publicidade

HIguita

Ex-goleiro colombiano

por Marcos Júnior/Portal TT

O colombiano René Higuita, atualmente treinador de goleiros do Al Nassr, da Arábia Saudita, foi um dos mais comentados goleiros do mundo nas décadas de 1980 90, principalmente por seu comportamento pouco ortodoxo à frente das metas dos clubes que defendeu e também da seleção da Colômbia

Exemplo disso foi a chamada "defesa escorpião", que fez em um jogo no histórico Estádio de Wembley, na Inglaterra, em 7 de setembro de 1995, quando defendeu com os calcanheres um chute de Jamie Redknapp. A partida, amistosa, foi entre as seleções da Colômbia e Inglaterra e a intervenção de Higuita foi considerada a maior jogada de todos os tempos no futebol.

De baixa estatura para um goleiro, apenas 1,72m, Higuita nasceu em Medellín no dia 7 de agosto de 1966 e começou sua carreira profissional pelo Millonários, de Bogotá, em 1985.

No futebol de seu país, conquistou seus principais títulos pelo Atlético Nacional: o Campeonato Colombiano de 1984, a Copa Interamericana em duas ocasiões (1990 e 1997) e a Copa Libertadores da América, em 1989. quando derrotou nos pênaltis o paraguaio Olímpia, na final.

Também atuou, entre outros, pelos colombianos Real Cartagena, Atlético Junior e Deportivo Pereira, onde encerrou sua carreira, em 2010.

Fora da Colômbia jogou pelo espanhol Real Valladolid e pelo mexicano Deportivo Veracruz.

Acostumado a sair jogando de sua área, Higuita marcou 41 gols em sua carreira profissional, sobretudo em cobranças de pênaltis, mas também alguns de falta, formando a tríade de goleiros sul-americanos habilidosos com os pés, ao lado do brasileiro Rogério Ceni e do paraguaio José Luis Chilavert.

Se esses feitos proporcionaram-lhe notoriedade positiva, outro abalou bastante sua carreira, na Copa de 1990, quando perdeu a bola (fora de sua área) para o camaronês Roger Milla, que acabou marcando o gol da vitória de seu país, eliminando a Colômbia do Mundial disputada na Itália.

Também viveu polêmicas e dramas fora do futebol, como a suspensão por uso de cocaína, a péssima repercussão pela visita que fez a Pablo Escobar em 1991, o chefe do Cartel de Medellín, que controlava o tráfico de drogas da Colômbia, e em 1993, quando foi preso, acusado de participação em um sequestro. A ocorrência, depois solucionada, acabou o impedindo de disputar a Copa de 1994, nos Estados Unidos.

Abaixo, imagens de alguns momentos marcantes de René Higuita, defendendo, jogando fora de sua área e marcando gols:

Abaixo, um hilário comercial com a participação de Higuita, para os refrescos Frutiño:

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES