publicidade

Kerlon, o Foquinha

Cruzeiro e Ajax
por Marcos Júnior
 
Atualmente no futebol norte-americano, após passar pelo Japão, o atacante mineiro Kerlon Moura de Souza, que ficou conhecido pelo "drible da foca", nasceu na cidade de Ipatinga em 27 de janeiro de 1988, iniciando profissionalmente pelo Cruzeiro, aos 17 anos, em 2005.
 
O drible, dominando a bola com a cabeça, lhe rendeu o apelido de "Foquinha", e ganhou notoriedade internacional a partir do Sul-Americano Sub-17 de 2005, disputado na Venezuela, em que o Brasil se sagrou campeão e Kerlon foi o artilheiro (com oito gols) e eleito o melhor jogador da competição.

A habilidade ímpar do jogador nem sempre era vista com bons olhos pelos adversários que, invariavelmente, o derrubavam, alegando que ele estava agindo com menosprezo, entre eles o ex-lateral atleticano Coelho, que foi expulso após uma cotovelada no cruzeirense, durante um clássico entre as duas equipes em 2007, com vitória do Cruzeiro por 4 a 3.

As lesões acabaram prejudicando a carreira do jogador no Cruzeiro, que passou por três cirurgias: primeiro no tornozelo esquerdo, e em ambos os joelhos, que acabaram o afastando dos gramados por vários meses.

Kerlon defendeu o Cruzeiro até 2008, quando transferiu-se para o futebol europeu, onde passou primeiro pela Itália (Chievo e Internzionale) e depois foi emprestado para o Ajax, da Holanda, onde sofreu uma nova grave lesão, mais uma vez no joelho esquerdo.

De volta ao Brasil, jogou entre 2011 e 2012 pelo Paraná e Nacional-MG, passando em seguida a defender o Fujieda MYFC, clube da 3ª divisão do Japão.
 
Após um ano se recuperando de outra grave lesão no joelho e sem contrato com qualquer clube, Kerlon assinou com o Miami Dade FC, da NAL (National Adult League), clube da quarta liga do futebol dos Estados Unidos.

O drible de Kerlon durante vitória do Cruzeiro sobre o Atlético-MG, em 2007. O "Foquinha" foi agredido pelo então lateral-direito atleticano Coelho.

    ver mais notícias
    Pela Seleção Brasileira (Sub-17 e Sub-20):

    Atuou em 35 jogos e marcou 21 gols.

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES