publicidade

Gentil Cardoso

Ex-treinador de futebol
por Marcelo Rozenberg

Nascido em Recife em 05 de julho de 1906 e falecido no Rio de Janeiro em 08 de setembro de 1970, Gentil Alves Cardoso foi um conceituado e folclórico treinador de futebol. Suas frases de efeito correram o Brasil e ganharam fama, fazendo dele um símbolo do vernáculo futebolístico. Algumas são lembradas até hoje como "quem se desloca recebe, quem pede tem preferência", "o craque trata a bola de você, não de excelência", "vai dar zebra" e "só me chamam pra enterro, ninguém me convida pra comer bolo de noiva", referência ao fato de muitas vezes ter sido lembrado para dirigir times em momentos de turbulência. Nos treinamentos, era comum se utilizar de megafone para falar com os atletas.

Engraxate, garçom, padeiro e militar, Gentil treinou todos os times grandes cariocas: América, Bangu, Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense. Também comandou Ponte Preta, Corinthians, Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de 1959, Sport, Santa Cruz e Náutico. Em Pernambuco, por sinal, ganhou o título estadual pelos três grandes de Recife. Foi o primeiro profissional a comandar Garrincha no Botafogo.

A contratação do mítico ponta botafoguense rendeu uma história curiosa. No dia em o anjo de pernas tortas realizou seu primeiro treino no clube, Gentil não compareceu a General Severiano. Quem comandou a prática foi o filho do treinador, Newton, que não tinha poder para oficializar a negociação. Mas, para sorte dos botafoguenses, o treinador apareceu no vestiário quando os jogadores já estavam trocados. Diante da insistência de Nilton Santos, que tomou um vareio de Garrincha do treino, voltaram para o campo para que Mané fosse avaliado novamente. Depois de entortar a todos, o ponta foi contratado imediatamante com o aval de Gentil.

Segundo o Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins, dirigiu o Flamengo em 56 jogos com 36 vitórias, 12 empates e oito derrotas.

Celso Unzelte informa no Almanaque do Corinthians que Gentil treinou o Timão em 22 jogos com 13 vitórias, três empates e seis derrotas.

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES