Floriano

Ex-goleiro do Bragantino e São Paulo

Por Roberto Gozzi

Floriano Ferreira Gonçalves, conhecido apenas como Floriano, foi jogador de futebol do Taubaté, São Bento, São Paulo e Bragantino. O ex-jogador foi assassinado no dia 24 de setembro de 1995 em Campinas-SP, após acompanhar a vitória do Bragantino sobre o Grêmio de Felipão. 

Floriano nasceu na cidade de Colina, interior do Estado de São Paulo, no dia 22 de janeiro de 1932. O ex-atleta começou a carreira futebolística aos 19 anos de idade.

Floriano atuou no Ipiranga e Comercial, clubes amadores da cidade de Catanduva-SP. O ex-jogador se destacou e foi contratado por um clube profissional, o Hepacará, da região do Vale do Paraíba.

Floriano jogava cada vez melhor e foi disputar a 2° Divisão do Campeonato Paulista pelo Guaratinguetá. Em 1954 atuou pelo mesmo torneio, mas por outro clube, o Esporte Clube Taubaté, neste ano o ex-jogador ajudou o time a conquistar uma vaga na elite do futebol estadual.

Floriano chamou a atenção de grandes clubes e jogou no São Paulo ao lado de Mauro Ramos, Gino Orlando, Dino Sani, Canhoteiro e outros.

Em 1959 Floriano chegou ao Bragantino. No Massa Bruta o ex-jogador conquistou o título da 2° Divisão do Campeonato Paulista, em 1965. Dois anos depois o ex-atleta se aposentou, mas continuou trabalhando no clube como supervisor.

Floriano também foi técnico de futebol, dirigiu o Bragantino, Velo Clube, Catanduvense, Novorizontino entre outros times. Até árbitro o ex-atleta foi.

Floriano virou ídolo em Bragança Paulista. Mesmo morando em Campinas, o ex-jogador acompanhava os jogos do Massa Bruta.

No dia 24 de setembro de 1995, Floriano foi assistir o jogo entre Bragantino x Grêmio (de Jardel e Felipão), válido pelo Campeonato Brasileiro. Ao retornar para sua residência em Campinas, o ex-jogador foi baleado por um desconhecido, não resistiu aos ferimentos e morreu.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES