publicidade

Gonçalves

Ex-zagueiro do Botafogo e Flamengo
por Marcus Vinicius Dias Magalhães

Nascido no dia 22 de fevereiro de 1966, na capital do Rio de Janeiro, o ex-zagueiro Marcelo Gonçalves Costa Lopes, conhecido apenas como Gonçalves, já defendeu as cores do Botafogo, Flamengo e Internacional. O ex-atleta se tornou empresário de jovens jogadores.

Gonçalves foi revelado pelo Flamengo, em 1987, mas fez história em outro time carioca, o Botafogo. Em sua primeira passagem pelo clube da Estrela Solitária, o ex- beque  foi Campeão Carioca de 1990.

Na mesma temporada, Gonçalves se transferiu para o futebol mexicano. Atuando pelo Club Deportivo Estudiantes Tecos, o jogador foi bicampeão nacional, nos anos de 1993 e 1994.

Em 1995, Gonçalves retornaria ao Botafogo para ser Campeão Brasileiro daquele ano e Campeão Carioca e da Taça Guanabara de 1997. Ele ainda levantaria o caneco do torneio Rio-São Paulo de 1998.

O bom desempenho do defensor chamou a atenção do então técnico da Seleção Brasileira, Zagallo. Sempre na lista de convocados do treinador, Gonçalves conquistou a Copa América e a Copa das Confederações de 1997. A convocação para a Copa do Mundo da França, em 1998, estaria assegurada. O atleta fez parte do elenco que perdeu a final da Copa por 3 a 0, para a França.

Em 1999, Gonçalves se transferiu para o Internacional, último clube dele. Nesse ano, o ex-atleta ajudou a equipe de Porto Alegre a se livrar, nas últimas rodadas, do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Gonçalves ficou famoso pelos longos cabelos que usou durante grande parte da carreira, que só foram cortados durante a Copa das Confederações de 1997, quando, nas semi-finais, toda a Seleção entrou em campo com a cabeça raspada.

Em outro momento marcante do jogador, durante clássico carioca entre Botafodo e Vasco, Edmundo tentou provocar o ex-zagueiro, rebolando na frente do marcador. Mas, quem ri por último ri melhor. Na ocasião, o Fogão bateu a ex-equipe do Animal e se sagrou campeão carioca de 2007.

Assista o vídeo da "reboladinha" do Edmundo sobre Golçalves:

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES