB. Em 2006 foi reeleito, ao vencer o também candidato do Partido da Social Democracia Brasileira, Geraldo Alckimin.

Em seu governo, dois grandes eventos do esporte mundial vieram para o Brasil: Copa do Mundo e a as Olimpíadas. Os especialistas em política do esporte afirmaram que o presidente teve grande preponderância nas conquistas da sede do Mundial de futebol, em  2014 e dos jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

No dia 01 de janeiro de 2011 entregou a faixa presidencial a Dilma Roussef, eleita pelo Partido dos Trabalhadores com forte apoio de Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o então presidente do banco Itaú em 2010, Roberto Setúbal, Lula foi o maior presidente da história do Brasil.

Setubal diz que "Lula, que veio de onde veio, dos níveis sociais mais simples da sociedade, assumiu a presidência sem manifestar nenhum rancor em nenhum momento e, com seu pragmatismo, contribuiu para a sociedade e para o sucesso do País.

Pesquisa da Confederação Nacional de Transporte e do Instituto Sensus em dezembro de 2010 divulgou que o  Presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma aprovação pessoal de 87%.

A CNT divulgou  pesquisas em nível mundial , mas não explicou a metodologia para se conseguir os números, a  entidade informou que a aprovação pessoal lulista é maior que líderes recentes, como a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet (87%), o ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázques (80%) e líderes históricos, como o sul-africano Nelson Mandela (82%) e o ex-presidente norte-amaricano Franklin Roosevelt (66%).

"Lula deixa o governo no próximo dia 31 com recorde mundial de popularidade", afirmou  o presidente da CNT no último mês de 2010, Clésio Andrade.

Os dois mandatos de Lula não foram marcados apenas por boas notícias. Vários escândalos ilustraram as páginas do principais jornais e revistas brasileiras, que sempre se posicionaram como oposição ao mandatário petista, com ênfase para os diários Folha de S.Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo e principalmente a revista da editora Abril, Veja.

Entre os principais escândalos estão o Caso Waldomiro Diniz, em fevereiro de 2004,  (ex-assessor da Casa Civil cobra propina de bicheiros), Mensalão, em junho de 2005,  (ex-deputado Roberto Jeferson denunciou que o PT, então capitaneado pelo ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, acusado de  pagar propina aos deputados para que  estes votassem em projetos do interesse do governo) e o  Caso Francenildo,em março de 2006 (o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, é acusado de violar sigilo bancário do caseiro que o denunciou a imprensa por se reunir com lobbystas).

Em um artigo no jornal Folha de S. Paulo de 02 de janeiro de 2011, o renomado jornalista Jânio de Freitas classificou o governo Lula da seguinte forma: - Ocorreu uma inovação decisiva, quase estritamente intuitiva, que veio a fazer o sucesso de Lula e do seu governo: a imaginação.

Bresser Pereira, ex-ministro da Fazenda, não poupou elogios ao ex-metalúrgico - "Nesses oito anos, Lula exerceu extraordinária liderança e provou ter espírito republicano".

Diversas correntes políticas e cientistas políticos não conseguem negar a preponderância da figura de Lula na política brasileira e que depois do "Getulismo" ,está inaugurada uma nova era: o "Lulismo".

Após exercer a Presidência da República, Lula voltou a sua residência fixa em São Bernardo do Campo. Casado com dona Marisa Letícia desde 1974, tem cinco filhos. É apaixonado por futebol e pelo Corinthians. Por sinal, quando o time do Parque São Jorge perde, não consegue esconder o seu abatimento.

Em 2011, o nome de Lula foi cogitado para assumir a presidência da Fifa, entidade máxima do futebol mundial, no lugar do então mandatário, Joseph Blatter.

Em 29 de outubro de 2011, o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgou nota informando que o ex-presidente começaria um tratamento quimioterápico para combater um tumor na laringe.

A nota ofical do Hospital Sírio-Libanês

"O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto."

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES