publicidade

Fernando Botelho, o Fernandinho

Ex-goleiro do Flamengo

por Marcelo Rozenberg, com a preciosa colaboração do leitor Marcelo de Paula Dieguez, do Rio de Janeiro

Fernando Ferreira Botelho, o Fernandinho, nascido em 1913, morreu aos 105 anos de idade, em 28 de julho de 2018, vítima de parada cardíaca. Ele estava internado em um hospital carioca do bairro de Copacabana.

Foi um importante personagem do Flamengo nos gramados e ainda o é fora deles, já que atuava como conselheiro vitalício do clube.

Goleiro, estava em campo na transição do amadorismo para o profissionalismo do futebol brasileiro no ano de 1933.

Também jogou na primeira partida internacional realizada pelo rubro-negro em sua história, contra o Peñarol do Uruguai. O duelo ocorreu no dia 02 de abril de 1933 e terminou com vitória do time carioca por 3 a 2 no estádio Centenário de Montevidéu. Uma contusão no joelho abreviou sua carreira. Em 1935 foi obrigado a pendurar as luvas e passou a trabalhar no ramo do café até se aposentar. Atualmente reside no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro.

O Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins, informa que fez 55 jogos pelo Mengão com 29 vitórias, 11 empates e 15 derrotas entre 1930 e 1934.

Na mesma época em que defendia o Fla, também se destacou no time da Medicina, que disputava o Campeonato Acadêmico de Esportes. Em certa ocasião, venceu o torneio de forma invicta. Na final bateu a Faculdade de Direito, do Rio, por 3 a 1. Os gols de seu time foram marcados por Moacir, Almir (que defendeu o Botafogo) e Eloy (que jogou também pelo Flamengo).

Fernandinho estreou no time principal do Flamengo em 20 de abril de 1930. O Mengão foi goleado pelo Syrio e Libanês por 6 a 1.

Também não teve sorte em sua última partida pelo Rubro-negro: derrota para o rival Vasco por 5 a 2, no dia 1º de abril de 1934.

Ainda sobre o ex-goleiro Fernando o site Terceiro Tempo recebeu no dia 02 de fevereiro de 2009 de Marcelo de Paula Dieguez (marcelodieguez23@yahoo.com.br), o seguinte e-mail:
"Olá Milton Neves!
Estas fotos são do arquivo pessoal do fernandinho, incluindo foto com o goleiro Bruno do Flamengo no maracanã em 2008, e foto com os seus títulos de Conselheiro Emérito e Benemérito do Flamengo.
Veja se você coloca aquele e-mail que te mandei completo, pois diz que meu avô era amigo dele.
Um abraço e tento te mandar mais fotos depois e te ligo para ver se você consegue gravar para mim as entrevistas dele no Flatv e no canal 70 do Rio para me mandar.
Ah e não consegui colocar as informações no personalidades, depois das férias eu tento.
Até mais amigão"


CONFIRA ESSA E OUTRAS FOTOS HISTÓRICAS DO ÍDOLO DO FLAMENGO NA GALERIA DE FOTOS



Ainda sobre Fernandinho, veja o e-mail enviado pelo quedido Marcelo de Paula Dieguez, no dia 29 de janeiro de 2009.
"De: MARCELO DE PAULA DIEGUEZ DIEGUEZ
Assunto: fernando botelho goleiro flamengo
Para: "Redacao"
Data: Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009, 10:33
Olá meu amigo Milton Neves!!
Estou mandando algumas fotos de meu amigo Fernando Ferreira Botelho, que também é amigo de meu avô Duval Erani de Paula, e estudaram Medicina juntos, quando houve um Campeonato Acadêmico de Esportes, onde o Jornal dos Sports patrocinou e meu avô era Diretor técnico da Medicina e Cirurgia em 1932.
Eles foram Campeões invictos vencendo a final por 3 x 1 a Faculdade de Direito. Gols marcados pela Medicina: Moacir, Almir (Botafogo) e Elóy (Flamengo).
Ele era o goleiro titular da equipe e depois o Jornal dos Sports patrocinou novamente um campeonato internacional onde formou-se uma Seleção Acadêmica, e eles fizeram vários amistosos preparativos com: Combinado Fla-Flu, Flamengo, Vasco, São Cristóvão, Fluminense, em Minas Gerais: América, Palestra Itália(Cruzeiro), Vila Nova, em São Paulo: São Paulo(de Friedenreich), e Corínthians.
Depois foram juntos para a Argentina e Uruguai jogar com vários times profissionais em um campeonato também patrocinado pelo Jornal dos Sports.
Conversei recentemente com ele e ele me mandou uma revista de sócios do Flamengo, a revista Fla Gávea, onde tem uma matéria com entrevista dele, e conversamos muito sobre o Flamengo e sobre o Campeonato Acadêmico,e sobre o meu avô que era amigo dele e após isso enviei a ele cópias dos jornais que meu avô tinha das conquistas da Medicina e Cirurgia, e dias depois conversei novamente com ele e foi quando ele ficou muito feliz, pois estas cópias com as fotos da conquista do Campeonato Acadêmico pela Medicina e Cirurgia ele não tinha.
Depois mandei mais material para ele, incluindo uma homenagem que fiz em apresentação de slides gravados em cd.
Vou te mandar mais fotos, mas meu computador não está me ajudando muito hoje e consegui anexar somente estas fotos.
Um abraço de seu grande amigo Marcelo de Paula Dieguez."

    ver mais notícias

    O Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins, informa que fez 55 jogos pelo Mengão com 29 vitórias, 11 empates e 15 derrotas entre 1930 e 1934.

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade -->
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      67
    • 2 Int
      62
    • 3 Fla
      60
    • 4 Grê
      58
    • 5 São
      58
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES