Jean-Pierre Beltoise

Ex-piloto de Fórmula 1

por Marcos Júnior

O parisiense Jean-Pierre Maurice Georges Beltoise, ou simplesmente Jean-Pierre Beltoise, ex-piloto de Fórmula 1, morreu em 05 de janeiro de 2015, aos 77 anos, após dois AVCs. Ele estava passando férias no Senegal e desde o dia 02 de janeiro estava em estado de coma.

Nascido em 26 de abril de 1937, Beltoise conquistou 11 títulos no motociclismo francês antes de ingressar no automobilismo, passando pela Fórmula 3 e Fórmula 2 e estreando na Fórmula 1 em 1967, pela Matra, equipe pela qual competiu até 1971.

Pela Matra subiu ao pódio em quatro ocasiões, sempre como terceiro colocado: nos GPs da Espanha e Itália em 1969 e nos GPs da Bélgica e Itália em 1970.

Em 1972 transferiu-se para a B.R.M., equipe pela qual conquistou sua única vitória na F1, justamente no GP mais emblemático da categoria, em Mônaco, sob forte chuva.

Permaneceu na B.R.M. nos dois anos seguintes, encerrando sua carreira na F1 no final de semana do GP dos Estados Unidos de 1974, em Watkins Glen, não obtendo classificação para a prova.

Em 1975, a convite de Guy Ligier, foi o piloto de testes do primeiro carro da equipe francesa Ligier na Fórmula 1, o JS-5 com motor Matra V12, que no ano seguinte estreou na categoria máxima do automobilismo tendo como piloto o também francês Jacques Laffite.

Beltoise ainda competiu com carros de turismo na França e também disputou provas de rali.

Beltoise era casado com Jacqueline Cevert, irmã de um outro ex-piloto francês, também falecido, François Cevert.. O casal teve dois filhos: Anthony e Julien, ambos pilotos.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES