publicidade

Gino Orlando

Ex-atacante do São Paulo
Segundo maior artilheiro da história do São Paulo, Gino Orlando, morreu no dia 24 de abril de 2003, na cidade de São Paulo, vítima de parada cardíaca, aos 75 anos.

Gino estava internado desde fevereiro no Hospital do Coração, onde foi submetido a uma cirurgia para correção de aneurisma no tórax.

O ex-artilheiro nunca escondeu seu fanatismo pelo São Paulo e vinha exercendo o cargo de administrador do Morumbi desde 1969.

Gino anotou 232 gols pelo Tricolor, ficando atrás apenas de Serginho que marcou 242. Com 447 partidas disputadas pelo São Paulo (250 vitórias, 96 empates, 101 derrotas), o ex-artilheiro figura entre os 10 na lista dos que mais atuaram com a camisa do clube paulista.

Gino se definia como um jogador `grosso´, um típico atacante trombador, caracterísitica ainda mais acentuada haja vista seu biotipo forte.

Teve como grande feito histórico um gol de bicicleta marcado pela Seleção Brasileira na vitória sobre Portugal em 1957, o primeiro do gênero marcado em território lusitano. Também foi o primeiro a acertar a trave do Morumbi, isso em 1960.

Conquistou os títulos paulistas de 53 e 57, tendo permanecido no São Paulo entre 1953 e 62. Também defendeu o Palmeiras, o XV de Jaú, Comercial, Juventus e Portuguesa.

No Palmeiras, entre 1950 e 51, Gino atuou em apenas quatro partidas (duas vitórias, um empate, uma derrota) e não marcou nenhum gol.

Na última das fotos acima você confere Gino no combinado São Paulo/Seleção Paulista em jogo que fez parte da inauguração do estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, no ano de 1960. A partida foi contra o Nacional de Montevidéo, a segunda do novo estádio. Palmeiras e Corinthians "enxertaram" aquele Tricolor que bateu o Nacional por 3 a 0, com dois gols do próprio Gino e um de Canhoteiro.

    ver mais notícias

    Pelo São Paulo:

    Atuou em 447 jogos, sendo 250 vitórias, 96 empates e 10 derrotas. Marcou 237 gols.
    Fonte: Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa.

    Pelo Palmeiras:

    Atuou em quatro jogos, sendo duas vitórias, um empate e uma derrota. Não marcou gols.
    Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Dario Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade -->
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      66
    • 2 Int
      61
    • 3 Fla
      60
    • 4 São
      57
    • 5 Grê
      55
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES