publicidade

Jardel, o Cavaleiro Negro

Ex-goleiro do Santa Cruz e América-MG
Jardel, o Jardel Moreira Lemos, ex-goleiro do Santa Cruz-PE e América-MG, conhecido em Minas Gerais como o "Cavaleiro Negro", morreu no dia 5 de junho de 2009, em Belo Horizonte-MG, vítima de uma parada cardíaca.
Ele deixou três filhas, duas netas e foi enterrado no cemitério Bosque da Esperança, lá mesmo na capital mineira.
Nascido em Uberaba, em 05 de janeiro de 1937, Jardel atuou também pelo Valério Doce e Nacional de Uberaba, onde encerrou sua carreira.
Em 12 de março de 2009, recebemos o e-mail de Cátia Lemos, filha do querido Jardel, relatando um pouco de sua vida.
Agradecemos imensamente, Cátia, que também enviou lindas fotos para abrilhantar a página do grande "Cavaleiro Negro".
E parabéns pelo belo trabalho que você faz junto com seu pai!
por Milton Neves
Jardel, " O Cavaleiro Negro"

Jardel Moreira Lemos, um nome que marcou época na lembrança dos desportistas mineiros, mais particularmente na memória dos torcedores do América Futebol Clube. Mineiro de Uberaba, Jardel é casado e tem três filhas. Começou sua carreira muito jovem mostrando desde o inicio a sua aptidão para o gol. Goleiro por vocação, Jardel começou sua vida de futebolista, onde recebeu um aprendizado técnico que o acompanhou por toda sua trajetória. Goleiro, posição considerada a mais ingrata dentro do futebol, quem não se lembra de fatos, história e folclore envolvendo goleiros.  Jardel, dedicou sua vida ao futebol e nele construiu o seu ideal.

 

As glórias que teve em sua vida serviram para ensinar-lhe mais e prepará-lo para a vida. O seu sonho atingiu horizontes mais amplos, em seu coração o desejo de dar continuidade a sua missão, de criar novos caminhos não se resumia em passar a frente a experiência e o aprendizado, o importante é criar algo objetivo e eficaz. Em 1976 foi fundada em Belo Horizonte a Jardel Escola de Futebol e logo depois o Cavaleiro Negro Esporte Clube, um sonho que se transformou em realidade. Jardel começou a agrupar jovens de diversas idades para transmitir-lhes os ensinamentos básicos do futebol, os primeiros passos foram difíceis, mas a força do idealismo falou mais alto e as aparentes barreiras foram vencidas.

 

A presença do Cavaleiro Negro Esporte Clube e a Jardel Escola de Futebol tem sido marcante no futebol de Minas Gerais e manter essa entidade tem sido um ato de heroísmo e muita força de vontade para o seu criador, Jardel Moreira Lemos,  pois para manter seu trabalho é preciso mão de obra especializada, técnicos, massagistas, preparadores físicos e etc. O trabalho de formação do jovem tem como base a preparação deste para a vida, através do esporte, evitando que estes venham enveredar por caminhos obscuros e lutem por seus objetivos buscando uma vida melhor.

 
 
O trabalho de Jardel em prol da juventude tem sido o sacerdócio de quem acredita e sabe que no futuro não só do esporte, mas em todos os segmentos da vida estão diretamente ligados a formação e educação, o esporte é ainda uma forma de lazer que domina milhões de brasileiros. Jardel Escola de Futebol e Cavaleiro Negro Esporte Clube, sonho de ontem, hoje realidade.
 

Educar juventude dentro do esporte, transmitindo-lhes os ensinamentos básicos do futebol e formando não somente atletas, mas homens e cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e aptos a lutar por seu ideal com respeito, responsabilidade e dedicação, essa é a missão do Cavaleiro Negro Esporte Clube.

 

Depois de vencer muitos obstáculos e hoje ser um dos nomes mais respeitados do futebol de base de Minas Gerais, ainda assim, O Cavaleiro Esporte Clube e Jardel Escola de Futebol, que tem como presidente de honra Jardel Moreira Lemos, seu fundador e tem como presidente sua filha Carla Lemos, lutam ardentemente para continuar a cumprir sua missão de formar grandes cidadãos e revelar excelentes jogadores para o futebol brasileiro e até para o futebol internacional.

 

Cátia Lemos, filha de Jardel

 
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES