publicidade

José Carlos Gomes do Nascimento

Árbitro

por Tufano Silva

José Carlos Gomes do Nascimento, árbitro que foi considerado o melhor do mundo no futebol de salão durante 20 anos, e que também apitou a final do Campeonato Paulista de 1985, em 2011, residindo em São Paulo, seguia atuando pela Federação Paulista de Futebol, realizando partidas na várzea paulistana.

José Carlos começou sua carreira no futebol de salão, em 1974. Se destacou no esporte, sendo considerado por um longo período o melhor árbitro do mundo. "Eu apito futsal há 37 anos (entrevista de janeiro de 2011). Fui considerado durante 20 anos o melhor árbitro do mundo. Viajei para Israel, Portugal, Bélgica e Espanha. Agradeço muito a Deus por esse dom?, comentou, em entrevista ao Papo de Boleiro, do site da cerveja Brahma.

Ganhou tanta fama no futsal, que em 1985 foi chamado para apitar a final do Campeonato Paulista de futebol de campo, entre São Paulo e Portuguesa, vencida pelo Tricolor paulista. Fato que o marcaria para sempre. "São duas coisas maravilhosas na minha vida: o nascimento do meu filho e essa final que me deram, que foi sensacional. Até hoje tenho vídeo, fita, tenho tudo guardado?, afirmou.

Muito bem-humorado, José Carlos se diverte ao contar os perigos de sua profissão. "Eu só apanhei, somando, umas 171 vezes na minha vida. Já levei pedrada, nariz quebrado. Infelizmente isso acontece. Às vezes você entra no vestiário apanhando. Mas como eu sempre digo, nós temos um anjo da guarda muito bom. E por isso, graças a Deus, nenhuma ocorrência grave aconteceu comigo?, contou.

Atuando no futebol de várzea, José Carlos adotou a cor rosa para o seu apito. Claro que o fato acabou gerando muitas brincadeiras por parte dos jogadores, mas o árbitro parece não se importar. "Meu apito é cor-de-rosa, por isso me chamam de Margarida. Mas eu não ligo, porque todo árbitro é Margarida (risos)?, brincou o árbitro.

Foto: Sarkis

Confira abaixo a entrevista de José Carlos do Nascimento ao Papo de Boleiro, do site da Cerveja Brahma

 

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES