publicidade

Gilson Porto

Ex-ponta do Flu, Corinthians, América e Internacional
por Milton Neves e Rogério Micheletti
 
Ponta esquerda do Corinthians (entre 65 e 68), Fluminense, Internacional, Fluminense de Feira de Santana (onde sagrou-se campeão em 69), América do Rio, América de Natal-RN e Santos, nasceu em Feira de Santana, na Bahia, em 14 de fevereiro de 1944, e faleceu em Salvador no dia 13 de janeiro de 2003.

Vivia em Juazeiro (BA), e chegou a ser técnico do Barreiras Esporte Clube, equipe que subiu para a 1ª divisão do Campeonato Baiano, em 2000, e também das divisões de base do Camaçari.
 
Como Porto costumava brincar, o Corinthians dos anos 65 a 67, em que ele atuava, era o seguinte: Marcial "Mazaropi", Jair Marinho "Bujão", Clóvis "Peru Sadia", Ditão e Édson "Cegonha"; Dino Sani "Aeroporto de Mosquito", Rivellino "Orelha", Marcos "Pinóquio", Tales "Bode", Flávio "Bicudo" e Gilson Porto "Ferrugem".
 
O corpo do ex-jogador corintiano foi sepultado em Feira de Santana (BA). Gílson Porto deixou três filhos, Zulema, Frederico e Gílson Porto Júnior. Quando faleceu, tinha duas netas, Brenda e Talita.

Porto começou no Fluminense em 1959. Em 1963, passou pela Seleção Brasileira de novos.
 
Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, vestiu a camisa do Timão em 134 jogos com 82 vitórias, 27 empates, 25 derrotas e 11 gols marcados. Foi campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1966.

Nas fotos abaixo, você vê Gilson Porto no Corinthians, em 1965 e 1966.

CURIOSIDADE
 
Foi de Gilson Porto, então pelo Inter, o autor do terceiro gol da história do estádio Beira-Rio (o primeiro foi marcado pelo atacante Claudiomiro "Bigorna" e o segundo do português Eusébio, do Benfica), marcado no dia 6 de abril de 1969. Na ocasião, o time gaúcho venceu o Benfica, de Portugal, por 2 a 1. E, o mesmo Gilson Porto, tentando arrematar para o gol, acabou servindo Claudiomiro para o primeiro gol colorado.
 
CLIQUE AQUI E VEJA REPORTAGEM ESPECIAL, SOBRE A INAUGURAÇÃO DO BEIRA-RIO.
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES