publicidade

Fábio Koff

Ex-jogador e dirigente gaúcho
por Tufano Silva
 
Fábio André Koff, que se tornou conhecido nacionalmente como dirigente esportivo nos anos 80, foi também jogador de futebol, no interior do Rio Grande do Sul. Ele defendeu, nos anos 50, o Clube Esportivo e Recreativo Atlântico, da cidade de Erechim-RS. Koff morreu aos 86 anos no dia 10 de maio de 2018, em Porto Alegre-RS, ao sofrer infecção generalizada após cirurgia no fígado. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento.
 
Presidiu por muitos anos a União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro, popularmente conhecida como Clube dos 13, instituição criada em 1987 para defender os interesses políticos e financeiros dos principais clubes do Brasil. Ele assumiu o cargo pela primeira vez em 1996.
 
Nascido no dia 13 de maio de 1931, Fábio Koff iniciou sua relação com o futebol nos anos 50, defendendo o Clube Esportivo e Recreativo Atlântico, de Erechim-RS. Depois de pendurar as chuteiras, tornou-se dirigente do clube do interior do Rio Grande do Sul, onde deu seus primeiros passos como cartola.
 
Se tornou presidente do Grêmio pela primeira vez em 1982. No ano seguinte, levou o Tricolor gaúcho aos títulos da Libertadores da América e do Mundial de Clubes. Voltou ao cargo em 1993, ficando até 1996 e conquistando mais uma Libertadores, uma Copa do Brasil, um Brasileirão e uma Recopa Sul-Americana.
 
Depois de 15 anos, no dia 21 de outubro de 2012, Koff retomou a presidência do Grêmio assumindo o cargo pela terceira vez, quando derrotou seu concorrente Paulo Odone, então presidente.
 
CONDOLÊNCIAS
 
O Grêmio, o Internacional, o técnico Luiz Felipe Scolari e o técnico Renato Gaúcho emitiram notas de pesar sobre a morte de Fábio Koff. Leia abaixo:
 
GRÊMIO

Com enorme pesar o Grêmio informa o falecimento do seu eterno presidente Fábio André Koff, nesta quinta-feira, aos 86 anos.

O Clube expressa toda consternação pela perda de um símbolo de sua história, responsável pela maior glória já alcançada dentro de campo, e solidariza-se com sua família, amigos e com a torcida tricolor.

INTERNACIONAL

O Sport Club Internacional lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ex-presidente do Grêmio Fábio André Koff, ocorrido na manhã desta quinta-feira (10/05). Multicampeão pelo tricolor nos anos 80 e 90 e presidente do Clube dos 13 até 2011, Koff completaria 87 anos no próximo domingo.

Em solidariedade à família, a amigos e a toda torcida gremista, a bandeira do Internacional ficará a meio mastro.

LUIZ FELIPE SCOLARI

Lamento profundamente o falecimento do Dr. Fábio Koff, que, como dirigente, amigo e pai, deixou uma marca na minha vida. Aprendi muito com sua convivência, que me fez crescer como pessoa e profissionalmente. Expresso, por isso, a mais profunda gratidão por todos momentos vividos ao seu lado. As minhas condolências à família Koff.

RENATO GAÚCHO

Tive a honra e o prazer de conhecer o Dr. Fábio Koff no início da minha história no Grêmio. Um Homem com todos os predicados que um Grande Homem tem de ter. Foi como um pai para mim e sempre disse isso a ele e a todos que me perguntavam sobre  a nossa relação. Estou muito triste com a notícia do seu falecimento e tenho absoluta certeza de que não é só o Grêmio que sentirá sua falta. O futebol brasileiro perde um grande homem. Depois de ganharmos o Mundo em 1983, voltamos a trabalhar juntos em 2013 e sempre que possível mantínhamos contato. Tenho certeza de que ele nos deixa muito satisfeito com tudo que o Grêmio tem feito dentro de campo. Obrigado por todos os ensinamentos, Dr. Fábio.

ABAIXO, DEPOIMENTO GRAVADO POR MILTON NEVES EM HOMENAGEM A FÁBIO KOFF, EM 10 DE MAIO DE 2018, DIA DA MORTE DO EX-DIRIGENTE

No player abaixo, ouça, em material editado, parte da lição de moral que Milton Neves recebeu do saudoso Fábio Koff em 1995, quando da final da Copa do Brasil entre Corinthians e Grêmio. Vale ressaltar que o áudio, garimpado pelo site FUTNÁTICO, não conta com o pedido de desculpas de Milton Neves:

 

    ver mais notícias
    ver mais Áudio

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES